As políticas e procedimentos de gestão de recursos humanos (GRH) são um conjunto de estratégias e sistemas que orientam as decisões, acções e práticas relacionadas com a gestão da força de trabalho de uma organização. São concebidos para assegurar que os trabalhadores são tratados de forma justa e que a empresa cumpre as suas obrigações legais. Ao estabelecer um quadro e normas para gerir a sua força de trabalho, as organizações podem assegurar que são capazes de recrutar, reter e desenvolver o talento da mais alta qualidade.
As organizações precisam de desenvolver uma estratégia abrangente de GRH para assegurar que as suas políticas e procedimentos estão alinhados com os objectivos da organização. A estratégia deve considerar objectivos a curto e longo prazo, e deve delinear como as políticas e procedimentos de GRH contribuirão para os alcançar. Deve também considerar como a organização irá atrair e reter talentos de alta qualidade, bem como como irá gerir e desenvolver a sua força de trabalho actual.
As organizações precisam de assegurar que têm práticas claras e consistentes de recrutamento e contratação. Isto inclui ter uma descrição clara das funções e um plano de como a organização irá recrutar e avaliar os candidatos. As organizações precisam de assegurar o cumprimento de todas as leis laborais relevantes, tais como a Lei das Normas Laborais Justas e o Título VII da Lei dos Direitos Civis.
As organizações precisam de ter um programa abrangente de formação e desenvolvimento para assegurar que os empregados sejam capazes de desenvolver as suas competências e conhecimentos. Isto inclui o acesso a cursos de formação e oportunidades de desenvolvimento, bem como o fornecimento de feedback e orientação para ajudar os empregados a atingir o seu pleno potencial.
As organizações precisam de ter um sistema em vigor para avaliar o desempenho dos empregados e fornecer feedback. Isto deve incluir um processo para estabelecer objectivos de desempenho e medir o desempenho dos empregados em relação aos mesmos. Deve também incluir um sistema para fornecer feedback e orientação para ajudar os empregados a melhorar o seu desempenho.
As organizações precisam de assegurar que estão a fornecer benefícios competitivos e pacotes de remuneração aos seus empregados. Isto inclui o fornecimento de benefícios tais como cuidados de saúde, planos de reforma, e tempo de férias, bem como salários competitivos. As organizações também precisam de assegurar o cumprimento de todas as leis relevantes, tais como a Fair Labor Standards Act e a Employee Retirement Income Security Act.
As organizações precisam de assegurar que estão a promover boas relações entre os trabalhadores e a direcção. Isto inclui ter canais de comunicação abertos e proporcionar aos empregados um ambiente seguro e respeitoso. As organizações devem também assegurar que estão a cumprir todas as leis laborais relevantes, tais como a Lei Nacional de Relações Laborais.
As organizações devem assegurar-se de que estão em conformidade com todas as leis locais, estaduais e federais relevantes. Isto inclui assegurar que estão em conformidade com a Lei de Normas Laborais Justas, Título VII da Lei de Direitos Civis, e outras leis laborais e de emprego. As organizações devem também assegurar-se de que estão em conformidade com qualquer regulamentação específica da indústria.
Em geral, as políticas e procedimentos de gestão de recursos humanos são essenciais para qualquer organização. Fornecem um quadro para a gestão da força de trabalho e asseguram que a organização é capaz de recrutar, reter e desenvolver o talento da mais alta qualidade. Asseguram também que a organização está em conformidade com todas as leis e regulamentos relevantes. Ao estabelecer políticas e procedimentos eficazes de GRH, as organizações podem assegurar que são capazes de atingir os seus objectivos e criar um ambiente de trabalho positivo.
As principais políticas de recursos humanos são aquelas que regem a forma como a organização irá atrair, seleccionar, formar e reter os funcionários. Estas políticas são tipicamente definidas a nível organizacional e são concebidas para assegurar que a organização tem a força de trabalho necessária para atingir os seus objectivos estratégicos.
Os 4 C's das políticas de RH são conformidade, comunicação, consistência, e consequência. Conformidade refere-se a seguir a lei e assegurar que os trabalhadores estão conscientes e aderem à política da empresa. Comunicação refere-se à partilha de informação sobre políticas de RH com os empregados de uma forma clara e concisa. A coerência refere-se à aplicação das políticas de RH de forma consistente e justa em toda a empresa. A consequência refere-se às consequências que podem resultar da violação de políticas de RH, tais como a cessação do contrato de trabalho.
Existem sete processos de RH:
1. Recrutamento e selecção
2. Formação e desenvolvimento
3. Gestão do desempenho
4. Remuneração e benefícios
5. Relações com os empregados
6. Saúde e segurança
7. Relações de trabalho