Pode ser difícil saber quando o Safari é congelado, uma vez que o navegador pode parecer estar a funcionar normalmente. Poderá notar que a página não está a carregar, ou que o cursor do rato não está a responder aos cliques. Se o Safari aparecer bloqueado e não responder aos seus comandos, é provável que esteja congelado.
Há uma variedade de coisas que podem causar o congelamento do Safari. Pode ser devido à falta de memória disponível, software desactualizado, ou um bug no navegador. É também possível que um site malicioso possa causar o congelamento do navegador.
Se o Safari for congelado, a forma mais rápida de o fechar é forçar a abandonar o navegador. Num Mac, prima Command + Option + Esc para abrir a janela Force Quit Applications. Seleccione Safari da lista e depois clique em Force Quit. Num PC Windows, premir Ctrl + Alt + Delete e seleccionar Task Manager. Seleccione Safari a partir da lista e depois clique em End Task.
Se a saída forçada do Safari não funcionar, pode tentar reiniciar o seu computador. Isto irá fechar todas as aplicações abertas, incluindo o Safari. Quando o seu computador reiniciar, pode voltar a abrir o Safari.
Para evitar ter de lidar com navegadores Safari congelados, é importante manter o seu navegador actualizado. As novas versões do Safari incluem frequentemente correcções de bugs e melhorias de desempenho que podem ajudar a evitar o congelamento. Além disso, deve evitar visitar sites suspeitos, pois podem conter código malicioso que pode causar o congelamento do Safari.
Se uma aplicação relacionada com o Safari for congelada, tal como uma extensão ou plugin, pode tentar desactivá-la. Para o fazer, abra o Safari e clique no menu Safari. Seleccione Preferências e depois seleccione o separador Extensões. Aqui pode desactivar quaisquer extensões ou plugins que possam estar a causar o problema.
Se precisar de reabrir o Safari após ter sido fechado, basta abrir a pasta Aplicações no seu computador e seleccionar Safari. Se estiver a utilizar um Mac, também pode iniciar o Safari clicando no ícone Spotlight (a lupa) no canto superior direito do ecrã, digitando "Safari", e depois seleccionando a aplicação a partir dos resultados.
Se ainda tiver problemas com o congelamento do Safari, pode tentar resolver os problemas do navegador. Há uma variedade de coisas que podem estar a causar o problema, tais como software desactualizado, plugins incompatíveis, ou pouca memória. Para solucionar problemas no Safari, pode tentar desactivar quaisquer plugins ou extensões, limpar o seu cache e cookies, e actualizar o seu sistema operativo e browser.
Se o Safari não responder, pode forçá-lo a desistir. Para o fazer, prima e mantenha premida a tecla Shift, depois clique no menu Safari e escolha Quit Safari. Em alternativa, pode premir e manter premida a tecla Command, depois premir Q.
Para desligar manualmente o Safari, abra primeiro a aplicação Safari. Depois, clique no menu Safari, no canto superior esquerdo do ecrã. Em seguida, clique na opção "Quit Safari" no menu pendente. Finalmente, confirme que deseja abandonar a aplicação clicando no botão "Quit" na janela pop-up.
Pode haver uma série de razões para o seu navegador Safari estar preso. Pode ser devido a um problema com o site que está a tentar carregar, um problema com a sua ligação à Internet, ou um problema com o seu próprio navegador Safari. Se for capaz de carregar outros sites sem problemas, então é provável que o problema se deva ao site que está a tentar carregar. Se também estiver a ter problemas com outros navegadores, então é provável que o problema se relacione com a sua ligação à Internet. E se o Safari é o único navegador que está a ter problemas, então é provável que o problema seja com o próprio Safari.
Não existe uma resposta única para esta pergunta, pois a melhor forma de forçar o Safari a reiniciar pode variar dependendo da situação. No entanto, alguns métodos possíveis para reiniciar o Safari incluem abandonar e relançar a aplicação, redefinir as preferências do Safari, ou apagar e reinstalar a aplicação.
Pode haver uma série de razões pelas quais o Safari não responde. Pode ser um problema com o próprio sítio web, ou pode haver um problema com o navegador. Por vezes reiniciar o navegador pode ajudar, mas se o problema persistir, poderá ser necessário limpar a cache e os cookies ou tentar usar um navegador diferente.