Um gestor de investimentos é um profissional que toma decisões em nome de um cliente para investir os seus activos. Isto inclui a compra e venda de acções, obrigações, e outros produtos de investimento. Os depositários, por outro lado, são instituições financeiras que prestam serviços para a guarda e gestão de activos. São responsáveis pela custódia e pela elaboração de relatórios precisos destes activos.
Os gestores de investimentos são responsáveis pelas decisões tomadas relativamente aos investimentos e devem aderir às orientações dos seus clientes. São também responsáveis pela selecção de investimentos e gestão de carteiras para os seus clientes. Os depositários, contudo, não são responsáveis pela tomada de decisões de investimento. Em vez disso, são responsáveis pela custódia e pela elaboração de relatórios precisos dos activos que detêm.
Os gestores de investimento prestam serviços como a gestão de carteiras, planeamento financeiro, e alocação de activos. Os depositários prestam serviços tais como a custódia, relatórios e negociação.
Os gestores de investimento investem normalmente em acções, obrigações, fundos mútuos, ETFs, e outros produtos de investimento. Os depositários, por outro lado, podem prestar serviços para outros tipos de investimentos, tais como bens imóveis, mercadorias e moedas criptográficas.
Os gestores de investimentos cobram normalmente uma percentagem dos activos que gerem sob a forma de uma comissão de gestão. Os depositários normalmente cobram uma taxa pelos serviços que prestam, tais como negociação ou relatórios.
Os gestores de investimento são tipicamente fortemente regulamentados pela Securities and Exchange Commission. Os depositários são tipicamente regulados pela Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (FINRA).
Os gestores de investimento utilizam tipicamente estratégias de investimento activas, tais como selecção de investimentos e gestão de carteiras. Os depositários, por outro lado, tipicamente não se envolvem em estratégias de investimento activas.
Os gestores de investimento têm tipicamente uma maior tolerância ao risco do que os depositários porque são capazes de seleccionar investimentos e gerir carteiras. Os depositários têm tipicamente uma menor tolerância ao risco, porque são apenas responsáveis pela guarda e comunicação dos activos.
Os gestores de investimentos têm tipicamente um nível de especialização profissional mais elevado do que os depositários, porque são responsáveis pela tomada de decisões sobre investimentos. Os depositários, por outro lado, têm tipicamente um nível mais baixo de perícia profissional porque não são responsáveis pela tomada de decisões sobre investimentos.
Conclusão
Gestores de investimentos e depositários são duas funções profissionais distintas que estão envolvidas na gestão global dos investimentos. Embora partilhem algumas responsabilidades comuns, existem também algumas diferenças entre os dois. Os gestores de investimentos têm uma maior tolerância ao risco e conhecimentos profissionais do que os depositários e são responsáveis pela tomada de decisões sobre os investimentos. Os depositários são responsáveis pela custódia e pela comunicação exacta dos activos e normalmente têm uma menor tolerância ao risco e perícia profissional. A compreensão destas diferenças é essencial para qualquer investidor que procure tomar decisões informadas sobre os seus investimentos.