Como a tecnologia continua a evoluir e a tornar-se uma parte maior da nossa vida quotidiana, é importante compreender como gerir a utilização da Internet na sua casa e limitar o acesso a certos sites e serviços. O primeiro passo para tal é compreender as configurações e capacidades do seu router.
A melhor maneira de começar é familiarizar-se com as características e definições do seu router. Cada router é diferente, mas a maioria dos routers modernos têm uma interface baseada na web que lhe permite aceder e personalizar configurações relacionadas com a utilização da Internet, tais como definir níveis de acesso e atribuir largura de banda. Para aceder à interface do seu router, necessitará do endereço IP do router, que normalmente pode ser encontrado no manual ou procurando na Internet o número do modelo do router.
Uma vez obtido o acesso à interface do router, pode começar a definir níveis de acesso e atribuir largura de banda. Isto permitir-lhe-á dar prioridade a certos dispositivos ou serviços e limitar a utilização de outros. Por exemplo, pode dar prioridade a serviços de streaming, tais como Netflix ou Hulu, ou alocar mais largura de banda a dispositivos de jogo.
Também pode estabelecer restrições de tempo na utilização de certos dispositivos. Isto pode ser útil para limitar o tempo que os seus filhos passam na Internet, ou para evitar que os empregados percam tempo com os seus dispositivos de trabalho. Dependendo do seu router, poderá também ser capaz de definir restrições de tempo em websites ou serviços específicos.
Se desejar bloquear determinados websites ou serviços, a maioria dos routers permitir-lhe-á fazê-lo simplesmente introduzindo o URL do website ou o nome do serviço. Isto pode ser útil para impedir o acesso de crianças a conteúdos impróprios ou para bloquear determinados serviços, tais como jogos em linha.
Para proteger ainda mais a sua rede, deve considerar a possibilidade de proteger a sua rede por palavra-passe. Isto impedirá qualquer pessoa de aceder à rede sem a palavra-passe, e ajudará a garantir que a sua rede permanece segura. A maioria dos routers tem uma função de protecção por palavra-passe integrada, ou pode utilizar uma solução de software de terceiros.
Muitos routers também oferecem características de controlo parental, tais como a capacidade de bloquear determinados websites ou serviços. Isto pode ser útil para impedir as crianças de acederem a conteúdos ou serviços inadequados, ou para limitar a quantidade de tempo que passam na Internet.
Finalmente, pode monitorizar a actividade e utilização da Internet para garantir que a sua rede está a ser utilizada correctamente. A maioria dos routers oferece uma funcionalidade que lhe permite visualizar a actividade de todos os dispositivos ligados, ou pode utilizar uma solução de software de terceiros. Isto pode ser útil na identificação de qualquer utilização indevida da sua rede.
Se encontrar quaisquer problemas com o seu router ou rede, a maioria dos routers oferecem uma funcionalidade de resolução de problemas para ajudar a diagnosticar e resolver o problema. Além disso, a maioria dos routers vem com um manual ou guia online que o pode ajudar a resolver quaisquer problemas.
Gerir a utilização doméstica da Internet e limitar o acesso pode ser uma tarefa assustadora, mas com um pouco de pesquisa e conhecimento das capacidades do seu router, isso pode ser feito. Ao compreender as definições do seu router, definir níveis de acesso e atribuir largura de banda, estabelecer restrições de tempo na utilização da Internet, bloquear websites ou serviços específicos, proteger a sua rede com palavra-passe, utilizar características de controlo parental, monitorizar a actividade e utilização da Internet, e solucionar problemas e solucionar problemas, pode assegurar que a utilização da Internet em casa é gerida e segura.