O Excel é uma ferramenta poderosa para a visualização de dados. Permite-lhe criar gráficos e gráficos que podem ajudá-lo a compreender melhor conjuntos de dados complexos. O primeiro passo na criação de um gráfico com dois conjuntos de dados é compreender as noções básicas de como criar um gráfico em Excel. Para criar um gráfico, terá de seleccionar os dados que deseja fazer, seleccionar o tipo de gráfico, e depois personalizá-lo em termos de etiquetas, títulos, e cores.
Uma vez que tenha um conhecimento básico de como criar um gráfico em Excel, o passo seguinte é preparar os dados que deseja fazer o gráfico. Isto implica organizar os dados de uma forma que facilite a sua introdução no gráfico. Por exemplo, terá de se certificar de que os dados estão em colunas e que as etiquetas estão no formato correcto.
Uma vez organizados os dados e introduzidos no gráfico, pode então adicionar dois conjuntos de dados ao mesmo gráfico. Isto é feito seleccionando os dois conjuntos de dados e depois seleccionando a opção de os adicionar ao mesmo gráfico. Isto permitir-lhe-á comparar e contrastar os dois conjuntos de dados no mesmo gráfico.
Ao criar um gráfico com dois conjuntos de dados, é importante escolher o tipo certo de gráfico. O tipo de gráfico mais comum utilizado para este fim é um gráfico de barras ou um gráfico de linhas. Contudo, existem outros tipos de gráficos que podem ser utilizados, tais como gráficos de torta e gráficos de dispersão.
Uma vez escolhido o tipo de gráfico correcto e acrescentados os dois conjuntos de dados ao mesmo gráfico, pode-se então personalizar o gráfico com etiquetas, títulos e cores. Isto ajudará a tornar o gráfico mais apelativo visualmente e mais fácil de ler e compreender.
Uma vez personalizado o gráfico com etiquetas, títulos e cores, pode então editar os elementos do gráfico, tais como os pontos de dados, cores de linha e tipos de letra. Isto ajudará a tornar o gráfico mais apelativo visualmente e mais fácil de ler e compreender.
Se precisar de adicionar dados adicionais a um gráfico existente, isto pode ser feito seleccionando os dados e depois adicionando-os ao gráfico existente. Esta é uma excelente maneira de comparar vários conjuntos de dados no mesmo gráfico.
Ao criar gráficos em Excel, há algumas dicas que podem ajudá-lo a criar gráficos com aspecto profissional. Estas incluem usar as mesmas fontes e cores ao longo do gráfico, usar a mesma escala para todos os pontos de dados, e evitar a confusão usando menos cores e etiquetas. Ao seguir estas dicas, pode criar gráficos que são visualmente apelativos e mais fáceis de ler e compreender.
Há alguns passos envolvidos na criação de um gráfico de linhas com dois conjuntos de dados. Primeiro, é preciso ter os dados que se pretende fazer um gráfico. Assim que tiver os dados, precisa de decidir que conjunto de dados estará no eixo x e que conjunto de dados estará no eixo y. Uma vez decidido qual o conjunto de dados que irá para cada eixo, pode começar a criar o gráfico.
Para criar o gráfico, terá de traçar os pontos de dados para cada conjunto de dados. Para cada ponto de dados, terá de traçar a coordenada x e a coordenada y. Depois de ter traçado todos os pontos de dados, terá de ligar os pontos para criar o gráfico de linhas.
Para traçar duas variáveis num gráfico de Excel, siga estes passos:
1. seleccione os dados que deseja traçar o gráfico.
2. Clique no separador Inserir, e depois clique no ícone Gráfico.
3. Seleccione o tipo de gráfico que pretende criar.
4. Clique no tipo de gráfico específico que pretende criar.
5. Clique na série de dados que deseja desenhar no gráfico.
6. Clique no botão Adicionar.
7. Clicar no botão OK.
Se tiver 2 conjuntos de dados que deseja comparar, o melhor gráfico a utilizar é um gráfico de barras.
Existem algumas maneiras diferentes de combinar dois conjuntos de dados, dependendo do que está a tentar alcançar.
# Uma forma é simplesmente concatenar os conjuntos de dados, o que significa juntá-los de ponta a ponta. Isto é frequentemente utilizado quando se pretende criar um único e longo conjunto de dados para análise.
Outra forma é fundir os conjuntos de dados, o que significa juntá-los lado a lado. Isto é frequentemente utilizado quando se pretende comparar os conjuntos de dados lado a lado, ou quando se pretende adicionar informação adicional a um dos conjuntos de dados.
Uma terceira forma é cruzar os conjuntos de dados, o que significa criar uma tabela de pesquisa que liga os dados de um conjunto aos dados do outro conjunto. Isto é frequentemente utilizado quando se pretende poder pesquisar informação num conjunto de dados com base na informação do outro conjunto de dados.
Há algumas maneiras de combinar múltiplos conjuntos de dados num só. Uma forma é utilizar a função CONCAT. Esta função concatena dois ou mais conjuntos de dados. Outra forma de combinar conjuntos de dados é utilizar a função UNION. Esta função combina os resultados de duas ou mais consultas num único conjunto de resultados.