Compreender o cálculo de uma taxa de juro periódica diária

o que é uma taxa de juro periódica diária?

Uma taxa de juro periódica diária é uma taxa percentual aplicada a um empréstimo ou saldo de depósito que é calculada diariamente e paga ao longo de um período de tempo. Este tipo de taxa de juro é tipicamente utilizado quando o montante do empréstimo ou do depósito é significativo, e o cálculo da taxa de juro numa base diária permite uma avaliação precisa do montante total devido.

Diferentes tipos de cálculos de juros

O cálculo de uma taxa de juro periódica diária pode ser determinado utilizando quer o método dos juros simples quer o método dos juros compostos. Com juros simples, os juros são calculados apenas com base no montante do capital, enquanto que com juros compostos, os juros são calculados com base no capital e em quaisquer juros que se tenham acumulado ao longo do período.

cálculo de juros simples

O cálculo de juros simples implica multiplicar o montante do capital pela taxa de juro diária e depois dividi-lo pelo número total de dias do período. Por exemplo, se um empréstimo de $500 for contraído por um período de 30 dias, e a taxa de juro diária for de 2%, então o montante de juro simples devido no final do período seria de $30.

cálculo de juros compostos

O cálculo de juros compostos requer uma fórmula ligeiramente mais complexa. A fórmula envolve multiplicar o montante do capital pela taxa de juro diária, depois adicionar este montante ao capital e multiplicá-lo novamente pela taxa de juro diária para determinar o montante total devido no final do período.

Compreender a Taxa Percentual Anual

A Taxa Percentual Anual (TAEG) é um valor normalmente utilizado para comparar diferentes produtos de empréstimo. É calculada tomando o montante total de juros devidos ao longo do ano, e dividindo-o pelo montante total do empréstimo para determinar a taxa percentual anual.

Cálculo da taxa de juro de uma conta bancária

A taxa de juro de uma conta bancária é normalmente calculada multiplicando o montante do capital pela taxa de juro diária, dividindo-o em seguida pelo número total de dias do ano. Este cálculo é então multiplicado pelo número total de dias do período para determinar o montante total devido no final do período.

Factores que afectam a taxa de juro

A taxa de juro de um empréstimo ou depósito pode ser afectada pelo montante do empréstimo ou depósito, a duração do empréstimo ou depósito, o tipo de cálculo de juros utilizado, e as taxas de mercado prevalecentes. O conhecimento destes factores pode ajudá-lo a determinar a melhor taxa de juro para a sua situação particular.

Compreender os limites das taxas de juro

Os limites das taxas de juro são utilizados para limitar o montante dos juros que podem ser cobrados sobre um empréstimo ou depósito. Estes limites são normalmente determinados pelo credor e podem variar dependendo do tipo de empréstimo ou de depósito.

Cálculo dos juros sobre uma hipoteca

O cálculo dos juros sobre uma hipoteca é ligeiramente diferente dos outros tipos de empréstimos e depósitos. Tipicamente, a taxa de juro é determinada pelo mutuante e é aplicada ao montante do capital durante o decurso do empréstimo. O montante de juros pago é calculado multiplicando o montante do capital pela taxa de juro diária, dividindo-o em seguida pelo número total de dias do período.

FAQ
Como se calcula a taxa de juro diária de um empréstimo?

Para calcular a taxa de juro diária de um empréstimo, dividir a taxa de juro anual por 365. Isto dar-lhe-á a taxa de juro diária. Por exemplo, se a taxa de juro anual de um empréstimo for 6%, a taxa de juro diária seria de 0,0165%.

Como calcular os juros diários do cartão de crédito?

A taxa de juro diária de cartão de crédito é determinada pela TAEG do cartão de crédito, ou taxa percentual anual. Para calcular a taxa de juro diária, dividir a TAEG por 365. Por exemplo, se um cartão de crédito tiver uma TAEG de 18%, a taxa de juro diária seria de 0,049% (18% dividido por 365).

Para calcular a taxa de juro diária, multiplicar a taxa de juro diária pelo saldo actual no cartão de crédito. Por exemplo, se o saldo actual num cartão de crédito for $1.000 e a taxa de juro diária for 0,049%, a taxa de juro diária seria de $4,90 ($1.000 x 0,049%).

Algumas empresas de cartões de crédito utilizam um saldo médio diário para calcular os encargos com juros, o que tem em conta quaisquer alterações no saldo durante o ciclo de facturação. Para calcular o saldo médio diário, adicionar o saldo no início de cada dia do ciclo de facturação, e dividir esse número pelo número de dias no ciclo de facturação.

Como calcular a taxa diária por mês?

Para calcular a taxa diária por mês, dividir a taxa mensal pelo número de dias do mês. Por exemplo, se a taxa mensal for $100 e houver 30 dias no mês, a taxa diária seria $3,33 ($100 dividido por 30).

O que é 6% de juros compostos diariamente?

Os juros compostos são quando os juros são obtidos não só sobre o montante original do capital de um empréstimo ou depósito, mas também sobre os juros acumulados de períodos anteriores. Quanto mais frequentemente os juros são compostos, maior é o montante de juros acumulados.

No caso de 6% de juros compostos diariamente, os juros são ganhos diariamente sobre o montante do capital mais quaisquer juros acumulados. Assim, se depositar $100 numa conta com 6% de juros compostos diariamente, ganhará $0,06 de juros no primeiro dia. No dia seguinte, ganharia juros sobre os $100 originais mais os $0,06 de juros acumulados no dia anterior, num total de $0,12 de juros. Este processo continuaria todos os dias, com os juros ganhos a aumentarem em $0,06 cada dia.

Após um ano, teria ganho um total de $21,90 de juros, o que é mais do dobro dos $10,00 de juros que teria ganho se os juros fossem compostos anualmente.