Qttask.exe é um ficheiro executável que faz parte do leitor de media QuickTime da Apple. Foi concebido para arrancar automaticamente quando inicia sessão no seu computador, e é normalmente utilizado para verificar se há actualizações ao programa QuickTime.
Parar o Qttask.exe de iniciar pode ajudá-lo a conservar a memória e os recursos no seu computador. Isto pode ser especialmente útil se estiver a utilizar um computador mais antigo, ou se tiver recursos limitados de RAM e processador. Além disso, pode ajudar a reduzir o número de processos de fundo em execução, e libertar espaço no seu computador.
A forma mais fácil de parar o Qttask.exe de iniciar é localizar o ficheiro no Gestor de Tarefas do seu computador e depois clicar com o botão direito do rato sobre ele e seleccionar "Finalizar Processo". Também pode desactivar a execução do ficheiro na lista de arranque do seu computador.
Se quiser impedir o arranque do Qttask.exe sempre que iniciar sessão no seu computador, então pode utilizar a ferramenta de Configuração do Sistema para o desactivar da lista de arranque. Também pode utilizar software de terceiros para o ajudar a gerir os seus programas de arranque e impedir a execução de Qttask.exe.
Se já não precisar do leitor QuickTime, então pode desinstalar Qttask.exe do seu sistema. Para o fazer, precisa de ir ao Painel de Controlo e seleccionar "Programas e Funcionalidades". A partir daí, pode desinstalar o leitor QuickTime e os seus ficheiros relacionados, incluindo o Qttask.exe.
Uma vez que Qttask.exe é um ficheiro legítimo, pode ser utilizado por programas maliciosos para obter acesso ao seu sistema. Para se proteger, deverá utilizar um programa antivírus fiável para procurar vírus e outros programas maliciosos no seu computador.
Se verificar que Qttask.exe continua a arrancar apesar das suas tentativas de o desactivar, então deverá utilizar a ferramenta de Configuração do Sistema para determinar se existem outros programas ou processos que estejam a arrancar com ele. Poderá então desactivá-los um a um até encontrar o culpado.
Se já não precisar do QuickTime player, então pode procurar media players alternativos que não necessitem do Qttask.exe para arrancar. Existem muitos media players gratuitos e de código aberto disponíveis, tais como VLC, KMPlayer, e Media Player Classic.