Uma empresa pública, também conhecida como empresa pública, é uma empresa que vendeu acções do seu capital ao público e é, portanto, propriedade do público. As empresas públicas são aquelas cujas acções podem ser compradas e vendidas numa bolsa de valores pública, tais como a New York Stock Exchange (NYSE) e a Nasdaq. Estas empresas devem aderir às regras e regulamentos da Securities and Exchange Commission (SEC).
Por outro lado, uma empresa privada é uma empresa que é propriedade e operada por um indivíduo ou entidade privada. Estas empresas não estão cotadas em nenhuma bolsa de valores pública e não têm de cumprir os mesmos regulamentos que as empresas de capital aberto.
As empresas públicas têm uma estrutura de propriedade amplamente dispersa. Isto significa que muitas pessoas e entidades diferentes podem ser proprietárias de acções da empresa. Como tal, estas empresas estão sujeitas a mais regulamentação do que as empresas privadas. Os accionistas das empresas públicas têm certos direitos de voto, tais como o direito de eleger administradores e votar em certas questões empresariais.
Em contraste, as empresas privadas têm uma estrutura de propriedade mais concentrada, onde um pequeno número de pessoas ou entidades detém a maioria das acções da empresa. As empresas privadas não estão sujeitas à mesma regulamentação que as empresas públicas. Os accionistas das empresas privadas têm direitos de voto limitados e não são obrigados a realizar reuniões anuais.
As empresas públicas são obrigadas a fornecer relatórios financeiros regulares aos accionistas e à SEC. Estes relatórios devem ser apresentados trimestralmente à SEC e incluir informações sobre o desempenho financeiro e operações da empresa. A SEC também exige que as empresas públicas adiram a certas normas contabilísticas e de divulgação.
Em contraste, as empresas privadas não são obrigadas a fornecer relatórios financeiros aos accionistas ou à SEC. As empresas privadas não estão sujeitas às mesmas normas contabilísticas e de divulgação de informações que as empresas públicas. Contudo, as empresas privadas podem ainda ser obrigadas a fornecer informações financeiras a mutuantes, credores, e outras partes.
A principal vantagem de uma empresa pública é que pode angariar capital através da venda de acções das suas acções ao público. Isto permite que a empresa expanda as suas operações e financie grandes projectos. No entanto, as empresas públicas estão sujeitas a mais regulamentação e são obrigadas a fornecer relatórios financeiros regulares.
A principal vantagem de uma empresa privada é que não está sujeita à mesma regulamentação que as empresas públicas. Isto proporciona maior flexibilidade e controlo sobre as operações. Por outro lado, as empresas privadas estão limitadas na sua capacidade de angariar capital, uma vez que não podem vender acções das suas acções ao público.
A principal diferença entre as empresas privadas e públicas é que as empresas privadas não são obrigadas a divulgar as suas informações financeiras ao público, enquanto que as empresas públicas o são. As empresas privadas também não estão sujeitas ao mesmo nível de regulamentação governamental que as empresas públicas.
Outra diferença entre empresas privadas e públicas é que as empresas privadas têm normalmente um número menor de accionistas, enquanto que as empresas públicas têm um número maior de accionistas. As empresas privadas podem também ter diferentes estruturas de propriedade, tais como serem propriedade de um único indivíduo ou família, enquanto as empresas públicas são tipicamente propriedade de um grupo de investidores.
Finalmente, as empresas privadas podem ter objectivos diferentes dos das empresas públicas. Por exemplo, uma empresa privada pode estar concentrada na maximização de lucros para os seus proprietários, enquanto que uma empresa pública pode estar concentrada na criação de valor para os seus accionistas.
Há prós e contras tanto para as empresas privadas como para as públicas. Algumas vantagens das empresas privadas incluem mais controlo para os proprietários, menos regulamentação governamental, e a capacidade de angariar capital mais facilmente. Algumas desvantagens das empresas privadas incluem um conjunto mais pequeno de potenciais investidores e menos liquidez para os accionistas. Algumas vantagens das empresas públicas incluem um maior conjunto de potenciais investidores, mais liquidez para os accionistas, e um nível de divulgação mais elevado. Algumas desvantagens das empresas públicas incluem mais regulamentação governamental e um nível de divulgação mais elevado.
Existem várias diferenças fundamentais entre as sociedades anónimas privadas e públicas. Primeiro, uma empresa privada é tipicamente propriedade de um número menor de accionistas, enquanto uma empresa pública é propriedade de um número maior de accionistas. Segundo, uma empresa privada tem tipicamente requisitos de informação menos rigorosos do que uma empresa pública. Terceiro, uma empresa privada pode ter mais flexibilidade em termos de como é estruturada e governada, enquanto que uma empresa pública está sujeita a leis e regulamentos mais rigorosos. Finalmente, uma empresa privada tem tipicamente uma menor capitalização de mercado do que uma empresa pública.