Os ficheiros XLS são o formato nativo do Microsoft Excel, um popular programa de folha de cálculo. Estes ficheiros são utilizados para armazenar e manipular dados, tais como orçamentos, demonstrações financeiras, e outras informações numéricas. Os ficheiros XLS são normalmente utilizados no mundo dos negócios e no meio académico. Apesar da sua utilização generalizada, muitos utilizadores não estão conscientes de que existem formas de visualizar, editar e guardar ficheiros XLS sem dependerem do Microsoft Excel.
Os ficheiros XLS baseiam-se no formato XML do OpenOffice, que é um padrão aberto para armazenamento e manipulação de dados numa folha de cálculo. Este formato é suportado por uma variedade de programas, incluindo programas de folha de cálculo de código aberto como o LibreOffice e a suite Google Docs. Compreender a estrutura do formato de ficheiro XLS é importante para aceder e manipular os dados armazenados nestes ficheiros sem depender do Microsoft Excel.
Existem várias formas de abrir ficheiros XLS sem o Microsoft Excel. Alguns programas, tais como o LibreOffice e a suite Google Docs, podem abrir directamente estes ficheiros e permitir aos utilizadores visualizar e editar os dados armazenados no seu interior. Alternativamente, os utilizadores podem converter o ficheiro XLS para outro formato, tal como CSV ou HTML, que pode então ser aberto em qualquer editor de texto.
A edição de um ficheiro XLS sem Microsoft Excel é semelhante à abertura do ficheiro sem Excel. Programas como o LibreOffice e a suite Google Docs podem abrir directamente o ficheiro XLS e permitir aos utilizadores a edição dos dados armazenados no seu interior. Alternativamente, os utilizadores podem converter o ficheiro XLS para outro formato, tal como CSV ou HTML, que pode ser editado em qualquer editor de texto.
Ao guardar um ficheiro XLS sem Microsoft Excel, é importante ter a certeza de que os dados não são corrompidos. Programas como o LibreOffice e a suite Google Docs podem salvar directamente o ficheiro XLS, assegurando que os dados não são corrompidos no processo. Alternativamente, os utilizadores podem converter o ficheiro XLS para outro formato, tal como CSV ou HTML, que pode então ser guardado em qualquer editor de texto.
A conversão de um ficheiro XLS para outro formato pode ser feita com uma variedade de ferramentas. Por exemplo, o programa de código aberto LibreOffice pode converter directamente ficheiros XLS para uma variedade de outros formatos, tais como CSV e HTML. Adicionalmente, existem ferramentas online, tais como o serviço de conversão de ficheiros Zamzar, que pode converter ficheiros XLS para uma variedade de outros formatos.
Os ficheiros XLS podem ser abertos e visualizados sem Microsoft Excel. Programas como o LibreOffice e a suite Google Docs podem abrir directamente estes ficheiros e permitir aos utilizadores ver os dados armazenados no seu interior. Alternativamente, os utilizadores podem converter o ficheiro XLS para outro formato, tal como CSV ou HTML, que pode então ser aberto em qualquer editor de texto.
Partilhar ficheiros XLS sem Microsoft Excel é semelhante a abrir e guardar o ficheiro sem Excel. Programas como o LibreOffice e a suite Google Docs podem abrir e guardar directamente o ficheiro XLS, assegurando que os dados não sejam corrompidos no processo. Alternativamente, os utilizadores podem converter o ficheiro XLS para outro formato, tal como CSV ou HTML, que pode então ser partilhado via correio electrónico ou outros meios.
O acesso a ficheiros XLS sem Microsoft Excel oferece várias vantagens. Ao utilizar programas de código aberto como o LibreOffice ou a suite Google Docs, os utilizadores podem evitar o custo de aquisição de uma licença para o Microsoft Excel. Além disso, estes programas oferecem uma variedade de características que podem não estar disponíveis no Excel, tais como a capacidade de converter directamente ficheiros XLS para outros formatos. Finalmente, os utilizadores podem partilhar ficheiros XLS sem dependerem do Microsoft Excel, permitindo-lhes colaborar com colegas que possam não ter acesso ao programa.
O programa mais popular que pode abrir ficheiros XLS é o Microsoft Excel. Outros programas que podem abrir ficheiros XLS incluem o Apache OpenOffice Calc, Apple Numbers, e Microsoft Office for Mac.
Existem algumas maneiras diferentes de abrir um ficheiro XLS em Cromo. Uma maneira é utilizar o Visualizador de PDFs Chrome incorporado. Para o fazer, pode simplesmente arrastar e largar o ficheiro XLS para a janela Chrome. Outra forma é usar uma extensão Chrome como o XLSX Viewer. Com esta extensão, pode simplesmente clicar no ficheiro XLS para o abrir.
Há algumas maneiras diferentes de converter um ficheiro XLS para um PDF. Uma maneira é usar uma ferramenta de conversão de PDF, que lhe permitirá seleccionar o ficheiro XLS que pretende converter e depois guardá-lo como PDF.
Outra forma de converter um ficheiro XLS para PDF é usar um driver de impressora PDF. Isto permitir-lhe-á imprimir o ficheiro XLS como um PDF.
Finalmente, pode usar o Microsoft Excel para guardar o ficheiro XLS como PDF. Para o fazer, abra o ficheiro XLS no Excel e depois clique em Ficheiro > Guardar como. Na caixa de diálogo Guardar como, seleccione PDF no menu pendente e depois clique em Guardar.
Há algumas maneiras de abrir um ficheiro XLS no Word. Uma maneira é primeiro abrir o ficheiro em Excel e depois guardá-lo como um ficheiro CSV. Depois de ter guardado o ficheiro como ficheiro CSV, pode então abri-lo no Word. Outra forma é exportar os dados do Excel para um documento Word. Para o fazer, terá de abrir o ficheiro em Excel e depois clicar no menu "Ficheiro". De seguida, clique na opção "Exportar" e depois escolha a opção "Exportar para Microsoft Word".