O Guia abrangente para evitar que programas indesejados sejam executados em segundo plano
Os processos em segundo plano são programas que são executados em segundo plano num computador sem o conhecimento do utilizador. Estes programas podem ser usados para melhorar o desempenho de um computador, mas também podem ser usados para recolher dados ou causar outros problemas indesejados. É importante compreender que programas estão a correr em segundo plano para que se possa tomar medidas para os impedir de correr ou removê-los, se necessário.
Uma forma de evitar que programas indesejados corram em segundo plano é impedi-los de arrancar automaticamente quando o computador arranca. Isto pode ser feito desactivando o programa a partir da pasta Startup no Gestor de Tarefas do Windows ou modificando o registo do sistema.
Se tiver identificado um programa que esteja a correr em segundo plano, este pode ser desactivado ou apagado. Para desactivar um programa, pode utilizar o Gestor de Tarefas do Windows ou um programa de terceiros. Para apagar um programa, terá de utilizar o desinstalador do Windows ou um desinstalador de terceiros.
O Gestor de Tarefas do Windows pode ser utilizado para monitorizar os programas que estão em execução em segundo plano e também para os parar. Ao utilizar a secção de detalhes do Gestor de Tarefas, pode ver que processos estão a correr e depois parar os que não quiser.
O registo do Windows pode ser usado para impedir a execução de programas em segundo plano. Ao modificar as definições do registo, pode impedir que os programas sejam iniciados quando o computador inicia ou mesmo impedir a sua execução.
Há uma série de programas de terceiros disponíveis que podem ser utilizados para monitorizar e impedir a execução de programas em segundo plano. Estes programas podem ser utilizados para facilmente identificar e impedir a execução de programas indesejados.
A política de grupo pode ser utilizada para controlar os programas que podem ser executados em segundo plano num computador. Usando a política de grupo, pode impedir que os programas funcionem em segundo plano ou limitar a sua utilização.
É importante compreender as implicações de segurança dos programas em execução em segundo plano. Alguns programas podem ser utilizados para recolher dados ou mesmo causar danos a um computador. É importante estar consciente dos riscos de segurança e tomar medidas para os prevenir.