Desinstalar o Firefox num computador Windows é simples e directo. Primeiro, abra o menu Iniciar clicando no ícone do Windows no canto inferior esquerdo do ecrã. Depois seleccionar "Settings" no menu e escolher "Apps". Encontre o Firefox na lista de aplicações instaladas e clique nele. Finalmente, clique no botão "Desinstalar" e o processo de desinstalação começará.
O processo de desinstalação do Firefox num computador Mac OS é quase idêntico à forma como é feito no Windows. Comece por abrir o Finder e navegue para a pasta "Aplicações". Encontre o Firefox na lista de aplicações instaladas e clique com o botão direito do rato sobre ele. Seleccione "Move to Trash" e o processo de desinstalação será iniciado.
Uma vez removido o Firefox, é importante limpar após o processo de desinstalação. Isto pode ser feito apagando quaisquer ficheiros relacionados com o Firefox nas pastas "Ficheiros de Programas" ou "Ficheiros de Programas (x86)", bem como quaisquer entradas relacionadas com o Firefox no registo do Windows.
Ao desinstalar o Firefox, é importante apagar também quaisquer dados de navegação associados ao navegador. Para o fazer, abrir o Firefox e clicar no ícone "Menu" no canto superior direito da janela. Seleccione "Histórico" e depois clique em "Limpar Histórico Recente". Isto irá apagar todos os seus dados de navegação, incluindo cookies, histórico, e palavras-passe guardadas.
Se alguma vez precisar de reinstalar o Firefox, há algumas formas diferentes de o fazer. A forma mais fácil é descarregar o ficheiro de instalação do website oficial do Firefox, fazer duplo clique nele, e seguir as instruções no ecrã. Em alternativa, pode reinstalar o navegador a partir da Loja Windows ou utilizando o CD que veio com o seu computador.
Embora o Firefox tenha sido desinstalado, ainda pode ser definido como o seu navegador por defeito. Para garantir que este não é o caso, abra o menu Iniciar e seleccione "Definições". Depois escolha "Apps" e seleccione "Default Apps". Desça até à opção "Web Browser" e escolha um browser diferente como o padrão.
Se o processo de desinstalação não funcionar como esperado, há algumas coisas que pode tentar. A primeira é reiniciar o seu computador e tentar o processo novamente. Se isso não funcionar, pode tentar usar um programa de desinstalação de terceiros para remover o Firefox do seu computador.
Se desinstalou acidentalmente o Firefox e pretende restaurá-lo, há algumas formas de o fazer. A mais fácil é visitar o website oficial do Firefox e descarregar novamente o ficheiro de instalação. Em alternativa, pode utilizar um programa de recuperação para restaurar o browser a partir de uma cópia de segurança.
Ao desinstalar o Firefox, é também importante desinstalar quaisquer add-ons que tenha instalado. Para o fazer, abra o Firefox e clique no ícone "Menu" no canto superior direito da janela. Seleccione "Add-ons" e depois clique no botão "Remove" ao lado de cada add-on que deseje desinstalar.
O Firefox tem um desinstalador, que pode ser encontrado no directório de instalação do Firefox. Para desinstalar o Firefox, basta apagar a pasta do Firefox.
Para remover o Firefox como o seu browser padrão, terá de aceder às definições do seu browser e alterar a definição padrão para outro browser. Para o Firefox, isto pode ser feito clicando no ícone do menu no canto superior direito da janela do browser e seleccionando "Opções" no menu pendente. Na janela "Opções", clique no separador "Geral" e desça até à secção "Navegador predefinido". Aqui, terá de clicar no botão "Make Default" ao lado do browser que pretende definir como o seu novo padrão.
Existem algumas formas de remover o Firefox do seu Mac. A primeira é utilizar o desinstalador incorporado. Para o fazer, abra a sua pasta Applications e arraste o ícone Firefox.app para o lixo. Uma vez que o ícone tenha sido movido para o lixo, pode clicar com o botão direito do rato na lixeira e seleccionar "Lixo Vazio".
A segunda forma de remover o Firefox é utilizar um desinstalador de terceiros. Há algumas opções diferentes disponíveis, mas recomendamos a utilização do AppCleaner. Pode descarregar o AppCleaner gratuitamente da loja Mac App Store. Uma vez instalado o AppCleaner, basta arrastar o ícone Firefox.app para a janela AppCleaner. AppCleaner irá procurar no seu sistema todos os ficheiros associados ao Firefox e permitir-lhe-á apagá-los com apenas alguns cliques.
Finalmente, pode também remover manualmente o Firefox apagando os seguintes ficheiros e pastas:
/Applications/Firefox.app
/Library/Application Support/Firefox
/Library/Caches/Firefox
/Library/Preferences/org.mozilla.firefox.plist
Se não tiver a certeza onde estes ficheiros estão localizados, pode usar o comando "Go to Folder" no Finder. Basta premir Command+Shift+G e introduzir o caminho do ficheiro ou pasta que pretende apagar.
O Mozilla Firefox não pode ser removido de um computador porque é um programa autónomo. Para o remover, o utilizador teria de desinstalar o programa do seu computador.
Não existe uma forma segura de apagar todos os vestígios da Internet, mas existem algumas medidas que pode tomar para minimizar a sua pegada digital. Primeiro, considere quais os navegadores e dispositivos que utiliza para aceder à Internet. Cada um deles terá o seu próprio conjunto de dados que precisa de ser apagado. Em segundo lugar, dê uma vista de olhos à sua actividade online e decida quais os sites e serviços que pretende manter e quais os que pode dispensar. Uma vez compilada uma lista de dados indesejados, poderá iniciar o processo de eliminação dos mesmos.
Para cada navegador e dispositivo, comece por limpar o seu histórico de navegação e cache. Isto irá apagar quaisquer ficheiros temporários que tenham sido armazenados no seu dispositivo. Em seguida, apagará quaisquer cookies que tenham sido colocados no seu dispositivo. Isto irá remover quaisquer dados de rastreio que tenham sido recolhidos sobre a sua actividade online. Finalmente, se quiser ser mais minucioso, pode repor o seu dispositivo nas definições de fábrica. Isto irá apagar todos os seus dados pessoais, incluindo o seu histórico de navegação e cache. Tenha em mente que isto também apagará quaisquer outros dados que estejam armazenados no seu dispositivo, por isso não se esqueça de fazer cópias de segurança de quaisquer ficheiros importantes antes de prosseguir.