O Guia Definitivo para planear uma rota de vendas bem sucedida
1. Identificar o seu mercado-alvo - Antes de poder planear uma rota de vendas, precisa de identificar o seu mercado-alvo. Quem são as pessoas que gostaria de alcançar com o seu discurso de vendas? Onde estão localizadas? O que é que elas precisam que você possa fornecer? A resposta a estas perguntas ajudá-lo-á a determinar onde concentrar os seus esforços.
2. Definição dos seus objectivos de vendas - Uma vez identificado o seu mercado-alvo, precisa de definir os seus objectivos de vendas. O que espera alcançar com a sua rota de vendas? Quantas vendas pretende realizar? Quais os produtos que pretende destacar? Ter objectivos claros irá ajudá-lo a manter-se concentrado e motivado ao longo da sua viagem.
3. Pesquisar a sua concorrência - Deve também pesquisar a sua concorrência antes de se estabelecer na sua rota de vendas. Quem mais está a vender produtos semelhantes nas áreas que visitará? Quais são os seus preços e condições? Conhecer o seu concurso ajudá-lo-á a certificar-se de que os seus preços e condições são competitivos.
4. desenvolver um plano de rota - Com o seu mercado-alvo e objectivos em mente, está pronto a desenvolver um plano de rota. Que cidades ou vilas irá visitar? Quanto tempo vai ficar em cada local? Com que perspectivas irá encontrar-se e quando? Ter um plano irá ajudá-lo a manter-se organizado e eficiente enquanto estiver na estrada.
5. estabelecer disposições de transporte e alojamento - Depois de ter desenvolvido o seu plano de itinerário, deverá estabelecer disposições de transporte e alojamento. Como vai passar de um lugar para o outro? Onde vai ficar? Tratar destes detalhes com antecedência irá poupar-lhe tempo e aborrecimentos enquanto estiver na sua rota de vendas.
6. Preparar o seu lote de vendas - A seguir, deverá preparar o seu lote de vendas. O que dirá aos seus potenciais clientes? Como irá demonstrar o valor dos seus produtos? Elaborar um discurso de vendas eficaz irá ajudá-lo a aproveitar ao máximo o seu tempo na estrada.
7. Ganho de acesso às suas perspectivas - Também precisa de ter a certeza de que pode ter acesso aos seus potenciais clientes. Quem precisa de contactar para marcar reuniões? Existem alguns requisitos especiais para entrar na porta? Fazendo a sua pesquisa antes de partir garantirá que tem uma rota de vendas produtiva.
8. Determinação da sua estratégia de acompanhamento - Finalmente, deve determinar a sua estratégia de acompanhamento antes de embarcar na sua rota de vendas. Como irá manter-se em contacto com os seus potenciais clientes após as suas reuniões? Como irá medir o seu sucesso? Ter um plano de acompanhamento irá ajudá-lo a maximizar os resultados da sua viagem.
Ao seguir estas etapas, estará bem encaminhado para planear uma rota de vendas bem sucedida. Com um pouco de preparação e planeamento, será capaz de aproveitar ao máximo o seu tempo na estrada e aumentar as suas vendas. Boa sorte!
Existem quatro elementos-chave para o planeamento de rotas:
1. Definição do seu destino: Para onde vai? Esta pode parecer uma pergunta parva, mas é importante ser específico. Por exemplo, se estiver a planear uma viagem rodoviária, precisará de saber o seu ponto de partida e o seu ponto de chegada.
2. Mapear a sua rota: Quando souber o seu destino, precisará de mapear a melhor rota para lá chegar. Isto implica ter em conta coisas como o trânsito, o tempo e as condições da estrada.
3. planear as paragens: Ao longo do percurso, terá de planear paragens para descanso, estações de serviço, e comida. É importante ter um plano para onde vai parar e quanto tempo vai lá permanecer.
4. ter em conta o inesperado: Não importa quão bem planeie, há sempre a possibilidade do inesperado. Certifique-se de ter um plano para o que fazer se se perder, se o seu carro avariar, ou se se deparar com mau tempo.
Um plano de viagem de vendas é um roteiro detalhado que delineia os passos que um vendedor precisa de dar para fechar com sucesso um negócio. O plano deve ter em conta as necessidades específicas do cliente e os produtos ou serviços a serem vendidos. Um bom plano de viagem de vendas ajudará o vendedor a manter-se no bom caminho e evitar ser desviado por pormenores irrelevantes.
Existem muitos tipos de rotas de vendas, mas as mais comuns são as vendas directas, as vendas indirectas, e as vendas em linha.
As vendas directas envolvem a venda de produtos ou serviços directamente aos clientes através de interacções presenciais, quer pessoalmente, quer por videoconferência. Este tipo de rota de vendas é frequentemente utilizado para artigos ou serviços de alto valor que requerem um toque pessoal.
As vendas indirectas envolvem a venda de produtos ou serviços através de intermediários, tais como retalhistas ou grossistas. Este tipo de rota de vendas é muitas vezes utilizado para produtos que são produzidos em massa e precisam de ser distribuídos através de uma rede de canais a fim de chegarem ao cliente final.
As vendas on-line envolvem a venda de produtos ou serviços através de uma plataforma on-line, tal como um website ou um mercado on-line. Este tipo de rota de vendas é muitas vezes utilizado para produtos ou serviços que podem ser facilmente entregues por via electrónica.
O melhor planeador de rotas gratuitas é o Google Maps. Ele oferece condições de tráfego em tempo real, optimização de rotas, e tempos estimados de viagem.