Adicionar um segundo disco rígido ao seu sistema Windows 8 pode proporcionar uma capacidade de armazenamento extra muito necessária e ajudá-lo a manter os seus ficheiros organizados. Este guia fornecerá instruções passo-a-passo sobre como instalar um segundo disco rígido no Windows 8, incluindo quais as ferramentas de que necessitará e como formatar correctamente a nova unidade.
Antes de poder começar a instalar um segundo disco rígido, terá de reunir as ferramentas necessárias. Precisará de uma chave de fendas Phillips, um cabo de dados SATA, e um cabo de alimentação SATA. Além disso, necessitará de um suporte de montagem ou calhas, dependendo do tipo de disco rígido que estiver a instalar.
Uma vez reunidas as ferramentas necessárias, o passo seguinte é remover a caixa do computador. Comece por desligar o computador da parede e de quaisquer outros dispositivos ligados. Em seguida, retire os parafusos da lateral da caixa. Uma vez removidos os parafusos, deverá ser possível deslizar para fora da lateral da caixa.
O passo seguinte é localizar a segunda ranhura do disco rígido. Esta será localizada dentro do computador e será marcada como "HDD" ou "Disco Rígido". Uma vez localizada a ranhura, poderá começar a ligar os cabos necessários.
O passo seguinte é ligar os cabos do disco rígido. Ligar o cabo de dados SATA ao disco rígido e o cabo de alimentação SATA à fonte de alimentação. Os cabos devem ser etiquetados para que se possa identificar facilmente as ligações correctas.
Uma vez ligados os cabos necessários, o passo seguinte é fixar o disco rígido. Dependendo do tipo de disco rígido que estiver a instalar, poderá ser necessário utilizar um suporte de montagem ou calhas para fixar a unidade no local. Uma vez que a unidade esteja firmemente no lugar, pode fechar a caixa do computador.
O passo seguinte é formatar o disco rígido. Para o fazer, abra o utilitário de Gestão de Disco. Pode encontrar isto em Acessórios > Ferramentas do Sistema. Quando o utilitário estiver aberto, clique com o botão direito do rato sobre a nova unidade e seleccione "Formatar". Siga as instruções no ecrã para completar o processo de formatação.
O passo final é testar o novo disco rígido. Para o fazer, abra o utilitário de Gestão Informática. Pode encontrar isto em Acessórios > Ferramentas do Sistema. Uma vez aberto o utilitário, seleccionar a nova unidade e executar uma verificação do disco. Isto irá verificar se a unidade está a funcionar correctamente.
Parabéns! Instalou com sucesso uma segunda unidade de disco rígido no seu sistema Windows 8. Com o novo disco rígido, tem agora a capacidade de armazenamento e organização extra de que necessita.
Se o seu computador não reconhecer automaticamente um segundo disco rígido, há algumas coisas que pode tentar. Primeiro, certifique-se de que a unidade está devidamente ligada ao computador. Se ainda não estiver a ser reconhecido, poderá ter de ir à BIOS do seu computador e alterar a ordem de arranque para que o disco rígido seja reconhecido primeiro. Em alternativa, poderá ter de formatar a unidade antes que o seu computador a reconheça.
A adição de um segundo disco rígido de armazenamento é um processo relativamente simples, mas há algumas coisas a ter em mente. Em primeiro lugar, terá de decidir onde colocar o novo disco rígido. A maioria dos computadores tem um compartimento de disco rígido interno que pode acomodar uma unidade extra, mas também pode adicionar um disco rígido externo, se preferir.
Depois de decidir onde colocar o novo disco rígido, terá de o instalar fisicamente. Se estiver a adicionar um disco rígido interno, isto implicará abrir a caixa do seu computador e ligar o disco rígido aos cabos apropriados. Se estiver a adicionar um disco rígido externo, apenas terá de o ligar ao seu computador utilizando um cabo USB.
Depois de o disco rígido estar fisicamente instalado, terá de formatá-lo para que o seu computador o possa utilizar. Este é um processo simples que pode ser feito através do sistema operativo do seu computador. Uma vez formatado o disco rígido, pode começar a utilizá-lo para armazenar ficheiros, programas, e outros dados.
A adição de outro disco rígido não resolverá o problema de um disco rígido completo. O disco rígido está cheio porque há demasiados dados e não há espaço suficiente. A adição de outro disco rígido irá apenas criar outro disco rígido que irá eventualmente encher. A única forma de resolver o problema é apagar alguns dados ou movê-los para outro local.
Podem existir algumas razões pelas quais o seu PC não está a detectar o seu disco rígido. Primeiro, certifique-se de que o disco rígido está devidamente ligado ao computador. Se estiver ligado à corrente, tente reiniciar o computador para ver se isso resolve o problema. Se o disco rígido ainda não estiver a ser detectado, poderá ser porque o disco rígido não está formatado correctamente. Nesse caso, seria necessário formatar o disco rígido antes de este poder ser utilizado.
Poderia haver algumas razões pelas quais o seu computador não está a detectar a sua unidade. Uma razão poderia ser que a unidade não está devidamente ligada ao computador. Outra razão poderia ser que os drivers para a unidade não estão devidamente instalados. Finalmente, a unidade pode estar defeituosa.