O primeiro passo para fixar linhas verticais num ecrã de computador é identificar a causa do problema. Na maioria dos casos, as linhas são causadas por um problema de hardware com o monitor ou com a placa de vídeo. Mas, em alguns casos, o problema pode ser causado por um problema de software. Por isso, é importante excluir quaisquer potenciais problemas de software antes de proceder a correcções relacionadas com o hardware.
2. Resolução de Problemas de Software
Se as linhas verticais aparecerem depois de ter instalado ou actualizado um programa de software, então o problema pode ser causado por um conflito de software. Tente desinstalar o software e ver se as linhas desaparecem. Se desaparecerem, então sabe que o software foi a causa do problema. Se as linhas permanecerem, então proceda para o passo seguinte.
Se identificou que o problema não é causado por um problema de software, então o passo seguinte é efectuar uma reinicialização total. Para tal, basta desligar o seu computador e desligá-lo da fonte de alimentação. Espere alguns minutos e depois volte a ligá-lo e volte a ligá-lo. Isto irá reiniciar o computador e poderá ajudar a fixar as linhas no ecrã.
4. verificar as ligações entre monitores e computadores
Se a reinicialização difícil não resolveu o problema, então o passo seguinte é verificar as ligações entre o monitor e o computador. Certifique-se de que os cabos estão firmemente ligados e que as ligações estão seguras. Se estiver a utilizar um cabo VGA ou HDMI, então tente um cabo diferente e veja se as linhas desaparecem.
5. Verificação do cabo de vídeo
Se as ligações entre o monitor e o computador estiverem seguras, então o passo seguinte é verificar o cabo de vídeo. Certifique-se de que o cabo está firmemente ligado ao monitor e ao computador. Se o cabo estiver solto, então tente um cabo diferente e veja se as linhas desaparecem.
6. Verificação da placa de vídeo
Se o problema ainda não estiver resolvido, então o passo seguinte é verificar a placa de vídeo. Verificar se a placa de vídeo está a funcionar correctamente e se todos os condutores estão actualizados. Se estiver a utilizar uma placa gráfica integrada, então tente uma placa gráfica dedicada e veja se as linhas desaparecem.
7. Verificação das definições do monitor
Se o problema ainda não estiver resolvido, então o passo seguinte é verificar as definições do monitor. Certifique-se de que o brilho e o contraste estão definidos correctamente. Certificar-se também de que a taxa de actualização está definida para o valor correcto. Se as definições estiverem incorrectas, então tente ajustá-las e ver se as linhas desaparecem.
8. Verificação da fonte de alimentação
Se o problema ainda não estiver resolvido, então o passo seguinte é verificar a fonte de alimentação. Verificar se a fonte de alimentação está a funcionar correctamente e se está a fornecer energia suficiente para o monitor. Se a fonte de alimentação não estiver a funcionar correctamente, então tentar substituí-la e ver se as linhas desaparecem.
9. Substituição de peças ou compra de um novo monitor
Se todos os passos acima não resolveram o problema, então o último passo é ou substituir as peças que estão a causar o problema ou comprar um novo monitor. A substituição das peças é normalmente a opção mais barata e pode ser feita por um profissional. Contudo, se o problema for demasiado complexo ou se as peças forem demasiado caras, então poderá ser melhor comprar um novo monitor.
Para remover as linhas no seu ecrã, terá de ir às definições do seu computador e ajustar a resolução.
Existem algumas causas possíveis de linhas verticais num ecrã LCD. Uma possibilidade é que o ecrã não esteja a receber um sinal suficientemente forte. Isto pode ser causado por uma ligação solta ou por um cabo defeituoso. Outra possibilidade é que o mostrador não esteja devidamente calibrado. Isto pode ser causado por uma variedade de factores, incluindo configurações incorrectas ou um problema com o visor em si. Finalmente, é também possível que as linhas verticais sejam causadas por um problema com a placa de vídeo. Isto pode ser causado por uma variedade de factores, incluindo problemas com o condutor ou um problema com o hardware.
Se estiver a ver linhas no ecrã do seu computador, é possível que o próprio ecrã seja danificado. Em alguns casos, os danos no écran podem ser reparados por um profissional. No entanto, se o dano for grave, poderá ter de substituir totalmente o ecrã.
Existem algumas causas potenciais para linhas no ecrã de um computador. Uma possibilidade é que o próprio ecrã seja danificado, caso em que a única solução é substituir o ecrã. Outra possibilidade é que o cabo de vídeo esteja solto ou danificado, caso em que a reconexão ou substituição do cabo pode resolver o problema. Finalmente, é também possível que o controlador de vídeo esteja desactualizado ou corrompido, caso em que poderá ser necessário actualizar ou reinstalar o controlador.
Pode haver algumas razões para que haja linhas no seu ecrã. Pode ser um problema com o próprio ecrã, um problema com o cabo que liga o ecrã ao computador, ou um problema com a placa de vídeo do computador. Se estiver a utilizar um monitor externo, tente desligar e voltar a ligar o cabo para ver se isso resolve o problema. Se estiver a utilizar um portátil, poderá ter de ajustar as definições de brilho ou contraste do ecrã. Se as linhas ainda lá estiverem, é provável que seja um problema de hardware e terá de levar o computador a uma oficina de reparação.