Um Guia Passo-a-Passo para a Criação de Gráficos Curvos em Excel

Descarregar Excel e abrir uma folha de trabalho

A criação de gráficos curvos em Excel requer que o programa seja descarregado e instalado no seu computador antes de começar. Uma vez instalado o Excel, o utilizador deve então abrir uma nova folha de trabalho, que se tornará a base para o gráfico curvo.

Introdução de dados

Dentro da folha de trabalho, o utilizador deve introduzir os dados que deseja fazer o gráfico. Isto pode ser feito através da introdução dos valores nas células da folha de trabalho, com cabeçalhos para cada linha e coluna.

etiquetar os dados

Uma vez introduzidos os dados, o utilizador deve etiquetar os dados de modo a que o Excel reconheça quais os dados que apontam para o gráfico. Isto implica atribuir etiquetas às linhas e colunas, o que pode ser feito clicando na célula, introduzindo a etiqueta, e premindo enter.

selecção dos dados

A seguir, o utilizador deve seleccionar os dados que deseja fazer o gráfico. Isto é feito realçando as células que contêm os dados, e depois clicando no separador "Inserir".

Escolhendo um tipo de gráfico

O utilizador tem então de seleccionar o tipo de gráfico que deseja criar. Para este artigo, o utilizador deve seleccionar um gráfico "Scatter Plot".

Formatação do gráfico

O utilizador deve então formatar o gráfico, o que envolve a selecção das cores, tipos de linhas, e outros elementos do gráfico. Isto é feito clicando no separador "Formatar" e seleccionando as opções desejadas.

Fazer a curva do gráfico

Uma vez formatado o gráfico, o utilizador tem de fazer a curva do gráfico. Isto é feito seleccionando "Change Chart Type" a partir do separador "Format", e depois seleccionando "Smooth Line" a partir do menu pendente.

Adicionando etiquetas ao gráfico

Finalmente, o utilizador deve adicionar etiquetas ao gráfico para facilitar a sua interpretação. Isto é feito seleccionando "Add Data Labels" a partir do separador "Format" (Formatar). As etiquetas aparecerão ao lado de cada ponto de dados e serão exibidas ao longo dos eixos x e y.

Uma vez criado o gráfico curvo, o utilizador pode então guardá-lo e utilizá-lo como desejar. A criação de gráficos curvos em Excel é um processo relativamente simples, e pode ser uma ferramenta útil para a visualização de conjuntos de dados.

FAQ
Como se faz um gráfico curvo em folhas?

Não existe uma resposta única para esta pergunta, uma vez que o processo de criação de um gráfico de curvas em folhas irá variar dependendo do software específico que estiver a utilizar. Contudo, em geral, terá de introduzir os seus dados num programa de folha de cálculo, e depois utilizar a ferramenta gráfica do programa para criar um gráfico de curvas com base nesses dados.

Como se chama um gráfico curvo?

Um gráfico curvo é chamado de curva. Uma curva é uma linha sobre um gráfico que mostra como os dados mudam ao longo do tempo.

Como se faz um gráfico de uma inclinação curva?

Uma inclinação curva é traçada traçando pontos num plano de coordenadas e depois ligando os pontos com uma curva suave. Para encontrar os pontos a traçar, podemos utilizar uma função como y = x2. Por exemplo, se quiséssemos traçar o gráfico da curva com uma inclinação de 2, começaríamos por traçar o ponto (0,0) no plano de coordenadas. Depois, calcularíamos os pontos para valores x de 1, 2, 3, e assim por diante, utilizando a equação y = 2x. Isto dar-nos-ia os pontos (1,2), (2,4), (3,6), e assim sucessivamente. Traçaríamos então estes pontos e ligávamo-los com uma curva suave.

Como se desenha uma curva suave num gráfico?

Não há uma resposta precisa a esta pergunta, uma vez que depende dos dados que se estão a traçar no gráfico e de como se quer que a curva se pareça. Contudo, há algumas dicas gerais que pode seguir para o ajudar a desenhar uma curva lisa.

Primeiro, certifique-se de que os seus pontos de dados estão uniformemente espaçados. Isto ajudará a garantir que a sua curva é lisa e não denteada.

Em seguida, use um leve toque ao desenhar a sua curva. Não pressione demasiado o lápis, pois isto pode criar linhas irregulares.

Finalmente, leve o seu tempo e seja paciente. O desenho de uma curva suave requer prática, por isso não espere obtê-la perfeita na primeira tentativa. Continue a praticar e acabará por apanhar-lhe o jeito.

Como se faz uma folha de linha de tendência curva?

Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, pois depende do software que está a utilizar e dos dados com que está a trabalhar. No entanto, em geral, pode criar uma linha de tendência curva adicionando uma linha de tendência polinomial aos seus dados num programa de folha de cálculo como o Microsoft Excel. Para o fazer, terá de seleccionar os seus dados, clicar no separador "Inserir", e depois clicar em "Linha de tendência". No menu "Opções da linha de tendência", seleccione "Polinómio" e depois escolha a ordem do polinómio que pretende utilizar. Pode então ajustar a curva da linha de tendência, alterando os valores no menu "Opções".