Os ficheiros de alcatrão são arquivos utilizados para armazenar e transportar múltiplos ficheiros. São mais comummente utilizados em sistemas operativos Linux e Unix, embora também possam ser abertos noutros sistemas. Os ficheiros de alcatrão são normalmente comprimidos e requerem software como alcatrão ou zip para os abrir.
Antes de começar a extrair ficheiros de alcatrão no Terminal, certifique-se de que o pacote de alcatrão está instalado. Isto pode ser feito através da execução do comando "tar --version". Se o alcatrão não estiver instalado, pode ser instalado com o comando "sudo apt install tar".
Tar pode ser usado em Linux com o comando "tar". Este comando pode ser usado para extrair ficheiros tar, comprimir ficheiros tar, e listar ficheiros tar. Para extrair ficheiros tar, é utilizado o comando "tar -xvf ". Este comando extrairá todos os ficheiros do arquivo do alcatrão para o directório actual.
O comando "tar -xvf " pode ser utilizado para extrair ficheiros de alcatrão em Terminal. A opção "-x" é utilizada para extrair o ficheiro de alcatrão, a opção "-v" é utilizada para mostrar o progresso do processo de extracção, e a opção "-f" é utilizada para especificar o nome do ficheiro de alcatrão. Por exemplo, para extrair o arquivo "myarchive.tar", é utilizado o comando "tar -xvf myarchive.tar".
Após extrair o ficheiro de alcatrão, os componentes do ficheiro de alcatrão podem ser desembalados. Isto pode ser feito com o comando "tar -xvf". A opção "-x" é utilizada para extrair o ficheiro de alcatrão, e a opção "-v" é utilizada para listar o conteúdo do ficheiro de alcatrão. A opção "-f" é utilizada para especificar o nome do ficheiro de alcatrão. Por exemplo, para desembalar o arquivo "myarchive.tar", é utilizado o comando "tar -xvf myarchive.tar".
Os ficheiros de alcatrão podem ser comprimidos em Terminal com o comando "tar -cvf ". A opção "-c" é utilizada para criar um ficheiro de alcatrão, a opção "-v" é utilizada para mostrar o progresso do processo de compressão, e a opção "-f" é utilizada para especificar o nome do ficheiro de alcatrão. Por exemplo, para comprimir o arquivo "myarchive.tar", é utilizado o comando "tar -cvf myarchive.tar".
Existem vários problemas comuns que podem ocorrer quando se extraem ficheiros de alcatrão. Se o ficheiro de alcatrão estiver corrompido, pode ser reparado com o comando "tar --repair". Se o ficheiro de alcatrão não estiver a extrair correctamente, pode ser verificado com o comando "tar --verify". Se o ficheiro tar não estiver a extrair de todo, pode ser extraído com o comando "tar --force".
Ao extrair ficheiros de alcatrão, é importante lembrar de especificar o caminho correcto para o ficheiro. É também importante manter o ficheiro de alcatrão no mesmo directório que os ficheiros extraídos. Para dicas e recursos adicionais, consulte a documentação do alcatrão.
O primeiro passo é descarregar o ficheiro de alcatrão a partir da Internet. O passo seguinte é abrir um terminal e navegar até ao directório onde se encontra o ficheiro de alcatrão. O terceiro passo é extrair o ficheiro tar executando o seguinte comando: tar -xvf filename.tar. O quarto passo é navegar para a directoria extraída e executar o comando ls para ver o conteúdo do ficheiro tar.
Para descompactar um ficheiro tar.gz em terminal Linux, digite o seguinte comando:
tar -xvzf file.tar.gz
Isto irá extrair o conteúdo do ficheiro file.tar.gz para o directório actual.
Existem algumas maneiras diferentes de descompactar um ficheiro no Linux. A forma mais comum é utilizar o comando unzip. Isto pode ser feito através da execução do seguinte comando:
Descompactar nome de ficheiro.zip
Isto irá descompactar o ficheiro e extrair o conteúdo para o directório actual. Se quiser extrair o conteúdo para um directório diferente, pode especificar o caminho como se segue:
Descompactar nome de ficheiro.zip -d /caminho/para/directório
Outra forma de descompactar um ficheiro é usar o comando gunzip. Isto pode ser feito através da execução do seguinte comando:
gunzip filename.zip
Isto irá descomprimir o ficheiro e extrair o conteúdo para o directório actual. Se quiser extrair o conteúdo para um directório diferente, pode especificar o caminho como se segue:
nome do ficheiro gunzip.zip -d /caminho/para/directório
Finalmente, pode também usar o comando tar para descomprimir um ficheiro. Isto pode ser feito através da execução do seguinte comando:
tar -xzvf filename.zip
Isto irá descomprimir o ficheiro e extrair o conteúdo para o directório actual. Se quiser extrair o conteúdo para um directório diferente, pode especificar o caminho como se segue:
tar -xzvf filename.zip -C /caminho/para/directório
Existem duas formas comuns de abrir ficheiros .tar na linha de comando:
1. usar o comando tar. Por exemplo, para extrair o conteúdo do ficheiro myfile.tar:
tar xvf myfile.tar
2. Usar os comandos gzip e tar em conjunto. Por exemplo, para extrair o conteúdo do myfile.tar.gz:
gzip -d myfile.tar.gz
tar xvf myfile.tar