O Guia Definitivo para Criar um Segundo Eixo Y no Excel e Fazer uma Segunda Série no Fim do Gráfico
À medida que a visualização de dados se tornou cada vez mais popular, os utilizadores do Excel descobriram o poder dos gráficos de duplo eixo. A criação de um gráfico de duplo eixo com um eixo Y secundário pode ajudar a visualizar as correlações entre dois conjuntos de dados diferentes. Este guia irá explicar os passos necessários para criar um eixo Y secundário num gráfico Excel e fazer uma segunda série no final do gráfico.
O primeiro passo para criar um gráfico de duplo eixo é compreender os princípios básicos de um eixo Y secundário. Um eixo Y secundário é um segundo eixo Y sobre um gráfico que é colocado no lado direito do gráfico. Isto permite que dois conjuntos de dados diferentes sejam mostrados num único gráfico. Os dois conjuntos de dados terão diferentes escalas do eixo Y e serão separados visualmente no gráfico.
Uma vez que tenha uma compreensão básica de como funciona um gráfico de eixo duplo, pode começar a seleccionar o tipo de gráfico apropriado para os seus dados. O tipo de gráfico mais comummente utilizado para uma carta de eixo duplo é uma carta de colunas agrupadas. Este tipo de gráfico permite que dois conjuntos de dados diferentes sejam comparados num único gráfico.
Uma vez seleccionado o tipo de gráfico, o passo seguinte é formatar o eixo Y para a série secundária. Pode fazer isto clicando com o botão direito do rato no eixo Y e seleccionando "Formatar Eixo". Isto abrirá uma janela onde poderá seleccionar o eixo Y secundário e definir a sua escala.
Uma vez formatado o eixo Y, é possível adicionar uma segunda série ao gráfico. Para o fazer, basta seleccionar o separador "Série" na janela do gráfico e adicionar uma nova série. Pode então seleccionar os dados para a segunda série e estes serão adicionados ao gráfico.
Uma vez adicionada a segunda série, é possível personalizar o seu aspecto. Isto pode ser feito seleccionando o separador "Série" e seleccionando a segunda série. Pode então alterar a cor, tipo de linha, e outros atributos da segunda série.
Uma vez personalizada a segunda série, é possível adicionar etiquetas à mesma. Isto pode ser feito seleccionando o separador "Etiquetas de Dados" e seleccionando a opção "Série". Isto permitir-lhe-á adicionar etiquetas à segunda série.
Uma vez adicionadas as etiquetas, é possível configurar o gráfico de duplo eixo. Para tal, seleccionar o separador "Eixos" e seleccionar a opção "Eixo Y Secundário". Isto irá mover a segunda série para o lado direito do gráfico e separá-la da primeira série.
Uma vez configurado o gráfico de eixo duplo, poderá encontrar alguns problemas comuns. Estes problemas podem ser resolvidos utilizando o botão "Troubleshoot" na janela do gráfico. Este botão irá ajudá-lo a identificar e corrigir quaisquer problemas que possa estar a ter com a sua carta de eixo duplo.
Criar uma carta de eixo duplo com um eixo Y secundário pode ser uma excelente forma de visualizar correlações entre dois conjuntos de dados diferentes. Este guia explicou os passos necessários para criar um eixo Y secundário numa carta Excel e fazer uma segunda série no final da carta. Com a ajuda deste guia, deverá ser capaz de criar um gráfico de duplo eixo com facilidade.
Para adicionar uma segunda série de dados a um gráfico Excel, seleccione primeiro o gráfico. Depois, clique no separador "Chart Layout" na fita. A seguir, clicar em "Adicionar Dados" no grupo de Dados. Aparecerá uma caixa de diálogo. Na caixa de diálogo, clique na série que pretende adicionar, e depois clique em "OK".
Para adicionar um título secundário do eixo Y no Excel, siga estes passos:
1. seleccione os dados que deseja plotar.
2. Clique no separador Inserir, e depois clique no ícone do gráfico de dispersão.
3. Clique na caixa de verificação Eixo Secundário no grupo Eixos.
4. Clique no título do gráfico, e depois digite o texto que deseja.
5. Clique no título do eixo, e depois digite o texto que deseja.
Para adicionar um segundo eixo Y numa célula, é necessário utilizar um gráfico de combinação. Primeiro, seleccione os dados que deseja traçar. Depois, vá para o separador Inserir e clique no ícone da tabela de combinação. No menu pendente, seleccione a opção para uma tabela de combinação com um eixo Y secundário.
Há algumas formas de ter dois eixos y num gráfico. A forma mais fácil é utilizar um eixo secundário. Isto irá colocar um segundo eixo y no lado direito do gráfico. Outra forma é utilizar uma escala diferente para cada eixo y. Por exemplo, poderia ter um eixo y mostrando dólares e o outro eixo y mostrando percentagem.
Não existe uma forma integrada de criar um segundo eixo Y no Microsoft Excel. No entanto, pode falsificá-lo criando uma nova série de dados que é uma imagem espelho dos dados que pretende traçar no segundo eixo Y. Por exemplo, digamos que tem dados nas células A1 até A5, e pretende criar um segundo eixo Y que é uma imagem espelho destes dados. Criaria uma nova série de dados nas células B1 a B5, com as seguintes fórmulas:
=A1*-1
=A2*-1
=A3*-1
=A4*-1
=A5*-1
Depois traçaria tanto os dados originais como os novos dados num gráfico de linhas. Os dados originais seriam traçados no eixo Y primário, e os novos dados seriam traçados no eixo Y secundário.