D-Link's DWL-6610AP dual-band access point oferece um modo cluster auto-configurável para gerir até sete outros dispositivos idênticos. Segundo a D-Link, o DWL-6610AP opera na banda de 2,4 GHz de acordo com o padrão 802.11b/g/n a até 300 Mbps, e na banda de 5 GHz de acordo com 802.11ac a até 867 Mbps. As antenas formadoras de feixes são projetadas para otimizar a conexão de rádio com cada cliente, reduzindo reflexos e interferências. Para dividir de forma ideal as bandas de frequência, o dispositivo utiliza a "direcção de banda" para evitar que os clientes com capacidade de 5-GHz se liguem à banda mais lenta e normalmente mais frequentada de 2,4-GHz. Uma porta Ethernet gigabit está disponível para conexão a um switch.
Quando o DWL-6610AP é operado de forma independente, o dispositivo pode ser configurado e gerenciado através do navegador, de acordo com o D-Link. Se um controlador como o D-Link DWC-2000 for utilizado, de acordo com o fabricante, os dados de configuração, atualizações de firmware ou relatórios são feitos e recuperados centralmente no controlador.
No modo cluster auto-configurável, é possível uma gestão simplificada de até oito DWL-6610APs. A configuração de um dispositivo é sincronizada com até sete outros dispositivos idênticos, que depois funcionam como um ponto de acesso virtual. A distribuição de clientes, informações de roteamento e dados de acesso são compartilhados entre os oito pontos de acesso e mantidos sempre atualizados. Desta forma, pequenas empresas poderiam cobrir uma grande área com uma WLAN.
De acordo com D-Link, o ponto de acesso suporta 802.1p Qualidade de Serviço (QoS) para priorizar pacotes de dados com tempo crítico, tais como VoIP ou DSCP. O Wi-Fi Multimedia (WMM) destina-se à optimização de conteúdos streamed, como IPTV ou DVB-IPI. Uma forma de partilha de carga rejeitaria novos pedidos de conexão e os passaria para modelos vizinhos, caso muitos clientes já estivessem conectados ao DWL-6610AP.