As aplicações de arranque são aquelas que são lançadas quando o seu dispositivo arranca. Estas aplicações podem ser aplicações de sistema pré-instaladas pelo fabricante, ou aplicações de terceiros que tenha instalado no seu dispositivo. Embora possam ser úteis, também podem ser intrusivas e ocupar recursos valiosos no seu dispositivo. Neste guia, vamos explicar como desactivar as aplicações de arranque no Android.
O Android tem uma funcionalidade de optimização da bateria que pode desactivar automaticamente as aplicações a partir do arranque. Esta funcionalidade foi concebida para poupar a vida útil da bateria e minimizar a utilização de recursos, desactivando aplicações que não são utilizadas com frequência. No entanto, esta funcionalidade pode ser excessivamente agressiva e desactivar as aplicações que pretende continuar a executar.
A forma mais simples de desactivar as aplicações de arranque é desactivá-las manualmente. Isto é feito entrando nas definições do dispositivo, seleccionando "Apps", e depois seleccionando a aplicação que pretende desactivar a partir da lista de aplicações instaladas. Pode então optar por desactivar a aplicação a partir do arranque.
Se não quiser passar pelo incómodo de desactivar manualmente aplicações, pode utilizar uma aplicação de terceiros para o fazer por si. Existem muitas aplicações deste tipo disponíveis na Loja Google Play, tais como o Cleaner For Android e o App Booster. Estas aplicações permitem-lhe desactivar rápida e facilmente as aplicações a partir do arranque.
A visão geral recente de aplicações do Android fornece uma forma conveniente de desactivar rapidamente as aplicações de correr na inicialização. Tudo o que tem de fazer é abrir a vista geral das aplicações recentes, premir durante muito tempo na aplicação que pretende desactivar, e depois seleccionar a opção "desactivar". Isto impedirá a aplicação de correr no arranque.
Também pode desactivar aplicações a partir do arranque, premindo durante muito tempo os seus ícones no ecrã inicial. Isto fará surgir um menu com uma opção "desactivar", que pode seleccionar para impedir a aplicação de correr no arranque.
O Android tem uma permissão chamada "autostart" que permite que as aplicações sejam executadas ao arrancar. Ao desactivar esta permissão para uma aplicação, pode impedir a sua execução no arranque. Isto é feito entrando nas definições do dispositivo, seleccionando "Apps", seleccionando a aplicação, e depois seleccionando "Permissões". Pode então desactivar a permissão de autostart.
Se tiver desactivado uma aplicação e quiser reactivá-la, pode fazê-lo entrando nas definições do dispositivo e seleccionando "Apps". Pode então seleccionar a aplicação e optar por voltar a activá-la. Isto permitirá que a aplicação seja novamente executada no arranque.
Em conclusão, desactivar as aplicações de arranque no Android pode ser feito manualmente ou com a ajuda de aplicações de terceiros. Também se pode utilizar a funcionalidade de optimização da bateria do Android para desactivar automaticamente as aplicações, embora isto possa ser excessivamente agressivo. Compreender como utilizar a permissão de arranque automático também pode ser útil para impedir que as aplicações funcionem no arranque.
Para impedir a Samsung de iniciar automaticamente as aplicações, terá de ir ao menu Definições e seleccionar a opção "Aplicações". A partir daí, toque no "Gestor de Aplicações" e encontre a aplicação que pretende impedir de arrancar automaticamente. Toque na aplicação, depois toque no botão "Desligar".
Existem alguns lugares diferentes onde pode encontrar a gestão de arranque automático no Android. Um está no menu Definições, sob as opções "Bateria" ou "Alimentação". Pode também encontrá-la em algumas aplicações de poupança de bateria de terceiros. Finalmente, alguns fabricantes incluem as suas próprias funcionalidades de gestão de arranque automático nas suas peles em cima do Android.
Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, pois depende das suas necessidades e preferências específicas. No entanto, algumas pessoas recomendam desactivar as aplicações de arranque a fim de melhorar o desempenho do sistema e conservar recursos. Se não tiver a certeza de quais as aplicações seguras a desactivar, pode consultar uma lista de aplicações de arranque e as suas descrições.
Existem algumas razões pelas quais poderá querer desactivar programas de arranque. Primeiro, se tiver muitos programas a arrancar automaticamente, pode desacelerar o seu computador. Segundo, alguns programas podem arrancar automaticamente, mas depois correr em segundo plano sem que você saiba, o que também pode tornar o seu computador mais lento. Finalmente, alguns programas podem arrancar automaticamente, mas depois interferir com outros programas ou causar outros problemas. Se tiver problemas com um determinado programa, desactivá-lo ao arrancar pode ajudar.
Há algumas razões pelas quais as aplicações podem começar por elas próprias no Android. Uma possibilidade é que a aplicação seja definida para arrancar automaticamente em segundo plano para executar alguma tarefa, tal como a verificação de actualizações. Outra possibilidade é que a aplicação seja concebida para arrancar em resposta a certos eventos ou gatilhos, tais como uma mudança de localização ou a chegada de uma nova mensagem. Finalmente, é também possível que uma aplicação esteja a arrancar por si própria devido a um bug ou outro problema. Se estiver a ver aplicações a arrancar por si próprias no seu dispositivo Android e não tiver a certeza do motivo, pode tentar verificar as definições da aplicação para ver se existe uma opção para desactivar o arranque automático. Também pode contactar o desenvolvedor da aplicação para perguntar sobre o problema.