Introdução à inclinação de uma linha
A inclinação de uma linha é uma medida do seu declive. É calculada com base na subida e corrida da linha, que são as distâncias vertical e horizontal entre dois pontos da linha. A inclinação é expressa como uma relação, tal como 3/4, o que significa três unidades de subida para cada quatro unidades de corrida. No Excel, é possível utilizar as ferramentas incorporadas para calcular a inclinação de uma linha e exibi-la num gráfico.
Criar um gráfico de linha no Excel
Antes de poder calcular a inclinação de uma linha no Excel, deve primeiro criar um gráfico de linha. Para o fazer, introduza os seus dados numa folha de cálculo. Em seguida, seleccione os dados e clique no separador "Inserir". A partir daqui, pode escolher o tipo de gráfico que gostaria de criar. Seleccione "Linha" e siga as instruções no ecrã para criar o seu gráfico.
Cálculo manual da inclinação de uma linha
Se quiser calcular manualmente a inclinação de uma linha, precisa de saber as coordenadas de dois pontos na linha. Por exemplo, se as coordenadas dos seus pontos forem (2,4) e (4,8), então a inclinação da linha é (8-4)/(4-2), ou 1.
Compreender a fórmula da inclinação
A fórmula da inclinação é utilizada para calcular a inclinação de uma linha entre dois pontos. A fórmula é "declive = (y2-y1)/(x2-x1)", onde x1 e y1 são as coordenadas do primeiro ponto e x2 e y2 são as coordenadas do segundo ponto.
Localização da inclinação de uma linha num gráfico Excel
Uma vez criado um gráfico de linha no Excel, é possível localizar a inclinação da linha. Para o fazer, clique sobre a linha e aparecerá uma pequena caixa. Na caixa, verá o declive da linha.
Utilizando ferramentas Excel incorporadas para calcular a inclinação
Também pode utilizar ferramentas Excel incorporadas para calcular a inclinação de uma linha. Para o fazer, clique no separador "Data Analysis" (Análise de Dados) e escolha a opção "Regression" (Regressão). Introduza os dados para os dois pontos e o Excel irá calcular a inclinação da linha.
Interpretando a saída do cálculo da inclinação do Excel
A saída do cálculo da inclinação do Excel irá fornecer-lhe a inclinação da linha, bem como outras informações sobre a linha. Isto inclui a intercepção da linha, a equação da linha, e o coeficiente de determinação.
Dicas para trabalhar com declives em Excel
Quando se trabalha com declives em Excel, há algumas dicas a ter em mente. Primeiro, certifique-se de que utiliza a fórmula correcta para calcular a inclinação. Segundo, verifique duas vezes os seus cálculos para ter a certeza de que estão correctos. Por último, certifique-se de rotular claramente o seu gráfico para que possa interpretar facilmente os resultados.
Conclusão
O cálculo da inclinação de uma linha em Excel pode ser uma ferramenta útil para a análise de dados. Com as ferramentas integradas, pode facilmente calcular a inclinação de uma linha e exibi-la num gráfico. Além disso, a compreensão da fórmula da inclinação e a interpretação da saída dos cálculos da inclinação do Excel pode ajudá-lo a obter uma melhor compreensão dos dados.
A inclinação de uma linha é a mudança da coordenada y dividida pela mudança da coordenada x. A inclinação y de uma linha é a coordenada y onde a linha atravessa o eixo y.
Para encontrar a inclinação e o intercepção y no Excel, seleccionar primeiro as células que contêm os pontos de dados. Em seguida, clicar no separador Inserir e seleccionar o tipo de gráfico de dispersão. A inclinação e o y-intercepção serão exibidos no gráfico.
Existem algumas maneiras diferentes de encontrar a inclinação de uma linha. Uma maneira é utilizar a fórmula da inclinação, que é:
Inclinação = (y2 - y1) / (x2 - x1)
Para utilizar esta fórmula, terá de conhecer as coordenadas de dois pontos da linha. Assim que tiver essas coordenadas, pode ligá-las à fórmula e resolvê-las para a inclinação.
Outra forma de encontrar o declive de uma linha é fazer um gráfico da linha num plano de coordenadas. Uma vez a linha agarrada, é possível ver visualmente a inclinação olhando para a subida e corrida da linha. A subida é a distância vertical entre dois pontos da linha, e a corrida é a distância horizontal entre esses mesmos dois pontos. Para encontrar a inclinação, basta tomar a subida e dividi-la pela corrida.
Ambos estes métodos dar-lhe-iam a inclinação da linha.
A fórmula da inclinação no Excel é =SLOPE(known_ys,known_xs).
Existem algumas formas diferentes de encontrar o conceito y num gráfico em Excel. Uma maneira é utilizar a função de linha de tendência. Para o fazer, basta clicar na linha de tendência no gráfico, e depois seleccionar o separador "Opções". A partir daqui, poderá ver o valor y-intercepção na secção "Exibir Equação no Gráfico".
Outra forma de encontrar o y-intercepção é utilizar a função LINEST. Esta função dar-lhe-á o valor de y-intercepção, bem como a inclinação da linha. Para utilizar esta função, basta introduzir o seguinte numa célula:
=LINEST(valores y, valores x)
Onde "valores y" são os valores no eixo y, e "valores x" são os valores no eixo x.