Esta secção fornecerá uma breve visão geral das características do Mac OS X Versão 10.5 Leopard, bem como a sua importância no ecossistema Apple.
Esta secção fornecerá um guia sobre como identificar e diagnosticar problemas comuns com Mac OS X Versão 10.5 Leopardo.
Esta secção fornecerá um guia de como resolver problemas comuns com Mac OS X Versão 10.5 Leopardo.
Esta secção fornecerá uma visão geral dos requisitos do sistema para Mac OS X Versão 10.5 Leopard, e como afecta o desempenho do sistema operativo.
Esta secção fornecerá uma lista de dicas básicas para a reparação do Mac OS X Versão 10.5 Leopard, a fim de maximizar o seu desempenho.
Esta secção fornecerá um guia sobre como fazer o backup e restaurar o Mac OS X Versão 10.5 Leopard, a fim de garantir a segurança e continuidade dos dados.
Esta secção fornecerá um guia sobre como actualizar e reinstalar o Mac OS X Versão 10.5 Leopard.
Esta secção fornecerá uma conclusão do guia completo para a resolução de problemas e reparação do Mac OS X Versão 10.5 Leopard.
Há duas maneiras de reinstalar o OS X Leopard: usando o disco Leopard Installer que veio com o seu computador, ou descarregando o Leopard Installer a partir do site da Apple.
Se estiver a utilizar o disco Leopard Installer que veio com o seu computador, insira o disco na unidade óptica do seu computador e reinicie o seu computador. Quando o ecrã "Bem-vindo ao Mac OS X" aparecer, siga as instruções no ecrã para iniciar o processo de instalação.
Se estiver a descarregar o Instalador Leopard a partir do website da Apple, terá de criar primeiro um disco de arranque ou uma unidade USB. Para o fazer, precisará de um disco ou unidade USB em branco com pelo menos 8 GB de tamanho, e um computador a correr OS X Snow Leopard ou posterior.
Uma vez que tenha um disco ou unidade USB em branco, vá para o website da Apple e descarregue o Instalador Leopard. Quando o download estiver completo, iniciar o Instalador e seguir as instruções no ecrã para criar um disco ou unidade USB de arranque.
Depois de ter um disco ou unidade USB de arranque, insira-o no seu computador e reinicie o computador. Quando o ecrã "Bem-vindo ao Mac OS X" aparecer, siga as instruções no ecrã para iniciar o processo de instalação.
Insira o seu disco de instalação do Snow Leopard, depois reinicie o seu computador enquanto mantém premida a tecla C. Solte a chave quando vir o ecrã de arranque branco. Quando o instalador abrir, seleccione o seu idioma e clique no botão Continuar. Na barra de menu, seleccione Disk Utility a partir do menu pendente Utilities. Na janela Utilitário de Disco, seleccione o seu disco rígido a partir da coluna da esquerda. Clique no botão Verify Disk. Se vir a mensagem "O volume [nome do seu disco rígido] parece estar OK", clique no botão Reparar Disco. Se o Disk Utility reportar quaisquer erros que não possa corrigir, terá de reiniciar o seu computador a partir do seu disco de instalação do Snow Leopard e utilizar a aplicação Disk Utility para reparar o seu disco rígido.
Sim, o Mac OS X 10.5 continua a ser suportado. Contudo, a Apple anunciou que a próxima grande versão do Mac OS X será a última a suportar hardware e software de 32 bits.
Existem algumas maneiras de limpar completamente o seu Mac às configurações de fábrica. A primeira maneira é utilizar a aplicação Disk Utility. Para o fazer, abra a aplicação Disk Utility e seleccione o seu disco rígido a partir da lista de unidades. A seguir, clique no separador 'Apagar' e escolha a opção 'Mac OS Extendido (Journaled)' a partir da lista de opções. Finalmente, clique no botão 'Erase' para limpar completamente o seu disco rígido.
Outra forma de limpar completamente o seu Mac às definições de fábrica é utilizar a aplicação Terminal. Para o fazer, abra a aplicação Terminal e digite o seguinte comando: sudo rm -rf /. Este comando irá apagar tudo no seu disco rígido, por isso certifique-se de que fez o backup de quaisquer ficheiros importantes antes de executar este comando.
Finalmente, pode também utilizar uma aplicação de terceiros para limpar completamente as configurações do seu Mac às configurações de fábrica. Existem muitas aplicações diferentes disponíveis, por isso não se esqueça de fazer alguma pesquisa para encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades.
Se não conseguir reinstalar o OSX, terá de arrancar a partir de uma unidade de recuperação ou de um disco rígido externo que tenha uma versão de arranque do OSX nele. Depois de o fazer, pode usar o Utilitário de Disco para apagar o seu disco rígido interno e depois reinstalar o OSX.