Como proprietário de um negócio, colocar o seu produto nas prateleiras de uma mercearia pode ser parte integrante do sucesso do seu negócio. Quer esteja a vender artigos alimentares, produtos de higiene pessoal, ou artigos para o lar, ter o seu produto disponível nas mercearias pode ajudá-lo a alcançar uma base de clientes maior e aumentar as vendas. Mas como é que o faz acontecer? Neste guia, vamos acompanhá-lo através das etapas de colocação do seu produto nas prateleiras das mercearias.
A fim de colocar o seu produto nas prateleiras das mercearias, precisa de compreender como funcionam as mercearias. Comece por pesquisar como diferentes lojas armazenam as suas prateleiras, que tipos de produtos transportam, e quais são as suas necessidades para aceitar novos produtos. Tome nota de quaisquer tendências que veja nas lojas que visita, pois isto pode ajudá-lo a determinar que tipo de embalagem de produtos e estratégias de marketing funcionarão melhor para o seu produto.
Depois de ter feito a sua pesquisa, é altura de começar a procurar potenciais parceiros de mercearia. Se está apenas a começar, talvez queira considerar primeiro as lojas mais pequenas e locais, uma vez que muitas vezes estão mais abertas a transportar novos produtos. Também pode chegar a lojas maiores, embora possa ser necessário ser mais persistente para conseguir a sua atenção. Em qualquer dos casos, é importante fazer a sua pesquisa e certificar-se de que a loja se adequa bem ao seu produto.
Quando tiver identificado potenciais parceiros de mercearia, é altura de desenvolver um passo que os ajude a convencer a transportar o seu produto. Pense no que torna o seu produto único e porque será uma adição valiosa às prateleiras da mercearia. Pense em criar uma apresentação que esboce os benefícios do seu produto e como este será apelativo para os seus clientes.
Uma vez assegurado um potencial parceiro, é necessário criar uma embalagem de produto que funcione bem nas prateleiras da mercearia. Pense em como os compradores irão interagir com o seu produto, e desenhe embalagens que sejam claras, apelativas e fáceis de navegar. Além disso, considere o tamanho do seu produto ao desenhar a embalagem, uma vez que as lojas têm normalmente um espaço limitado nas prateleiras.
Para além da embalagem do produto, terá também de criar uma listagem para o seu produto que será utilizada pela loja para acompanhar as vendas e o inventário. Isto deverá incluir informação sobre o seu produto, como o seu nome, tamanho, preço, e quaisquer outros detalhes relevantes. Certifique-se de que a listagem é exacta e fácil de ler, pois isto ajudará a loja a acompanhar as vendas e a manter o seu produto em stock.
Antes de o seu produto poder ser vendido numa mercearia, tem de se certificar de que cumpre todos os requisitos e regulamentos necessários. Isto inclui a obtenção das certificações, rótulos e licenças necessárias, bem como assegurar que o seu produto cumpre as normas locais e nacionais de saúde e segurança. Certifique-se de que está ciente de todos os regulamentos e requisitos antes de apresentar o seu produto a uma loja.
Uma vez assegurado um lugar para o seu produto nas prateleiras da mercearia, é importante manter-se no topo das tendências da indústria. Isto irá ajudá-lo a garantir que o seu produto ainda é apelativo para os compradores e que está a tirar partido de quaisquer novas oportunidades. Certifique-se de monitorizar as tendências dos consumidores e de se manter actualizado sobre novos produtos e promoções de marcas concorrentes.
Quando se trata de fixar o preço do seu produto, é necessário ter em conta as próprias estratégias de preços e margens da loja. Certifique-se de negociar um preço que seja justo tanto para si como para a loja, e esteja aberto a fazer ajustamentos, se necessário. Deve também considerar quaisquer preços promocionais ou descontos que possam estar disponíveis, uma vez que estes podem ajudá-lo a atrair mais clientes.
Finalmente, é importante manter-se à frente da concorrência quando se trata de colocar o seu produto nas prateleiras das mercearias. Monitorize o que outras marcas estão a fazer, e considere como pode fazer com que o seu produto se destaque. Isto pode significar desenvolver embalagens de produtos únicos ou oferecer promoções exclusivas para os compradores.
Seguindo os passos delineados neste guia, pode colocar o seu produto nas prateleiras das mercearias e começar a construir a sua base de clientes. Lembre-se de fazer a sua pesquisa, desenvolva um passo convincente, e mantenha-se no topo das tendências para que se possa manter competitivo. Com a abordagem certa, pode colocar o seu produto em frente de mais compradores e aumentar as suas vendas.
As mercearias obtêm os seus produtos de várias fontes, incluindo agricultores, fabricantes de alimentos e distribuidores. Os agricultores normalmente vendem os seus produtos a mercearias através de grossistas ou distribuidores. Os fabricantes de produtos alimentares podem vender os seus produtos directamente a mercearias ou através de distribuidores. Os distribuidores vendem tipicamente os seus produtos a mercearias a granel, que as lojas depois reembalam e vendem aos clientes.