Mini-SATA encolhe a mídia de armazenamento em dispositivos móveis

O consórcio da indústria Serial ATA International Organisation (SATA-IO) anunciou a interface compacta baseada em SATA Mini-SATA (mSATA) para discos rígidos e discos de estado sólido em dispositivos móveis no Intel Developer Forum (IDF), em São Francisco. Ao mesmo tempo, a Toshiba apresentou as primeiras unidades flash com mSATA no IDF, cuja produção em massa deverá começar já em Outubro.

Mini-SATA, ou mSATA, para abreviar, é para suportar taxas de transferência de dados de 1,5 e 3 gigabits por segundo como o Serial ATA. Não estão previstas alterações ao protocolo SATA, apenas a interface será mais compacta em comparação com a interface SATA convencional.

mSATA é para ser usada principalmente em dispositivos finais móveis e facilitar a instalação de discos rígidos e discos de estado sólido com formatos menores - por exemplo unidades flash do tamanho de um cartão de crédito - em netbooks e notebooks.

Primeiro SSDs mSATA da Toshiba a chegar em Outubro

Toshiba, um membro do Grupo de Trabalho de Cabos e Conectores SATA-IO líder juntamente com a Dell, HP, Lenovo, Samsung, Sandisk e STEC, já revelou os seus primeiros discos de estado sólido com mSATA no IDF. As unidades, que são baseadas em memória flash MLC de 32 nanómetros e são chamadas Toshiba SG2, são oferecidas pelo fabricante em duas versões, cada uma com 30 e 62 gigabytes de capacidade: Além de uma versão com mSATA (dimensões: 30 x 4,75 x 50,95 milímetros), a Toshiba também iniciará a produção de uma versão meio-fina (54 x 4 x 39 milímetros) com uma interface SATA convencional em outubro.