Um smartphone de tela dupla tem duas telas que estão fisicamente separadas uma da outra. Ou estão ambos no interior e só se tornam visíveis após a abertura, ou há uma tela na frente e atrás.
Fabricantes chineses como a Vivo com a tela dupla Nexo e Nubia com o Nubia X ou a empresa russa Yota com seu Yotaphone 2 entregam seus smartphones de tela dupla com uma tela na frente e atrás. A Microsoft planeja lançar seu já anunciado Surface Duo com sistema operacional Android no final de 2020. Neste modelo, os dois displays, cada um com uma diagonal de 5,6 polegadas, estão no interior. O usuário pode executar duas aplicações em paralelo ou usar ambas as metades do display para um aplicativo.
O fabricante LG está seguindo um terceiro caminho com o G8X. Sua solução é uma tampa como acessório que transforma um celular "normal" em um smartphone de tela dupla, ou seja, a segunda tela pode ser adquirida como uma opção adicional. LG já havia apresentado um modelo similar no Congresso Mundial de Mobile em Barcelona com o V50 ThinQ 5G, mas ele não foi à venda na Alemanha. Para a instalação, o smartphone é simplesmente pressionado cuidadosamente para dentro do novo estojo - feito. No processo, os contactos na parte de trás ligam-se ao segundo ecrã e também fornecem a energia necessária. Portanto, não é necessário cobrar separadamente pela tela adicional. Você também pode desligá-lo quando não for necessário para prolongar a vida útil da bateria. Assim que o telemóvel real tiver reconhecido o segundo ecrã, é apresentado um ícone de menu correspondente, que pode então ser utilizado para controlar ambos os ecrãs. Em princípio, portanto, pelo menos duas aplicações podem ser usadas em paralelo.
Exemplos de aplicação
Resta saber se os smartphones com um visor na frente e outro na parte de trás prevalecerão, pois não é possível usar ambos juntos e ao mesmo tempo. As variantes com duas telas no interior provavelmente trarão maiores vantagens.
Por exemplo, você poderia procurar o programa de cinema na cidade de um lado e ao mesmo tempo ter o Google Maps mostrando o melhor caminho para o cinema escolhido do outro lado. Ou a capa com a segunda tela pode servir de suporte quando você quiser assistir vídeos. Para este fim, o monitor principal pode ser colocado no modo de descanso enquanto filmes e clipes são vistos na tela inclinada.
Gamers que não querem perder os jogos enquanto em movimento também têm opções que um smartphone com apenas uma tela não pode oferecer. Se o software de jogo for optimizado para um smartphone de ecrã duplo, o jogo pode ser seguido num ecrã enquanto as várias funções podem ser controladas no outro.