Parte 1: Como configurar recibos de leitura de Gmail
Os recibos de leitura de Gmail permitem-lhe saber quando alguém abriu os seus emails, o que pode ser útil quando precisa de confirmar que uma mensagem foi lida. Para configurar recibos de leitura no Gmail, terá de activar a funcionalidade em Definições. Pode fazê-lo clicando no ícone de equipamento no canto superior direito da janela do Gmail, seleccionando Definições, e depois indo para o separador Geral. Uma vez lá, terá de percorrer até à secção "E-mail Read Receipts" (Recibos de Leitura de Email). Marque a caixa que diz "Enviar recibos de leitura para e-mails que abro" e clique em Guardar Alterações.
Uma vez activados os recibos de leitura, poderá dizer se alguém abriu os seus e-mails. Quando receber um e-mail na sua conta Gmail, verá uma marca de verificação ao lado do e-mail. Esta marca de verificação aparecerá se o seu destinatário tiver aberto a mensagem. Se não tiver aberto a mensagem, a marca de verificação não aparecerá.
Quando activa a leitura de recibos na sua conta Gmail, tem a opção de enviar um recibo quando abre uma mensagem de correio electrónico ou de solicitar um recibo quando envia a mensagem. Se optar por enviar um recibo, quaisquer e-mails que abrir serão acompanhados de um recibo lido. Em alternativa, se optar por pedir um recibo, pode adicionar um link "Request Read Receipt" (Pedir Recibo de Leitura) ao fundo de qualquer e-mail que enviar. Se o destinatário clicar neste link, ser-lhe-á enviada uma notificação de que o seu correio electrónico foi aberto.
Se não quiser permitir a leitura de recibos ou solicitar um recibo de leitura para cada e-mail que enviar, ainda existem algumas técnicas que pode utilizar para saber se alguém leu o seu e-mail. Uma forma é utilizar as etiquetas "Entregue" e "Aberto" no Gmail. Quando enviar um e-mail, este será rotulado como "Entregue" na sua pasta "Enviado". Se o destinatário a abrir, a etiqueta mudará para "Aberto". Pode também usar um pixel de rastreio no seu correio electrónico. Esta é uma pequena imagem que será descarregada quando o destinatário abrir o correio electrónico.
Se solicitou um recibo de leitura e não o recebeu, podem existir algumas razões diferentes. Primeiro, o destinatário poderia ter desactivado a leitura de recibos na sua conta Gmail. Segundo, o destinatário poderia ter bloqueado o pedido de leitura de recibo. Terceiro, o e-mail pode ter ido para a sua pasta de spam e o destinatário pode não o ter visto. Se mesmo assim não receber um recibo lido depois de verificar estas possibilidades, poderá ter de enviar um e-mail de seguimento para o destinatário.
Ao decidir qual o método de recibo de leitura a utilizar, é importante considerar o contexto da sua mensagem. Se está a enviar uma mensagem importante que requer uma resposta, pode ser melhor solicitar um recibo de leitura para que saiba que o destinatário o viu. No entanto, se não necessitar de resposta ou se a mensagem não for sensível ao tempo, o envio de um recibo de leitura pode ser desnecessário.
A utilização de recibos lidos pode ser benéfica em muitas situações. Pode ajudá-lo a confirmar que o seu correio electrónico foi visto e que pode esperar uma resposta. Pode também ajudá-lo a acompanhar o progresso dos seus emails e assegurar que os seus destinatários estão a receber as mensagens que está a enviar.
Embora a leitura de recibos possa ser útil, há alguns problemas comuns que podem surgir quando os utiliza. Uma questão é que alguns e-mails podem não ser entregues devido a um pedido bloqueado, ou o destinatário pode ter desactivado a leitura de recibos nas suas definições. Se isto acontecer, poderá ser necessário verificar se o destinatário não bloqueou os pedidos ou desactivou a leitura dos recibos. Poderá também ter de reenviar o seu correio electrónico ou contactar directamente o destinatário para se certificar de que este o recebeu.