Um guia completo para descomprimir ficheiros com Winrar
Winrar é um programa utilitário de arquivamento que permite aos utilizadores manipularem ficheiros comprimidos. É particularmente útil para descompactar ficheiros, o que pode ser feito com alguns passos simples. Winrar está disponível para sistemas operativos Windows, Mac, e Linux.
O primeiro passo na utilização de Winrar é descarregar e instalar o software Winrar. Isto pode ser feito visitando o website Winrar e seguindo as instruções fornecidas. Uma vez concluída a instalação, Winrar está pronto para ser utilizado.
Uma vez instalado Winrar, o passo seguinte é localizar o ficheiro que precisa de ser descompactado. Isto pode ser feito procurando o ficheiro nas pastas do computador ou descarregando o ficheiro da Internet.
Uma vez localizado o ficheiro, o passo seguinte é abri-lo com Winrar. Isto pode ser feito clicando com o botão direito do rato no ficheiro e seleccionando "Extrair com Winrar". Isto abrirá uma janela na qual o utilizador pode seleccionar a pasta de destino do ficheiro e definir quaisquer outras opções de extracção.
Na janela de extracção, os utilizadores podem definir uma variedade de opções que irão determinar como o ficheiro é extraído. Isto inclui opções tais como a pasta de destino do ficheiro, método de compressão, e se deve ou não incluir quaisquer subpastas na extracção.
Se o ficheiro for protegido por palavra-passe ou encriptado, Winrar solicitará ao utilizador que introduza a palavra-passe ou chave de encriptação necessária. Uma vez introduzida a palavra-passe ou chave, Winrar procederá à extracção do ficheiro.
Ocasionalmente, podem ocorrer erros durante a utilização do Winrar. Nesses casos, os utilizadores podem consultar a página de ajuda do Winrar para dicas de resolução de problemas.
Para além de descomprimir ficheiros, Winrar também pode ser utilizado para comprimir ficheiros. Isto pode ser feito seleccionando o ficheiro ou pasta a ser comprimido, e depois seleccionando a opção "Comprimir" no menu principal do Winrar.
Há muitos programas alternativos disponíveis para descomprimir e comprimir ficheiros. Algumas das alternativas mais populares ao Winrar são o 7-Zip, PeaZip, e Bandizip.
Não, não precisa do WinRAR para descomprimir ficheiros. WinRAR é um formato de ficheiro proprietário para compressão e arquivamento. Qualquer ficheiro ZIP pode ser aberto sem WinRAR.
Sim, o WinRAR pode ser usado para zipar ficheiros. Isto pode ser feito seleccionando os ficheiros que deseja zipar, clicando com o botão direito do rato sobre eles, e seleccionando "Adicionar ao arquivo". Na janela "Adicionar ao arquivo" que aparece, certifique-se de que o formato "Zip" está seleccionado e depois clique em "OK". Os ficheiros seleccionados serão comprimidos para um ficheiro zip.
Não, o WinRAR ZIP não é o mesmo que o ZIP. WinRAR é um formato de compressão e arquivamento de ficheiros, enquanto que o ZIP é um formato de ficheiro. Embora ambos os formatos possam ser utilizados para comprimir e arquivar ficheiros, eles têm características e benefícios diferentes.
Existem algumas razões pelas quais poderá não conseguir descomprimir um ficheiro zip. Uma possibilidade é que o ficheiro seja corrompido. Outra possibilidade é que não tenha o software certo no seu computador para descompactar o ficheiro. Se estiver a utilizar um computador Windows, pode tentar descarregar e instalar o software gratuito 7-Zip. Se estiver a utilizar um Mac, pode tentar descarregar e instalar o software gratuito StuffIt Expander.
Existem algumas maneiras diferentes de descomprimir um ficheiro, mas vamos rever o método mais comum. Primeiro, terá de localizar o ficheiro ZIP que deseja descompactar. Depois de o encontrar, clique com o botão direito do rato no ficheiro e seleccione "Extrair Tudo".
Aparecerá uma nova janela a perguntar-lhe onde pretende guardar os ficheiros extraídos. Escolha um local e clique em "Extrair". Os ficheiros serão então extraídos para o local escolhido e poderá aceder a eles como habitualmente.