Os lucros retidos são o rendimento líquido acumulado de uma empresa durante um período de tempo desde o início das suas operações, menos quaisquer dividendos pagos aos accionistas. Por outras palavras, representam os lucros acumulados do negócio que foram reinvestidos no negócio. Este dinheiro pode ser utilizado para financiar investigação e desenvolvimento, expandir operações, comprar novo equipamento, ou para qualquer outro fim.
Para calcular os lucros retidos, é necessário conhecer o saldo inicial da empresa a partir das demonstrações financeiras do ano anterior, juntamente com quaisquer rendimentos líquidos ou perdas para o período corrente. Isto fornecerá uma linha de base para os seus cálculos.
O rendimento líquido é o dinheiro que uma empresa faz depois de todas as despesas e impostos terem sido deduzidos. Para calcular o rendimento líquido, terá de subtrair o total das despesas e impostos do total das receitas.
Uma vez determinado o rendimento líquido, poderá então calcular os lucros retidos. Isto é feito adicionando o rendimento líquido ao saldo inicial dos lucros retidos e subtraindo quaisquer dividendos pagos aos accionistas.
Os lucros retidos e o rendimento líquido podem ser facilmente confundidos, mas são duas coisas diferentes. O rendimento líquido é a receita total menos as despesas e impostos e é o dinheiro que está disponível para reinvestir no negócio. Os lucros retidos são os lucros acumulados do negócio que foram reinvestidos.
A fórmula para calcular os lucros retidos é RE = BE + NI - Dividendos. Onde RE significa lucros retidos, BE significa saldo inicial, NI significa rendimento líquido, e Dividendos significa dividendos pagos aos accionistas.
Os lucros retidos podem ser interpretados de algumas formas diferentes. Pode ser utilizado para determinar a saúde financeira global do negócio, e também pode ser utilizado para medir o sucesso das estratégias de reinvestimento da empresa.
Os lucros retidos podem ser benéficos para as empresas de algumas formas diferentes. Podem ser utilizados para financiar investigação e desenvolvimento, expandir operações, e comprar novo equipamento. Além disso, também podem ser utilizados para pagar dívidas ou aumentar o valor do negócio aos olhos de potenciais investidores.
Os erros comuns ao calcular os lucros retidos incluem o cálculo errado do rendimento líquido, o esquecimento de subtrair dividendos, e a utilização do saldo inicial errado. Além disso, é importante certificar-se de que os números estão actualizados e precisos.
O rendimento líquido e os lucros retidos não são o mesmo. O rendimento líquido é o rendimento total da empresa depois de deduzidos os impostos e outras despesas. Os lucros retidos são a parte do rendimento líquido que a empresa mantém para reinvestir no negócio ou para utilizar para outros fins.
O rendimento líquido numa declaração de lucros retidos é o lucro ou perda total de uma empresa durante um determinado período de tempo, menos quaisquer dividendos que tenham sido pagos aos accionistas durante esse mesmo período. Este número representa o montante de lucros que foram "retidos" pela empresa durante o período em questão.
O rendimento líquido é calculado subtraindo as despesas totais das receitas totais.
Existem algumas formas diferentes de calcular o rendimento líquido do activo, mas o método mais comum é simplesmente tomar o valor total de todos os activos e subtrair qualquer passivo pendente. Isto dar-lhe-á o valor líquido dos activos, que é efectivamente o rendimento líquido que pode ser gerado a partir deles.
Os lucros retidos são a parte dos lucros de uma empresa que é reinvestida de novo no negócio. Não são considerados rendimentos, mas sim uma parte do capital próprio da empresa.