O dissipador de calor de uma placa gráfica é um dos componentes mais importantes da placa. É responsável pelo arrefecimento da GPU e outros componentes, e deve ser mantido sempre limpo e livre de pó. A fim de assegurar que a sua placa gráfica funciona com o seu desempenho óptimo, é importante compreender como funciona o dissipador de calor e como limpá-lo correctamente.
Antes de começar a limpar o dissipador de calor da sua placa gráfica, é importante certificar-se de que tem todos os materiais necessários prontos. Vai precisar de uma lata de ar comprimido, uma pequena escova, e algum álcool isopropílico. Precisará também de um pano limpo ou toalha de papel para limpar os detritos. Assim que tiver todos os seus materiais prontos, estará pronto para começar.
O primeiro passo na limpeza do dissipador de calor é removê-lo da placa gráfica. Isto é normalmente feito desapertando os parafusos que o mantêm no lugar, embora algumas cartas possam ter um sistema de trinco. Uma vez removido o dissipador de calor, pode-se levantá-lo suavemente da placa e colocá-lo de lado.
Agora que o dissipador de calor é removido, utilizar a lata de ar comprimido para soprar qualquer sujidade ou pó solto. Certifique-se de dirigir o ar num movimento descendente e de não o apontar directamente para a GPU ou outros componentes.
Uma vez removido o pó e a sujidade, pode utilizar a pequena escova para esfregar suavemente quaisquer restos de resíduos das barbatanas do dissipador de calor. Utilizar pequenos movimentos circulares e ter cuidado para não riscar as barbatanas.
Depois de ter terminado de escovar os resíduos, é importante limpar qualquer resíduo remanescente. Mergulhar um pano limpo ou toalha de papel em álcool isopropílico e limpar suavemente os resíduos. Certifique-se de ser delicado e de não riscar as barbatanas.
Uma vez terminada a limpeza do dissipador de calor, é altura de o colocar de novo na placa gráfica. Certifique-se de alinhar os parafusos e o sistema de trinco antes de apertar.
Agora que o dissipador de calor está novamente ligado, pode testar a placa gráfica para ter a certeza de que está a funcionar correctamente. Reinicie o computador e execute alguns jogos ou programas intensivos para garantir que a placa está a funcionar no seu desempenho máximo.
É importante manter o dissipador de calor da sua placa gráfica sempre limpo. Certifique-se de verificar periodicamente se há pó e detritos e limpe-o quando necessário. Manter o dissipador de calor limpo ajudará a assegurar que a sua placa gráfica está a funcionar com o seu desempenho óptimo.
Não, não pode limpar o dissipador de calor da GPU com água. A água pode danificar os componentes delicados no interior do dissipador de calor e causar problemas com o desempenho de arrefecimento da GPU. Em vez disso, utilize um pano seco e macio para remover cuidadosamente qualquer pó ou detritos do dissipador de calor.
Existem algumas maneiras de remover a corrosão de um dissipador de calor da GPU. A forma mais comum é utilizar uma escova e algum tipo de produto de limpeza. Também pode usar uma lata de ar comprimido para soprar a corrosão.
Existem algumas maneiras diferentes de limpar as almofadas térmicas da sua GPU, mas o mais importante é ter cuidado e não danificar as almofadas. Uma maneira de limpar as almofadas é usar uma lata de ar comprimido para soprar qualquer pó ou detritos que possam estar nas almofadas. Outra forma é usar um pano macio ou escova para remover suavemente qualquer acumulação nas almofadas.
Se as almofadas estiverem particularmente sujas, poderá ser necessário utilizar uma solução de limpeza suave para remover o acúmulo. Certifique-se de utilizar uma solução que seja segura para utilização em electrónica e siga as instruções do fabricante. Uma vez as almofadas limpas, certifique-se de que as seca bem antes de voltar a montar a sua GPU.
Limpe o dissipador de calor removendo qualquer sujidade ou detritos da superfície. Pode fazer isto com um pano macio ou uma escova. Se o dissipador de calor estiver muito sujo, poderá ter de utilizar uma solução de água e sabão suave. Lavar bem o dissipador de calor e secá-lo com um pano macio.
Para remover qualquer sujidade residual ou detritos, pode utilizar uma lata de ar comprimido. Segurar a lata na vertical e pulverizar o ar em rajadas curtas. Mova a lata à volta do dissipador de calor de modo a limpar uniformemente a superfície.
Existem algumas formas de limpar o dissipador de calor do seu CPU sem o remover. Uma maneira é utilizar ar comprimido para soprar qualquer pó e detritos para fora das barbatanas. Outra forma é utilizar um aspirador com o acessório de escova para remover suavemente qualquer acumulação.