Os danos causados pela água podem ter consequências graves para um telemóvel, incluindo danos na sua bateria. É importante saber o que procurar para que se possa agir rapidamente e prevenir novos danos. Sinais comuns de danos causados pela água numa bateria de telemóvel incluem descoloração, abaulamento, ou corrosão na caixa da bateria. Além disso, a bateria pode ficar muito quente quando está a carregar ou em uso. Se vir algum destes sinais, é altura de avaliar os danos e tomar medidas.
Se tiver notado sinais de danos por água na bateria do seu telemóvel, é importante avaliar os danos. Comece por desligar a bateria do telemóvel e colocá-la de lado. Depois, inspeccionar a bateria para detectar sinais de corrosão, protuberância ou descoloração. Se algum destes sinais estiver presente, é provável que a bateria tenha sido danificada pela água. Se não tiver a certeza, pode testar a bateria para determinar a extensão dos danos.
Se tiver determinado que a bateria do seu telemóvel foi danificada pela água, é importante tomar medidas para limpar a sujidade. Comece por desligar a bateria e quaisquer outros componentes que possam ter sido afectados. Depois, utilize um pano absorvente para limpar qualquer excesso de água. Se a bateria estiver visivelmente corroída, deve também remover qualquer corrosão com um cotonete Q ou outra ferramenta não metálica.
Depois de limpar qualquer excesso de água, é importante desligar a bateria danificada com água do telefone. A desconexão da bateria ajudará a evitar mais danos no hardware do telefone. Para desligar a bateria, deverá utilizar uma chave de fendas de cabeça plana para libertar cuidadosamente os parafusos que mantêm a bateria no lugar. Assim que os parafusos forem removidos, a bateria pode ser suavemente retirada do telefone.
Uma vez que a bateria danificada pela água tenha sido desligada do telefone, é altura de a testar. Isto pode ser feito ligando a bateria a uma fonte de energia e verificando se ainda está funcional. Se a bateria não estiver a funcionar, é provável que tenha sido danificada pela água e deve ser substituída.
Se a bateria ainda estiver funcional, é importante secá-la antes de a reinstalar. Comece por colocar a bateria numa área seca e bem ventilada durante várias horas. Depois, usar um pano macio para secar qualquer excesso de humidade do invólucro. Quando a bateria estiver seca, pode ser reinstalada no telefone.
Se a bateria já não estiver funcional, terá de ser substituída. Comece por adquirir uma bateria nova e compatível. Em seguida, desligar cuidadosamente a bateria antiga e substituí-la pela nova. Quando a nova bateria estiver no lugar, voltar a ligá-la ao telefone e testá-la para ter a certeza de que está a funcionar correctamente.
Para evitar futuros danos causados pela água à bateria do seu telemóvel, é importante tomar medidas para a proteger. Comece por evitar expor a bateria à humidade, por exemplo, mantendo-a afastada de lavatórios, banheiras e outras fontes de água. Além disso, deve guardar o seu telemóvel num local seco quando não estiver a ser utilizado para ajudar a proteger a bateria de danos causados pela água.
Se o seu telefone tiver uma fuga de bateria, irá notar um ou mais dos seguintes sintomas:
-O telefone não ligará
-O telefone não terá carga
-O telefone desligar-se-á aleatoriamente
-O telefone sobreaquecerá
-O telefone emitirá um cheiro estranho
- Haverá danos visíveis na bateria
Se a bateria do seu telefone estiver cheia de água, terá de a tirar do telefone e secá-la o mais possível. Quando estiver seco, pode tentar carregá-lo e ver se funciona. Se não funcionar, poderá ter de substituir a bateria.
Há alguns sinais indicadores de que a bateria do seu telefone está fritada. Se o seu telefone não aguentar uma carga, não ligar, ou estiver a exibir uma mensagem de aviso sobre a sua bateria, é provável que a sua bateria esteja fritada. Também pode verificar o estado da sua bateria, olhando fisicamente para ela. Se estiver inchada ou com danos visíveis, é muito provável que esteja fritada.
Se o seu telefone tiver sido danificado pela água, é importante agir rapidamente e tomar as medidas adequadas para garantir que está seco e que não sofre mais danos. Há algumas coisas que pode fazer para tentar salvar o seu telefone danificado pela água.
Primeiro, remover a bateria e o cartão SIM do telefone, se possível. Isto ajudará a prevenir quaisquer outros danos no telefone. Em seguida, tente secar o telefone o mais possível utilizando uma toalha ou um secador de cabelo no ambiente fresco. Assim que o telefone estiver seco, coloque-o num saco de arroz não cozido ou pacotes de gel de sílica. Estes ajudarão a absorver qualquer humidade remanescente do telefone.
Uma vez tomadas estas medidas, pode então tentar ligar o telefone e ver se funciona. Se o telefone não se ligar, é provável que os danos causados pela água tenham causado danos irreparáveis ao telefone e este não poderá ser utilizado novamente.