#
Os controladores de dispositivos são software que permitem ao seu computador comunicar com o hardware que está ligado ao mesmo. São responsáveis por controlar a forma como o hardware interage com o sistema operativo. Sem eles, o seu computador não seria capaz de utilizar as funções do hardware.
#
A forma mais fácil de verificar se os drivers do seu dispositivo estão desactualizados ou corrompidos é utilizar uma ferramenta de digitalização de drivers. Isto irá verificar o seu sistema e detectar quaisquer controladores que estejam desactualizados ou corrompidos.
#
Antes de começar a digitalizar drivers corrompidos ou desactualizados, é importante compreender que tipo de problemas de desempenho poderá estar a ter. Os problemas comuns podem incluir desempenho lento, falhas de sistema e conflitos de hardware.
#
Uma vez identificados quaisquer controladores corruptos ou desactualizados, é altura de descarregar e instalar as últimas actualizações de controladores. Isto pode ser feito manualmente ou através de uma ferramenta de digitalização de controladores.
#
A actualização de drivers pode trazer uma série de benefícios ao seu sistema. Estes incluem melhor desempenho, menos falhas do sistema, e melhor compatibilidade de hardware.
#
Antes de actualizar quaisquer drivers, é importante fazer uma cópia de segurança dos ficheiros de drivers existentes. Isto assegurará que pode voltar à versão anterior se a actualização causar algum problema.
#
Se não estiver a utilizar uma peça de hardware, é importante desinstalar o driver associado. Isto irá libertar recursos do sistema e evitar conflitos com outros drivers.
#
Para manter o seu sistema a funcionar sem problemas, é importante seguir algumas melhores práticas para a manutenção de drivers de dispositivos. Isto inclui a verificação regular de actualizações, o backup de drivers existentes, e a desinstalação de drivers não utilizados.
#
Se tiver quaisquer problemas com os drivers do seu dispositivo, é importante diagnosticar o problema e identificar a sua causa. Isto pode ser feito através da verificação dos ficheiros de registo do dispositivo ou utilizando uma ferramenta de resolução de problemas.
Se não tiver a certeza se o seu driver está actualizado, pode verificá-lo no Device Manager. Para abrir o Device Manager, prima a tecla Windows + R, digite devmgmt.msc, e prima Enter.
Em Device Manager, encontre o nome do seu dispositivo, clique com o botão direito do rato, e seleccione Properties.
Na janela Propriedades, seleccione o separador Driver.
Se a data do Condutor tiver menos de dois anos, o seu condutor está provavelmente actualizado. Se tiver mais de dois anos de idade, provavelmente está desactualizado.
O primeiro passo é abrir o Gestor de Dispositivos clicando com o botão direito do rato no botão Iniciar e seleccionando Gestor de Dispositivos a partir do menu pop-up. Assim que o Gestor de Dispositivos estiver aberto, pode começar a procurar maus condutores.
Para procurar maus condutores, terá de seleccionar o menu Ver e depois seleccionar Mostrar dispositivos ocultos. Isto irá mostrar todos os dispositivos, incluindo os que não estão actualmente activos. Assim que todos os dispositivos forem mostrados, poderá expandir cada categoria e procurar dispositivos com um ponto de exclamação amarelo junto a eles. Estes são dispositivos com maus condutores.
Para actualizar os controladores de um dispositivo, clique com o botão direito do rato no dispositivo e seleccione Update Driver (Actualizar Controlador) no menu pop-up. Ser-lhe-á então dada a opção de procurar o controlador online ou procurar o controlador no seu computador. Se optar por procurar o driver online, o Windows tentará descarregar e instalar automaticamente o driver. Se optar por procurar o driver, terá de localizar o ficheiro do driver e depois seguir as instruções para instalar o driver.
Há algumas coisas que pode tentar se suspeitar que um driver de dispositivo está corrompido:
1. Reinicie o seu computador. Isto resolverá por vezes o problema se o driver tiver sido apenas temporariamente corrompido.
2. Actualize o driver. Se o condutor estiver desactualizado, pode estar a causar a corrupção.
3. desinstale e reinstale o driver. Isto irá substituir quaisquer ficheiros corrompidos por outros novos.
4. contacte o fabricante. Se mesmo assim não conseguir resolver o problema, poderá ter de contactar o fabricante do dispositivo ou o condutor para mais assistência.
Um diagnóstico de condutores é um teste que ajuda a identificar problemas com os condutores de um computador. Para executar um diagnóstico de controladores, terá de utilizar uma ferramenta de software concebida para o efeito. Existem várias ferramentas diferentes disponíveis, pelo que terá de escolher uma que seja compatível com o sistema operativo do seu computador. Depois de ter seleccionado uma ferramenta, siga as instruções fornecidas pelo software para executar o diagnóstico.
Há algumas medidas que pode tomar para descobrir qual o controlador que está a causar problemas:
1. verificar os registos: Verifique os registos do sistema para ver se existem erros ou avisos relacionados com os condutores.
2. Verifique a versão do condutor: Verifique a versão dos controladores para ver se estão actualizados.
3. verificar a compatibilidade: Verificar a compatibilidade dos controladores com o sistema operativo e outro hardware.
4. verificar a configuração: Verificar a configuração dos controladores para ver se estão correctamente configurados.
5. Verificar a estabilidade: Verificar a estabilidade dos controladores para ver se são estáveis.