O detetive de compras de TI procura por peças de reposição

Peças de reposição, componentes de rede ou componentes de servidor são pesquisados todos os dias. Às vezes não é tão fácil encontrar a coisa certa. Nesses casos, os sleuths da EDP Procurement, um serviço da K&L Electronics, podem ajudar.

IT está em rápido movimento. Se um componente de um sistema complexo falhar e não puder ser simplesmente reordenado, o usuário é confrontado com um problema. A K&L Electronics criou um serviço útil na forma de seu departamento de compras de TI para que uma campanha de reequipamento demorada não tenha que ser iniciada imediatamente.

Os sleuths baseados em Weidenberg na Alta Francônia procuram no mundo por componentes de computador que não estão facilmente disponíveis no mercado. Por vezes os directores Michael Loidl e Armin Kreutzer sentem-se um pouco como Sherlock Holmes e o Dr. Watson. Há pedidos todos os dias.

"Por um lado, há revendedores que procuram uma peça de reposição especial para um cliente e, por outro lado, há empresas que procuram um determinado processador para controle de produção para seus complexos sistemas, por exemplo", relata Loidl.

A busca é feita com a ajuda de 1.200 parceiros certificados e enormes bases de dados nas quais milhões de artigos são listados. "Se dissermos que não, então o artigo certamente não estará mais disponível no mundo inteiro", ele tem certeza. Até agora, porém, isso ainda não aconteceu, embora a busca possa às vezes se arrastar por dois ou três meses.

Por falar nisso, o cliente só tem de pagar se a pesquisa for bem sucedida. Os custos variam de caso para caso, dependendo do valor do produto e da complexidade da pesquisa.