O Ubuntu é um sistema operativo popular de código aberto que é utilizado por muitos utilizadores em todo o mundo. Uma das grandes características do Ubuntu é que inclui uma interface de linha de comando que permite aos utilizadores interagir facilmente com o seu sistema e executar várias tarefas. Isto pode ser especialmente útil quando se trata de gerir ficheiros, pois permite aos utilizadores navegar rapidamente, abrir e editar ficheiros sem ter de utilizar uma interface gráfica. Neste artigo, discutiremos como abrir e gerir ficheiros PDF a partir da linha de comando no Ubuntu.
Antes de poder abrir e editar ficheiros PDF a partir da linha de comando no Ubuntu, terá de instalar as ferramentas necessárias. Existem algumas ferramentas diferentes que podem ser utilizadas para interagir com ficheiros PDF, incluindo os pacotes xpdf, poppler-utils, e pdfedit. Para instalar estes pacotes, basta usar o comando apt-get com o nome do pacote como argumento.
Uma vez instaladas as ferramentas necessárias, será necessário criar um ponto de acesso para ficheiros PDF na linha de comando. Isto pode ser feito através da criação de um directório na sua pasta pessoal especificamente para ficheiros PDF. Para tal, utilize o comando mkdir, seguido do nome do directório.
Uma vez criado o directório, pode agora navegar para ele na linha de comando. Para o fazer, utilize o comando cd seguido do nome do directório. Isto permitir-lhe-á visualizar o conteúdo do directório e interagir com ele a partir da linha de comando.
Acesso aos ficheiros PDF na linha de comando
Depois de navegar para o directório de ficheiros PDF, pode agora usar o comando ls para ver o conteúdo do directório e ver quaisquer ficheiros PDF que nele estejam armazenados. Para ver o conteúdo de um ficheiro PDF específico, utilize o comando xpdf seguido do nome do ficheiro.
Para abrir um ficheiro PDF na linha de comando, use o comando xpdf seguido do nome do ficheiro. Isto abrirá o ficheiro num visualizador baseado em texto, permitindo-lhe ver o conteúdo do ficheiro sem ter de o abrir num editor gráfico.
O comando xpdf também pode ser usado para editar ficheiros PDF a partir da linha de comando. Para o fazer, utilize o comando pdfedit seguido do nome do ficheiro. Isto abrirá o ficheiro num editor baseado em texto, permitindo-lhe fazer alterações ao ficheiro sem ter de o abrir num editor gráfico.
Uma vez terminada a edição de um ficheiro PDF, pode fechá-lo a partir da linha de comando, utilizando o comando q. Isto fechará o visualizador ou editor baseado em texto, guardando quaisquer alterações que tenham sido feitas ao ficheiro.
A linha de comando pode ser uma ferramenta poderosa para interagir com ficheiros PDF no Ubuntu. Instalando as ferramentas necessárias e criando um ponto de acesso para ficheiros PDF na linha de comando, os utilizadores podem rápida e facilmente abrir, visualizar, e editar ficheiros PDF sem terem de utilizar uma interface gráfica.
Sim, o Ubuntu tem um visualizador de PDF chamado Evince.
Há algumas maneiras diferentes de ler PDFs na linha de comando do Linux. Uma maneira é usar o comando "pdftotext". Este comando converterá o PDF num ficheiro de texto que poderá então ler utilizando um editor de texto. Outra forma é usar o comando "pdfinfo". Este comando dar-lhe-á informações sobre o PDF, tais como o número de páginas, o tamanho do PDF, e assim por diante. Finalmente, pode também usar o comando "pdftoppm" para converter o PDF num ficheiro de imagem que poderá então visualizar utilizando um visualizador de imagens.
Há algumas formas diferentes de visualizar ficheiros PDF no Linux. Uma maneira é utilizar a ferramenta de linha de comando chamada "pdftotext". Esta ferramenta permitir-lhe-á ver o ficheiro PDF como saída de texto. Outra forma é utilizar um visualizador de PDF, tal como "evince". Isto permitir-lhe-á visualizar o ficheiro PDF no seu formato original.
Há algumas maneiras de abrir um PDF no Linux. Uma maneira é usar um visualizador de PDF como o Okular, Evince, ou Adobe Reader. Outra maneira é usar um conversor PDF para HTML como pdf2htmlEX.
Assumindo que está a usar uma distribuição Linux moderna, pode abrir um ficheiro no terminal usando o seguinte comando:
$xdg-open
Isto abrirá o ficheiro utilizando a aplicação padrão associada com o tipo de ficheiro. Por exemplo, se estiver a tentar abrir um ficheiro PDF, este será aberto no seu visualizador de PDF predefinido.