A criação de um plano de lugares requer que considere o tamanho e a forma do seu espaço de restaurante e o número de convidados que pode sentar confortavelmente.
Um plano de lugares deve ser concebido para maximizar a utilização do espaço e proporcionar a disposição mais confortável para os hóspedes. Considere o tipo de mesas e cadeiras que irá utilizar, assim como a disposição do restaurante.
Ao sentar os hóspedes, certifique-se de que existe um caminho livre para que os hóspedes se possam movimentar no restaurante. Isto evitará o congestionamento e tornará mais fácil para o pessoal deslocar-se pelo restaurante.
Considerar as necessidades do cliente ao atribuir mesas. Por exemplo, mesas maiores podem ser necessárias para festas, enquanto que mesas mais pequenas são mais adequadas para casais ou grupos mais pequenos.
Se o seu restaurante tiver uma área de bar, esta pode ser utilizada para acomodar convidados adicionais ou para fornecer lugares extra para grupos.
Se tiver uma área exterior, certifique-se de designar áreas que possam ser utilizadas pelos hóspedes. Esta pode ser uma área ideal para acomodar grupos maiores ou para providenciar lugares adicionais para aqueles que querem jantar ao ar livre.
Se o seu restaurante acolher eventos especiais, considere a atribuição de mesas que possam ser utilizadas para estes eventos. Isto ajudará a assegurar que o plano de lugares seja adaptado às necessidades dos convidados.
Para garantir que os clientes possam reservar mesas para as suas refeições, considere a possibilidade de estabelecer um sistema de reserva de mesas. Isto poderia incluir um sistema de reservas online, uma linha telefónica, ou uma mesa de reservas.
Com estas estratégias em mente, pode criar um óptimo plano de lugares para o seu restaurante que assegurará uma experiência confortável e agradável para os seus convidados.
A capacidade de lugares de um restaurante é o número máximo de pessoas que podem ser acomodadas na área de refeições em qualquer altura. Para calcular a capacidade de lugares, é necessário conhecer as dimensões da zona de jantar e o tamanho médio de um restaurante.
Assumindo que a área de jantar é rectangular, é possível calcular a capacidade de lugares sentados multiplicando o comprimento da sala pela largura, e depois dividindo pelo tamanho médio de um restaurante. Por exemplo, se a sala tiver 10 pés de comprimento e 8 pés de largura, e o tamanho médio de um comensal for 2 pés quadrados, a capacidade de lugares seria de 40.
Se a sala não for rectangular, ou se quiser uma estimativa mais precisa, pode usar um mapa de lugares para calcular a capacidade. Para o fazer, terá de medir as dimensões da sala e desenhar uma planta do andar. Depois, poderá utilizar um mapa de lugares na Internet para introduzir as medidas e calcular a capacidade.
Há muitos programas que podem ser utilizados para fazer um mapa de lugares sentados. Algumas escolhas comuns incluem Microsoft Excel, Google Sheets, e Adobe Illustrator. Cada programa tem o seu próprio conjunto único de características e capacidades, por isso é importante escolher aquele que melhor satisfaz as suas necessidades. Por exemplo, o Excel é uma boa escolha para criar um gráfico simples de lugares sentados que possa ser facilmente editado, enquanto o Illustrator é uma melhor escolha para criar um gráfico mais complexo e visualmente apelativo.
Há muitas formas de criar um plano de assentos em Excel, mas um método comum é usar a função "Tabela". Para o fazer, seleccione primeiro as células que pretende incluir no seu plano de assentos. Depois, vá para o separador "Inserir" e clique em "Tabela". Na caixa de diálogo "Criar Tabela" que aparece, certifique-se de que a sua selecção está correcta e depois clique em "OK". O seu plano de assentos será agora criado!
Há algumas coisas de que necessitará para fazer um quadro de assentos:
Uma caneta ou lápis
Uma régua ou fita métrica
Um pedaço de papel
Uma lista das pessoas que estarão sentadas na moldura
Primeiro, terá de decidir o tamanho da moldura. Assim que tiver as dimensões, utilize a sua régua ou fita métrica para desenhar a moldura no pedaço de papel.
Em seguida, terá de determinar quantas pessoas estarão sentadas na moldura. Uma vez que tenha esse número, divida a moldura em secções iguais. Por exemplo, se tiver uma moldura de 2 metros de largura e tiver 10 pessoas sentadas na moldura, cada pessoa terá uma secção de 2 metros de largura.
Finalmente, rotular cada secção com o nome da pessoa que aí estará sentada. Uma vez terminado, deverá ter uma tabela de lugares sentados que se pareça com isto:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Pessoa 1 Pessoa 2 Pessoa 3 Pessoa 4 Pessoa 5
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
A disposição mais eficaz dos lugares varia consoante os objectivos do evento. Por exemplo, se o objectivo for encorajar o trabalho em rede, então uma disposição mais aberta dos lugares seria melhor. Por outro lado, se o objectivo for encorajar a concentração e concentração, então uma disposição mais tradicional de lugares seria melhor.