A fragrância pode ser uma parte agradável do local de trabalho, mas quando é usada excessivamente pode tornar-se uma distracção para outros empregados e até um perigo para a sua saúde. Como empregador, é importante saber como dizer aos empregados para não usarem perfume em excesso, e elaborar uma política para gerir as fragrâncias no local de trabalho.
Quando usado em excesso, o perfume pode criar uma série de problemas de saúde para outros empregados. Aqueles com alergias ou asma podem sofrer de doenças mais graves quando expostos a fragrâncias fortes, e mesmo as pessoas sem alergias podem experimentar dores de cabeça, náuseas e problemas respiratórios. É importante compreender os riscos para a saúde associados ao perfume excessivo e educar os empregados sobre os perigos potenciais.
Em alguns casos, um pouco de perfume pode ser agradável, mas se for demasiado forte, pode tornar-se uma distracção. É importante ser capaz de reconhecer quando o cheiro do perfume se torna uma distracção e de o abordar rapidamente.
Uma vez identificados os riscos potenciais de perfume excessivo, é importante elaborar uma política que aborde a questão. A política deve indicar claramente as expectativas dos empregados e as consequências de não seguir a política.
Uma vez elaborada a política, é importante comunicá-la aos empregados. Os trabalhadores devem ter a oportunidade de fazer perguntas e expressar as suas preocupações.
A política deve estabelecer directrizes razoáveis para o uso de perfumes, tais como limitar a quantidade de perfume utilizada, ou estabelecer horários específicos em que o perfume pode ser usado.
A criação de um ambiente de trabalho de apoio é a chave para uma implementação bem sucedida da política. Os trabalhadores devem ser sensibilizados para o facto de que a política está em vigor para proteger a saúde e segurança de todos no local de trabalho.
A política deve também oferecer alternativas ao uso de perfumes, tais como o uso de loções ou outros produtos perfumados. Os trabalhadores devem ser encorajados a utilizar estas alternativas sempre que possível.
Uma vez que a política tenha sido comunicada e as alternativas tenham sido oferecidas, é importante fazer cumprir a política. Os funcionários que violem a política devem ser lembrados da mesma e avisados.
Uma vez implementada a política, é importante avaliar os resultados. Isto pode ser feito através de inquéritos ou conversas informais com os empregados. Isto ajudará os empregadores a determinar se a política é eficaz e a fazer ajustamentos conforme necessário.
Ao compreender os riscos de saúde associados ao perfume excessivo, elaborar uma política de fragrâncias, comunicar a política aos empregados, estabelecer directrizes razoáveis para a utilização de perfumes, criar um ambiente de trabalho de apoio, oferecer alternativas à utilização de perfumes, aplicar a política, e avaliar os resultados da política, os empregadores podem gerir eficazmente as fragrâncias dos empregados no local de trabalho.
Sim, um empregador pode dizer a um empregado para não usar perfume. Se o empregador tiver uma política contra o uso de perfumes, o empregado deve seguir a política.
Se tiver um colega de trabalho que usa demasiado perfume, o melhor a fazer é falar directamente com ele. Deixe-os saber que o perfume é avassalador e peça-lhes que, por favor, o baixem. Se eles não quiserem ou não puderem fazê-lo, poderá ser necessário falar com um supervisor ou representante de RH.
Há algumas coisas que pode fazer para lidar com os odores no trabalho:
- Fale directamente com a pessoa e peça-lhe que se abstenha de usar cheiros fortes.
- Se a pessoa não estiver disposta a deixar de usar cheiros, pode pedir para ser transferida para uma área diferente do escritório.
- Pode também tentar usar ambientadores ou difusores na sua própria área de trabalho para ajudar a mascarar o cheiro.
Se notar que um empregado tem odor corporal, deve abordar o assunto o mais rapidamente possível. Dependendo da gravidade do problema, poderá ter necessidade de ter uma conversa com o funcionário em privado. Explique que notou que eles têm odor corporal e que este está a afectar o ambiente de trabalho. Dê-lhes a oportunidade de explicar a situação e oferecer sugestões sobre como abordar o problema. Se o funcionário não quiser ou não for capaz de resolver o problema, poderá ter de tomar medidas disciplinares, até e incluindo a demissão.
Não existe uma resposta única para esta pergunta, pois a melhor maneira de dizer a um empregado para se vestir mais adequadamente dependerá da situação específica e da relação entre o gestor e o empregado. No entanto, algumas dicas sobre como abordar esta conversa incluem ser claro e conciso sobre o que não é aceitável, oferecer sugestões específicas sobre o que seria mais apropriado, e estar aberto a ouvir o feedback do empregado. É também importante lembrar que se trata de uma conversa e não de uma palestra, pelo que o gestor deve ser respeitoso e evitar ser julgado como julgador.