O Código Comercial Uniforme (UCC) é um conjunto de leis que regem as transacções comerciais em todo o território dos Estados Unidos. Ao abrigo do UCC, compradores e vendedores são responsáveis por diferentes riscos de perda que podem surgir no decurso de uma transacção. Este artigo fornecerá uma visão geral do UCC e do risco de perda a ele associado.
O UCC é o principal conjunto de leis que regem as transacções comerciais nos Estados Unidos da América. O CCU é um conjunto uniforme de leis estatais que foram adoptadas por todos os 50 estados, o Distrito de Columbia, e as Ilhas Virgens Americanas. O UCC abrange a maioria dos aspectos das transacções comerciais, incluindo vendas, arrendamentos, contratos, e financiamento.
Sob o UCC, o risco de perda é da responsabilidade da parte que possui os bens no momento da transacção. Isto significa que o risco de perda vai para o comprador uma vez que os bens tenham sido entregues a este. No entanto, existem algumas excepções a esta regra, tais como quando o vendedor é responsável pelo seguro da mercadoria.
Existem várias excepções comuns ao UCC e risco de perda. Uma excepção é quando as mercadorias são danificadas durante o trânsito ou a entrega. Neste caso, o vendedor pode ser responsável pela perda, dependendo dos termos do contrato. Existem também certas circunstâncias em que o vendedor pode ser responsável pelo risco de perda, tais como quando as mercadorias são roubadas ou destruídas após a entrega.
O UCC também se aplica às transacções electrónicas e ao risco de perda associado às mesmas. Ao abrigo do UCC, o risco de perda é considerado como sendo da responsabilidade do comprador uma vez que os bens lhes tenham sido entregues. No entanto, existem algumas excepções a esta regra, tais como quando os bens são danificados durante a transmissão electrónica.
O UCC também se aplica a transacções internacionais e ao risco de perda associado às mesmas. Numa transacção internacional, o risco de perda é considerado como sendo da responsabilidade do comprador uma vez que os bens lhes tenham sido entregues, salvo disposição em contrário no contrato.
A UCC também aborda a questão da força maior e do risco de perda. Ao abrigo do CCU, o risco de perda é considerado como sendo da responsabilidade da parte que possui os bens no momento da transacção, salvo especificação em contrário no contrato. No entanto, existem algumas excepções a esta regra, tais como quando os bens são danificados devido a um acto de natureza ou outro evento de força maior.
Este artigo forneceu uma visão geral da UCC e do risco de perda a ela associado. Ao abrigo do CCU, compradores e vendedores são responsáveis por diferentes riscos de perda que possam surgir no decurso de uma transacção. O risco de perda é considerado como sendo da responsabilidade do comprador uma vez que os bens lhes tenham sido entregues, salvo disposição em contrário no contrato. Há também várias excepções a esta regra, tais como quando as mercadorias são danificadas durante o trânsito e as transacções internacionais.