Safe and Anonymous on the Internet e Darknet

O Browser TOR de código aberto (The Onion Router) permite o uso seguro e anônimo da Internet. Ele é baseado no Mozilla Firefox e vem com extensões que são automaticamente ativas depois de desempacotar.

Ao usar o TOR Browser, é claro que não há 100% de proteção. Embora o tráfego de dados seja roteado através da rede TOR e, portanto, embaçado, existe certamente a possibilidade de rastrear os dados através do monitoramento dos relés TOR.

Isso é muito mais difícil do que com os navegadores convencionais, mas tecnicamente possível. Os TOR também não protegem contra malware, como Trojans e ransomware. Qualquer pessoa que se autentique em websites é rastreável através desta rota, independentemente da rota criptografada através da rede TOR.

Componentes no navegador TOR

A versão do Firefox no TOR é Firefox ESR (Extended Support Release). Esta versão é mais lenta para receber as novas funções que a versão padrão do Firefox recebe, mas é suportada por mais tempo com atualizações de segurança. As empresas, em particular, optam por esta versão. Firefox ESR também pode ser baixado e usado sem TOR, mas neste caso não tem a proteção da rede TOR.

Com a extensão "HTTPS Everywhere", o TOR Browser garante que HTTPS é sempre usado para conexões a sites, mesmo que um usuário especifique apenas HTTP. Esta extensão também está disponível para instalações convencionais de Firefox. No entanto, estes não são protegidos pela rede TOR.

Tambem está incluída a extensão Firefox "NoScript". Esta conhecida extensão bloqueia scripts de websites que são executados no PC e no browser. Naturalmente, os usuários podem permitir scripts individuais ou sites de lista branca.

Primeiro passo com o navegador TOR

O navegador isola cada site e assim bloqueia de forma confiável os rastreadores e anúncios. Quando você sai do Navegador TOR, os cookies e o histórico de navegação são excluídos. Quando o TOR Browser é iniciado, o motor de busca anônimo DuckDuckGo abre automaticamente.

O foco do TOR é a máxima segurança do usuário e garantir que os usuários não possam ser rastreados na internet. Para este fim, todo o tráfego de dados é encaminhado e criptografado até três relés. A rede inteira é composta por milhares de relés TOR. Assim que o site real é aberto no navegador TOR, o TOR descriptografa novamente a conexão para que os sites possam ser utilizados. Assim, o tráfego dentro do TOR permanece sempre encriptado no máximo até ao final da cadeia.

Quando se conecta, o navegador do TOR nem sempre usa os mesmos nós, mas decide aleatoriamente quais os nós que devem ser usados para a conexão. O último nó que o TOR Browser usa é o nó de saída. Aqui, o tráfego para a respectiva página da Internet é desencriptado.

Este procedimento desfoca o tráfego de dados de um utilizador na Internet, de modo que na realidade já não é rastreável.

Utilizar o TOR Browser em macOS

Além de Windows e Linux, o TOR Browser também está disponível para macOS. O Browser TOR é baixado como um arquivo DMG diretamente do site do projeto TOR, não da App Store em macOS. Depois de fornecer a imagem, o navegador é instalado arrastando o ícone do navegador TOR para a pasta Aplicações. O navegador requer cerca de 200 MB de espaço de armazenamento.

O manuseio do navegador é simples. Ao iniciá-lo, ainda é necessário confirmar se o macOS tem permissão para abrir o arquivo. Quando o Navegador TOR é iniciado, uma ligação à rede TOR deve primeiro ser estabelecida com "Connect". Se o computador estiver atrás de um servidor proxy, o servidor proxy pode ser especificado com "Configure" e "I use a proxy to connect to the internet". Estas configurações também podem ser ajustadas posteriormente. Aqui também é possível especificar o servidor proxy, as portas utilizadas e os dados de login.

Em princípio, é suficiente em quase todos os casos se o navegador for simplesmente aberto. Uma configuração não é necessária na maioria dos casos. Após a ligação bem sucedida à rede TOR, o navegador abre-se e a ligação à Internet pode ser utilizada tão confortavelmente como com um navegador convencional. Para verificar se a conexão com a rede TOR está funcionando e qual endereço IP está sendo usado, o site check.torproject.com está disponível. Aqui também é fácil comparar se o endereço IP atual difere do endereço IP real do computador na Internet.

As configurações do navegador são mais rapidamente acessadas digitando "about:preferences". As configurações do TOR no navegador TOR estão disponíveis via "about:about:preferences