O Hotmail é um serviço de correio electrónico fornecido pela Microsoft. É um dos serviços de correio electrónico mais populares, ostentando mais de 400 milhões de utilizadores em todo o mundo. Como em qualquer serviço de correio electrónico, os utilizadores do Hotmail encontram frequentemente mensagens indesejadas. Estas mensagens podem ser enviadas através de spam, vírus, ou mensagens reencaminhadas. Todas estas mensagens são disruptivas e podem levar a uma diminuição da experiência do utilizador. Neste artigo, iremos discutir os vários métodos de bloqueio de mensagens indesejadas no Hotmail.
As mensagens indesejadas podem ser encaminhadas para os utilizadores do Hotmail de várias formas. O método mais comum é através de e-mail spam ou vírus. Os emails de spam são normalmente enviados de fontes desconhecidas e contêm anúncios não solicitados ou conteúdo malicioso. Os vírus são programas maliciosos que são enviados como anexos e podem causar sérios danos nos computadores dos utilizadores. Outra forma de reencaminhar mensagens indesejadas é quando o contacto de um utilizador encaminha uma mensagem que o utilizador considera inadequada ou perturbadora.
O primeiro passo para bloquear mensagens indesejadas é apagá-las manualmente da caixa de entrada. Isto pode ser feito abrindo a mensagem e clicando no botão apagar. Isto assegurará que a mensagem não volte a aparecer na caixa de entrada do utilizador. Além disso, o utilizador pode também marcar a mensagem como spam, o que ajudará os filtros do Hotmail a identificar mensagens semelhantes no futuro.
O Hotmail também fornece aos utilizadores um filtro de spam incorporado. Este filtro pode ser activado ao clicar no botão "Lixo" no topo da caixa de entrada. Isto enviará todas as futuras mensagens indesejadas directamente para a pasta de lixo electrónico. O utilizador pode então percorrer a pasta de lixo electrónico e apagar quaisquer mensagens que considere inadequadas.
Para além do filtro de spam incorporado no Hotmail, os utilizadores podem também tirar partido dos filtros de spam de terceiros. Estes filtros são tipicamente mais eficazes na identificação e bloqueio de mensagens indesejadas. Também fornecem aos utilizadores características adicionais, tais como whitelisting e blacklisting, bem como opções avançadas de filtragem.
Por vezes, as mensagens indesejadas provêm de endereços de correio electrónico específicos. Neste caso, o utilizador pode bloquear estes endereços de correio electrónico directamente a partir da caixa de entrada. Isto pode ser feito seleccionando o endereço de correio electrónico a partir da mensagem e clicando em "Bloquear Remetente". Isto assegurará que o utilizador não recebe mais mensagens desse remetente.
Por vezes, as mensagens indesejadas provêm dos contactos dos utilizadores. Neste caso, o utilizador pode identificar o remetente e tomar as medidas apropriadas. Isto pode incluir o bloqueio do remetente, ou simplesmente notificá-los de que a mensagem foi inadequada.
Se um utilizador achar que uma mensagem é inapropriada ou perturbadora, pode comunicá-la ao Hotmail. Isto pode ser feito clicando no botão "Denunciar Spam", que pode ser encontrado na parte inferior da mensagem. A denúncia da mensagem ajudará o Hotmail a melhorar os seus filtros e a bloquear mais mensagens indesejadas no futuro.
O bloqueio de mensagens indesejadas no Hotmail é uma parte importante da manutenção de uma experiência positiva para o utilizador. Ao compreender como as mensagens indesejadas são reencaminhadas, os utilizadores podem tomar as medidas necessárias para assegurar que a sua caixa de entrada permanece livre de mensagens perturbadoras. Isto inclui apagar manualmente as mensagens indesejadas, activar o filtro de spam incorporado no Hotmail, utilizar filtros de spam de terceiros, bloquear endereços de correio electrónico específicos, identificar mensagens indesejadas de contactos, e reportar mensagens indesejadas ao Hotmail. Seguindo estes passos, os utilizadores podem garantir que a sua caixa de entrada permanece livre de mensagens não desejadas.
Existem algumas razões possíveis para receber um maior número de emails de spam na sua conta Hotmail. Uma possibilidade é que o seu endereço de correio electrónico tenha sido partilhado com ou vendido a outras empresas, que o estão a utilizar para lhe enviar spam. Outra possibilidade é que tenha visitado um website que tenha infectado o seu computador com um vírus que recolhe os seus endereços de correio electrónico e os envia para endereços de correio electrónico não solicitado. Pode ajudar a reduzir a quantidade de spam que recebe, tendo cuidado com o local onde introduz o seu endereço de correio electrónico e executando um programa antivírus fiável no seu computador.
Para bloquear um remetente no Hotmail:
1. Abra o e-mail do remetente que pretende bloquear.
2. Clique na seta para baixo ao lado de Responder, depois clique em Bloquear.
3. clique novamente em Block para confirmar.
Existem algumas razões pelas quais ainda pode estar a receber e-mails de remetentes bloqueados no Hotmail. Primeiro, o remetente pode ter mudado o seu endereço de correio electrónico, pelo que já não estão bloqueados. Em segundo lugar, o remetente pode estar a utilizar um servidor de correio electrónico diferente que não está bloqueado pelo Hotmail. Terceiro, o correio electrónico do remetente pode estar a passar por um terceiro fornecedor que não esteja bloqueado pelo Hotmail. Finalmente, o remetente pode tê-lo colocado na sua lista de correio electrónico sem o seu conhecimento ou consentimento. Se estiver a receber e-mails indesejados de um remetente bloqueado, pode denunciar o remetente ao Hotmail clicando no botão "Denunciar Spam" ou "Denunciar Phishing" no e-mail.