Estoque cíclico de inventário é uma métrica utilizada na gestão de inventário para medir o nível de inventário que deve ser mantido a fim de satisfazer a procura dos clientes. É utilizado para calcular quanto inventário deve ser armazenado a fim de satisfazer a procura dos clientes durante um determinado período de tempo. O inventário do ciclo de inventário é normalmente calculado tomando a procura média diária durante um determinado período de tempo e depois multiplicando-a pelo número médio de dias necessários para satisfazer uma encomenda. Este cálculo ajuda as empresas a acompanhar os níveis de inventário e a tomar melhores decisões relativamente aos níveis de inventário e aos tipos de inventário que devem armazenar.
O cálculo do stock do ciclo de inventário não é um processo difícil, mas requer alguns passos. Primeiro, é necessário calcular a procura média diária para os artigos que se está a medir. Isto pode ser determinado tomando o número total de encomendas de um produto específico durante um determinado período de tempo, como um mês, e dividindo-o pelo número de dias nesse período. Uma vez que tenha a procura média diária, terá então de calcular o número médio de dias necessários para cumprir uma encomenda. Isto pode ser determinado tomando o número total de dias que levou para cumprir todas as encomendas no mesmo período e dividindo-o pelo número total de encomendas. Uma vez que tenha estes dois números, pode então multiplicá-los para obter o seu stock do ciclo.
O cálculo do stock do ciclo de inventário pode ser benéfico para as empresas de várias maneiras. Ao ter uma medida precisa do stock cíclico, as empresas podem compreender melhor os seus níveis de inventário e tomar decisões mais informadas relativamente aos tipos de inventário que devem armazenar. Além disso, ter uma medida precisa do stock cíclico pode ajudar as empresas a planear com antecedência e a antecipar a procura dos clientes, ajudando-as a evitar o excesso ou a falta de stock.
A fim de calcular com precisão o stock cíclico, as empresas devem estar dispostas a analisar os seus dados de inventário. Isto inclui o acompanhamento de todas as encomendas, devoluções e outros movimentos de inventário para se obter uma compreensão precisa da quantidade de inventário que está a ser utilizada e da rapidez com que está a ser utilizada. Além disso, as empresas devem acompanhar a frequência com que as encomendas são feitas e quanto tempo leva para que uma encomenda seja cumprida, a fim de obterem uma medida precisa do número médio de dias que leva para cumprir uma encomenda.
Existem vários factores que podem afectar os cálculos do stock do ciclo, incluindo o número de fornecedores, a disponibilidade do inventário, e o número de encomendas efectuadas. Além disso, o tipo de inventário a ser rastreado pode também ter um efeito nos cálculos de inventário cíclico, uma vez que diferentes tipos de inventário podem ter diferentes tempos de ciclo. Por exemplo, os artigos sazonais podem ter um tempo de ciclo muito mais curto do que os artigos que estão sempre em stock.
Uma vez que as empresas tenham uma medida precisa do estoque ciclo, podem utilizar esta informação para tomar melhores decisões relativamente aos seus níveis de inventário. Ao compreender o número médio de dias necessários para que uma encomenda seja cumprida e a procura média diária de artigos, as empresas podem planear melhor as encomendas futuras e antecipar a procura dos clientes. Além disso, as empresas podem utilizar a informação de stock cíclico para ajustar a quantidade de stock de segurança que mantêm à sua disposição, ajudando-as a evitar o excesso ou a falta de stock de artigos.
Ao calcular o stock cíclico, é importante estar ciente dos potenciais erros que podem ocorrer. Estes erros podem incluir não ter em conta todas as encomendas efectuadas, não ter em conta todas as devoluções, ou não contabilizar diferentes tipos de inventário com diferentes tempos de ciclo. Além disso, é importante assegurar que todos os dados do inventário estão a ser rastreados e actualizados com precisão, a fim de se obter uma medida precisa do stock cíclico.
Apesar dos benefícios de calcular o stock do ciclo, há também algumas limitações a considerar. Por exemplo, os cálculos do stock cíclico não podem contabilizar eventos inesperados, tais como um aumento da procura devido a uma promoção ou mudança súbita nas preferências dos clientes. Além disso, os cálculos do stock cíclico só podem ser utilizados para determinar a quantidade de inventário que deve ser armazenada a fim de satisfazer a procura do cliente durante um determinado período de tempo, e não a quantidade total de inventário que deve ser armazenada.
Para garantir cálculos precisos do estoque do ciclo, as empresas devem seguir as melhores práticas. Isto inclui manter registos precisos de todas as encomendas, devoluções e outros movimentos de inventário e rastrear a frequência com que as encomendas são feitas e o tempo que leva para que sejam cumpridas. Além disso, as empresas devem seguir os diferentes tipos de inventário separadamente e ter em conta quaisquer eventos inesperados que possam ter impacto na procura dos clientes. Seguindo estas melhores práticas, as empresas podem assegurar-se de que estão a calcular com precisão o stock do ciclo e a tomar melhores decisões relativamente aos seus níveis de inventário.