Microsoft Security Essentials (MSE) é um programa antivírus e anti-malware que está disponível gratuitamente na Microsoft. Foi concebido para proteger os utilizadores de quaisquer ameaças potenciais, tais como vírus, spyware, e outro software malicioso, através do scan do computador em busca de potenciais problemas e assegurando que o sistema se mantém actualizado. Está disponível tanto para Windows XP como para Windows Vista.
O Microsoft Defender, anteriormente conhecido como Windows Defender, é um programa de segurança integrado que está incluído no Windows 10. Foi concebido para detectar e remover software malicioso, tais como vírus, spyware e rootkits. Também ajuda a proteger os utilizadores de ataques de phishing e outras ameaças online.
O Microsoft Security Essentials e o Microsoft Defender diferem de várias maneiras. A diferença mais significativa é que o Microsoft Security Essentials é um programa dedicado que deve ser instalado e actualizado manualmente, enquanto o Microsoft Defender está incorporado no Windows 10 e é automaticamente activado e actualizado. Além disso, o Microsoft Security Essentials não fornece protecção contra ataques de phishing, enquanto que o Microsoft Defender fornece.
O Microsoft Security Essentials tem várias vantagens sobre o Microsoft Defender. Oferece uma protecção mais abrangente, uma vez que foi concebido para detectar e remover uma maior variedade de software malicioso. Além disso, é capaz de analisar mais tipos de ficheiros, incluindo arquivos e ficheiros comprimidos, que podem conter software malicioso. Finalmente, está disponível para Windows XP e Windows Vista, enquanto que o Microsoft Defender só está disponível para Windows 10.
O Microsoft Defender tem várias vantagens sobre o Microsoft Security Essentials. Está incorporado no Windows 10, pelo que não requer qualquer configuração ou instalação adicional. Além disso, é capaz de detectar ataques de phishing, o que o Microsoft Security Essentials não faz. Finalmente, é actualizado automaticamente, pelo que os utilizadores não precisam de se lembrar de actualizar manualmente o programa.
Tanto o Microsoft Security Essentials como o Microsoft Defender são programas de segurança eficazes. O que é melhor para um determinado utilizador depende das suas necessidades específicas. O Microsoft Defender é provavelmente a melhor escolha para utilizadores que procuram uma solução de segurança integrada e automatizada, enquanto o Microsoft Security Essentials pode ser uma melhor escolha para utilizadores que procuram uma protecção mais abrangente.
O Microsoft Security Essentials pode ser descarregado e instalado a partir do website da Microsoft. Uma vez descarregado, o programa será automaticamente configurado e os utilizadores podem começar a utilizá-lo imediatamente.
O Microsoft Defender é automaticamente activado e configurado no Windows 10. No entanto, os utilizadores podem personalizar as configurações para melhor se adequarem às suas necessidades. Isto pode ser feito a partir da aplicação de Segurança do Windows.
O Microsoft Security Essentials deve ser actualizado manualmente, enquanto que o Microsoft Defender é actualizado automaticamente. Para actualizar o Microsoft Security Essentials, os utilizadores devem abrir o programa e clicar no botão "Update". Para actualizar o Microsoft Defender, os utilizadores devem abrir a aplicação de Segurança do Windows e clicar no botão "Verificar actualizações".
O Microsoft Security Essentials não necessita de um programa antivírus. O Microsoft Security Essentials é um programa de antivírus.
A resposta curta é não, o Microsoft Security Essentials não é suficientemente bom. É um software antivírus gratuito da Microsoft, e embora faça um trabalho decente de apanhar alguns vírus, não é tão abrangente como uma solução de segurança paga. Também não tem alguns dos sinos e apitos que as soluções pagas têm, tais como protecção em tempo real, actualizações automáticas, e apoio ao cliente.
Há algumas coisas diferentes que pode utilizar em vez do Windows Defender. Algumas pessoas preferem utilizar diferentes programas antivírus, como o Norton ou o McAfee. Outros preferem utilizar um tipo diferente de software de segurança, como um firewall ou um programa anti-malware. Em última análise, depende da sua preferência pessoal e do que pensa que funcionará melhor para si.
O Microsoft Essentials é uma boa opção para um programa antivírus para o Windows 10. É um programa gratuito que está disponível na Microsoft, e oferece protecção básica contra vírus, spyware, e outro malware. Pode ser configurado para executar scans regulares do seu computador, e também se actualizará automaticamente para se manter actualizado com as últimas ameaças.
Não há resposta definitiva a esta pergunta, uma vez que o Microsoft Security Essentials não está especificamente concebido para remover malware. No entanto, é possível que o Microsoft Security Essentials seja capaz de remover alguns tipos de malware se este for detectado no seu computador.