As operações de cópia de segurança e restauro são essenciais para qualquer sistema informático, pois permitem aos utilizadores armazenar os seus dados em segurança e restaurá-los no caso de uma falha inesperada. Windows 7 Professional oferece aos utilizadores a possibilidade de configurar uma pasta de partilha de rede a ser utilizada para estas operações. Este guia abrangente abrangerá tudo, desde os benefícios e preparação de uma pasta de partilha de rede até à configuração, configuração, segurança e manutenção deste útil recurso.
A utilização de uma pasta de partilha de rede para operações de backup e restauração oferece uma série de vantagens. Em primeiro lugar, permite aos utilizadores efectuar cópias de segurança de dados mesmo quando estão longe dos seus computadores. Os dados podem ser armazenados num local seguro, tal como um servidor alojado por um fornecedor externo. Em segundo lugar, o backup dos dados para uma pasta de partilha de rede permite aos utilizadores aceder facilmente aos seus dados a partir de qualquer computador, desde que tenham as credenciais certas. Finalmente, a utilização de uma pasta de partilha de rede proporciona uma forma conveniente de poupar espaço de armazenamento no computador, uma vez que os dados podem, em vez disso, ser armazenados no servidor remoto.
Antes de um utilizador poder configurar uma pasta de partilha de rede no Windows 7 Professional, terá de preparar a própria pasta. Isto envolve a criação da pasta num servidor remoto, tal como um serviço baseado na nuvem ou um servidor alojado por um terceiro fornecedor. Uma vez criada a pasta, o utilizador precisará de configurar as permissões necessárias para permitir que outros utilizadores acedam à pasta. Isto pode ser feito através da criação de perfis de utilizadores e da concessão das permissões apropriadas para cada utilizador.
Uma vez criada a pasta e definidas as permissões, o utilizador pode então iniciar o processo de configuração da pasta de partilha de rede no Windows 7 Professional. Isto implica lançar a rede e o centro de partilha, aceder à rede e às definições de partilha, e activar a opção "Partilha de Ficheiros e Impressora". O utilizador terá então de seleccionar a pasta que deseja partilhar e fornecer as credenciais necessárias para o acesso.
Após a configuração da pasta de partilha de rede, esta pode então ser configurada no Windows 7 Professional. Isto implica a configuração das definições desejadas, tais como a localização da pasta, as permissões de acesso, e o nível de segurança. O utilizador necessitará também de configurar a pasta para permitir a partilha de ficheiros e a transferência de dados.
Uma vez configurada e configurada a pasta, é importante proteger a pasta para garantir que os dados nela armazenados são mantidos em segurança. Isto pode ser feito através da criação de uma palavra-passe para a pasta, bem como da possibilidade de encriptação e outras medidas de segurança. O utilizador deverá também assegurar-se de que a pasta é mantida actualizada com as últimas correcções de segurança.
Para aceder à pasta de partilha de rede a partir de um computador diferente, o utilizador terá de assegurar-se de que a pasta foi configurada correctamente e de que foram fornecidas as credenciais necessárias. Uma vez configurada a pasta, o utilizador terá então de iniciar sessão na pasta e fornecer as credenciais necessárias para o acesso.
Uma vez configurada e configurada, a pasta pode então ser utilizada para operações de backup e restauração. Isto implica copiar os dados necessários para a pasta e depois restaurá-la no caso de uma falha do sistema. O utilizador pode também precisar de configurar a pasta para activar as cópias de segurança automáticas.
A fim de assegurar que a pasta de partilha de rede funciona correctamente, é importante realizar tarefas regulares de manutenção e resolução de problemas. Isto inclui assegurar que a pasta está actualizada com as últimas correcções de segurança e realizar varreduras periódicas da pasta para detectar quaisquer potenciais problemas. É também importante verificar o desempenho da pasta para garantir que está a funcionar de forma óptima.
Clique em Iniciar, e depois em Computador. Faça duplo clique no ícone da unidade ou localização da rede onde pretende partilhar a pasta. Clique com o botão direito do rato na pasta que pretende partilhar, e depois clique em Partilhar. Na caixa Nome de partilha, especifique um nome para a pasta partilhada, e depois clique em Partilhar. Para parar de partilhar a pasta, clique com o botão direito do rato na pasta, e depois clique em Stop Sharing (Partilhar).
Existem muitas formas de fazer o backup de uma pasta partilhada em rede, mas a mais comum e simples é utilizar um programa de backup de ficheiros como o utilitário gratuito SyncToy da Microsoft. Este programa permitir-lhe-á seleccionar uma pasta na sua partilha de rede e especificar outro local no seu computador ou rede para onde gostaria que os ficheiros fossem copiados. O programa irá então copiar todos os ficheiros da pasta seleccionada para o local especificado, mantendo os dois locais em sincronia.