O arranque a partir de um disco rígido secundário é uma técnica útil e conveniente para os utilizadores de computadores. Pode fornecer uma forma de fazer o backup de ficheiros e documentos importantes, bem como de aceder a ficheiros e programas a partir de um disco rígido separado. Este guia fornecerá uma visão abrangente do que é um disco rígido secundário, as diferentes formas de arrancar a partir dele, e os benefícios de o fazer.
Um disco rígido secundário é um dispositivo de armazenamento que está ligado a um sistema informático e é utilizado para além do disco rígido primário. Os discos rígidos secundários são tipicamente utilizados para capacidade de armazenamento extra ou para armazenar dados que não são utilizados com frequência. Como o nome sugere, os discos rígidos secundários são secundários ao disco rígido primário, o que significa que o disco rígido primário é a principal fonte de dados e aplicações, enquanto que o disco rígido secundário é utilizado para armazenar dados adicionais ou para fazer cópias de segurança de ficheiros importantes.
Arrancar a partir de um disco rígido secundário pode proporcionar uma série de benefícios. Por exemplo, pode fornecer uma camada adicional de segurança de dados, permitindo ao utilizador fazer o backup de ficheiros e documentos importantes no caso de uma falha do sistema ou outra perda de dados. Além disso, pode fornecer capacidade de armazenamento adicional para ficheiros grandes, permitindo que o utilizador aceda a mais dados sem ter de comprar um disco rígido primário maior. Finalmente, o arranque a partir de um disco rígido secundário pode proporcionar uma forma conveniente de aceder a ficheiros e aplicações a partir de um disco rígido separado.
Existem várias maneiras diferentes de arrancar a partir de um disco rígido secundário. Por exemplo, alguns sistemas informáticos permitem ao utilizador definir o disco rígido secundário como o dispositivo de arranque primário, o que significa que o computador arranca a partir do disco rígido secundário antes de aceder ao disco rígido primário. Além disso, alguns sistemas informáticos permitem ao utilizador definir o disco rígido secundário como um dispositivo "hot swap", o que lhe permite arrancar a partir dele sem ter de reiniciar o computador.
A fim de definir o disco rígido secundário como dispositivo de arranque primário, o utilizador deve primeiro introduzir as definições da BIOS do computador. Uma vez nas definições da BIOS, o utilizador deve localizar a secção "Ordem de arranque" e mudar o dispositivo de arranque para o disco rígido secundário. Após fazer esta alteração, o utilizador deve guardar as suas alterações e sair da BIOS. Uma vez reiniciado o computador, este arranca agora a partir do disco rígido secundário.
Para certos sistemas informáticos, é possível definir o disco rígido secundário como dispositivo "hot swap". Isto significa que o utilizador não precisa de reiniciar o computador para poder arrancar a partir do disco rígido secundário. Em vez disso, o utilizador pode simplesmente premir uma combinação de teclas específica para aceder ao disco rígido secundário. Dependendo do sistema do computador, esta combinação de teclas pode ser diferente, pelo que o utilizador deve consultar o seu manual ou documentação em linha para determinar a combinação de teclas correcta.
Em alguns casos, o utilizador pode encontrar problemas ao tentar arrancar a partir de um disco rígido secundário. A causa mais comum destes problemas é uma incompatibilidade de hardware, tal como um driver desactualizado ou um problema com o próprio disco rígido. Além disso, o utilizador pode encontrar problemas se o disco rígido secundário não estiver devidamente configurado. Nestes casos, o utilizador deve consultar o seu manual ou documentação em linha para resolver o problema.
O arranque a partir de um disco rígido secundário pode proporcionar uma série de benefícios, incluindo uma camada adicional de segurança de dados, capacidade de armazenamento adicional, e a capacidade de aceder a ficheiros e aplicações a partir de um disco rígido separado. Este guia forneceu uma visão abrangente do que é um disco rígido secundário, as diferentes formas de arrancar a partir dele, e os benefícios de o fazer. Quer seja um utilizador de computador novato ou um profissional experiente, este guia deve fornecer-lhe as informações necessárias para dominar os princípios básicos de arranque a partir de um disco rígido secundário.
Sim, pode arrancar a partir de um disco secundário. Para o fazer, necessitará de alterar a ordem de arranque nas definições da sua BIOS. Uma vez alterada a ordem de arranque, terá de guardar as suas alterações e reiniciar o seu computador. A unidade secundária será então inicializada.
Para arrancar a partir de um segundo SSD, terá de alterar a ordem de arranque na sua BIOS. Para o fazer, terá de entrar no menu da BIOS, o que normalmente é feito premindo uma tecla durante o arranque, como por exemplo F2 ou DEL. Assim que estiver no menu da BIOS, navegue para o separador "Boot" e altere a ordem dos dispositivos de arranque de modo a que o SSD seja listado primeiro. Guarde as suas alterações e saia do menu BIOS. O seu computador deve agora arrancar a partir do SSD.
Existem algumas maneiras de alterar a ordem de arranque do Windows, dependendo da versão que estiver a utilizar.
Windows XP:
1. vá para Iniciar > Painel de Controlo > Sistema.
2. Clique no separador Avançado.
3. na secção Arranque e Recuperação, clique no botão Definições.
4. na área de Arranque do Sistema, seleccione a drive de onde pretende arrancar em Sistema operativo por defeito.
5. Clique em OK para guardar as suas alterações.
Windows 7:
1. vá para Iniciar > Painel de Controlo > Sistema e Segurança.
2. Clique no link Sistema.
Clique na ligação Configurações Avançadas do Sistema, à esquerda.
4. na janela Propriedades do Sistema, clicar no separador Avançado.
5. na secção Arranque e Recuperação, clicar no botão Definições.
6. na área de arranque do sistema, seleccione a drive de onde pretende arrancar em Sistema operativo por defeito.
7. Clique em OK para guardar as suas alterações.
Windows 8/8.1:
1. vá para Search e escreva msconfig.
2. Clique no separador Boot.
3. seleccione a unidade da qual pretende arrancar em Boot Option.
Clique em Aplicar e depois em OK para guardar as suas alterações.