O Registo do Windows é uma base de dados de definições para sistemas operativos Windows. Contém informação sobre software e hardware, preferências do utilizador, e configurações do sistema. O Registo armazena dados para diversos fins, tais como ajudar a controlar o aspecto e o comportamento do Windows e das suas aplicações, ajudar a controlar o hardware e o software, e armazenar as preferências dos utilizadores.
O acesso ao Registo do Windows é importante porque é uma parte crítica de todo o sistema operativo Windows. O acesso ao Registo pode ser utilizado para modificar as definições do sistema, controlar o comportamento das aplicações, e diagnosticar e corrigir problemas num computador Windows. Além disso, o acesso ao Registo também é importante para fins de segurança, uma vez que o software malicioso pode ser instalado através do Registo.
Para aceder ao Registo do Windows, os utilizadores devem ter as permissões apropriadas. Por exemplo, os utilizadores podem necessitar de acesso a nível de administrador para fazer alterações ao Registo. Além disso, os utilizadores devem estar familiarizados com as várias ferramentas disponíveis para aceder e editar o Registo, tais como o Editor do Registo ou o utilitário de linha de comando, RegEdit.
Modificar o Registo pode ser um esforço arriscado, uma vez que as alterações ao Registo podem causar resultados inesperados ou mesmo falhas no sistema. Antes de fazer quaisquer alterações ao Registo, os utilizadores devem sempre fazer uma cópia de segurança do seu sistema e estar preparados para restaurar os dados originais, se necessário. Além disso, os utilizadores devem também estar cientes das consequências da eliminação de entradas ou da modificação de valores no Registo.
Para abrir o Editor de Registo como administrador, os utilizadores devem primeiro abrir a janela Executar. Para o fazer, digite "run" na barra de pesquisa e seleccione "Run" a partir dos resultados da pesquisa. Na janela Executar, digite "regedit" e prima enter. Isto abrirá o Editor de Registo. Para abrir o Editor de Registo como administrador, os utilizadores devem clicar com o botão direito do rato no ícone do Editor de Registo e seleccionar "Run as Administrator" (Executar como Administrador) no menu.
Quando o Editor de Registo estiver aberto, os utilizadores podem utilizá-lo para ver, editar e apagar entradas do registo. Para ver uma entrada de registo, basta fazer duplo clique na chave ou no valor. Para editar uma entrada, clique com o botão direito do rato na chave ou valor e seleccione "Editar" a partir do menu. Para apagar uma entrada, clique com o botão direito do rato na chave ou valor e seleccione "Apagar" no menu.
O Editor do Registo tem duas vistas diferentes, a vista "Árvore" e a vista "Lista". A Vista em Árvore mostra a hierarquia das entradas do registo, enquanto a Vista de Lista mostra apenas os valores associados a uma determinada chave.
O Editor de Registo pode ser uma ferramenta poderosa para a resolução de problemas e gestão de computadores Windows. Com o Editor de Registo, os utilizadores podem visualizar e editar entradas do registo, criar cópias de segurança e apagar entradas. Além disso, o Editor de Registo também pode ser utilizado para modificar as definições do sistema, controlar o comportamento das aplicações, e diagnosticar e corrigir problemas num computador Windows.
1. Abrir o Prompt de Comando. Pode fazê-lo abrindo o menu Iniciar, depois digitando "cmd" na barra de pesquisa.
2. Digite "regedit" no Prompt de Comando. Isto abrirá o Editor de Registo.
Para abrir o editor do registo no Windows 10 sem o executar, terá de utilizar o Windows PowerShell. Para o fazer, abra o Windows PowerShell premindo a tecla Windows + R. Depois escreva "powerhell" e prima Enter. Na janela PowerShell, digite "Get-ItemProperty HKLM:SOFTWAREMicrosoftCurrentVersionRun" e carregue em Enter. Isto irá abrir o editor do registo.
Existem algumas maneiras de activar a edição do registo se tiver sido desactivada por um administrador. Uma maneira é utilizar a ferramenta "Editor de Registo" que está incluída com o Windows. Para utilizar esta ferramenta, abra a caixa de diálogo "Executar" (prima a tecla Windows + R no seu teclado), escreva "regedit" na caixa, e prima Enter.
Se não puder utilizar a ferramenta "Registry Editor", pode tentar editar o registo por si próprio. Para o fazer, terá de utilizar um editor de texto como o Bloco de Notas. Abra novamente a caixa de diálogo "Run" e escreva "notepad" na caixa. Prima Enter. Quando o Bloco de Notas abrir, vá a Ficheiro > Abrir. Na caixa de diálogo "Abrir", navegue para o seguinte local:
C:System32Driversetc
Abrir o ficheiro "hosts" neste local. Encontre a linha que diz "127.0.0.1 localhost" e adicione a seguinte linha por baixo:
REGEDIT4
Guardar o ficheiro e fechar o Bloco de Notas. Agora, tente abrir novamente a ferramenta Editor de Registo. Deverá poder aceder a ela agora.
Pode haver uma série de razões pelas quais não pode abrir o editor do registo. Uma possibilidade é que a sua conta de utilizador não tenha privilégios suficientes para aceder ao registo. Outra possibilidade é que o ficheiro do registo possa estar corrompido ou em falta. Se não conseguir abrir o editor do registo, poderá ter de contactar um administrador ou apoio técnico para obter assistência.
Para correr em modo administrador, terá de abrir o Prompt de Comando como administrador. Para o fazer, vá ao menu Iniciar e escreva "Prompt de Comando". Clique com o botão direito do rato no Prompt de Comando e clique em "Executar como administrador". Ser-lhe-á então pedido que introduza as suas credenciais de administrador. Depois de o ter feito, poderá executar comandos em modo administrador.