O Gmail é um dos serviços de e-mail mais utilizados no mundo, e parte do seu conjunto de funcionalidades inclui a capacidade de criar e gerir calendários. O calendário do Gmail é uma óptima forma de acompanhar eventos e tarefas importantes, e pode ser facilmente partilhado com colegas, familiares e amigos. Contudo, por vezes os calendários podem desaparecer, quer devido a erro do utilizador, quer devido a problemas técnicos. Felizmente, existem alguns passos simples que os utilizadores podem dar para recuperar o seu calendário perdido.
Uma das melhores formas de garantir que o seu calendário se mantém actualizado é ligá-lo a outros calendários que possa utilizar, tais como o Microsoft Outlook ou o Calendário Apple. Desta forma, as alterações feitas num calendário serão automaticamente sincronizadas com os outros, o que significa que não terá de transferir manualmente informações entre eles. Para ligar o seu calendário Gmail a outro calendário, basta ir à página de definições e procurar a opção de ligar contas.
Se o seu calendário estiver em falta, o primeiro passo é certificar-se de que está a procurar no local certo. Vá à página de definições do seu Gmail e clique no separador "Calendário". Aqui pode certificar-se de que o seu calendário está activado e visualizar quaisquer definições de calendário disponíveis. Se o seu calendário não estiver activado, pode fazê-lo facilmente clicando no botão "Enable Calendar" (Activar calendário).
Se não conseguir encontrar o seu calendário, é possível que este tenha sido apagado acidentalmente. Felizmente, o Gmail facilita a restauração de calendários apagados. Basta ir à pasta "Itens Eliminados" na sua conta Gmail e procurar quaisquer calendários em falta. Se encontrar um, basta seleccioná-lo e clicar em "Restaurar" para o recuperar.
Se tiver vários calendários ligados à sua conta Gmail, é importante certificar-se de que estão todos em sincronia. Para o fazer, vá à página de definições do seu calendário Gmail e certifique-se de que a opção "Sincronizar calendários" está activada. Isto assegurará que as alterações feitas a um calendário são automaticamente sincronizadas com os outros.
Se estiver a partilhar o seu calendário com outras pessoas, poderá ter de actualizar as suas definições de partilha para se certificar de que elas podem ver os eventos do seu calendário. Para o fazer, vá à sua página de definições de calendário e procure o separador "Partilhar". Aqui pode adicionar ou remover pessoas da lista de pessoas que podem ver o seu calendário.
Se ainda não conseguir encontrar o seu calendário em falta, pode tentar usar a funcionalidade de pesquisa no Gmail. Basta escrever o nome do calendário que procura e pressionar enter. Isto irá trazer quaisquer resultados correspondentes, e poderá então seleccionar o calendário para o visualizar.
Se o calendário ainda não aparecer, pode haver um problema técnico. Para resolver qualquer problema, tente limpar a cache e os cookies do seu navegador, ou utilizar um navegador da Web diferente. Se isso não funcionar, contacte o suporte do Gmail para mais assistência.
Finalmente, se tiver dificuldades com o seu calendário Gmail, pode sempre tentar usar uma aplicação de calendário de terceiros. Estas aplicações são frequentemente mais fáceis de utilizar e podem ser usadas para sincronizar o seu calendário com outros serviços. Certifique-se apenas de pesquisar a aplicação antes de a descarregar, pois algumas podem ter problemas de privacidade ou segurança.
Com estes simples passos, deverá ser capaz de recuperar facilmente quaisquer calendários em falta no Gmail. Lembre-se apenas de fazer regularmente cópias de segurança dos dados do seu calendário e manter as definições do seu calendário actualizadas. Dessa forma, pode assegurar-se de que os seus eventos e tarefas importantes estão sempre acessíveis.
Assumindo que se refere a um calendário dentro do Google Calendar, é possível recuperar um calendário apagado. Para o fazer, terá de iniciar sessão na sua conta Google Calendar e clicar no link "Lixo" no lado esquerdo do ecrã. Isto fará surgir uma lista de todos os calendários que foram apagados nos últimos 30 dias. A partir daqui, pode seleccionar o calendário que deseja recuperar e clicar no botão "Restaurar".
Há algumas coisas que pode fazer para tentar encontrar um calendário perdido. Primeiro, verifique quaisquer lugares onde possa ter sido deixado, tais como uma secretária, balcão, ou mesa. Se não estiver em nenhum desses lugares, tente perguntar a quem o tenha visto por último se sabe onde está. Se todas essas opções falharem, pode tentar procurar em linha um calendário de substituição.
Existem algumas razões possíveis para que o seu Calendário Google tenha desaparecido. Primeiro, certifique-se de que está logado na conta Google correcta. Se tiver várias contas Google, é possível que tenha acidentalmente acedido à conta errada.
Se tiver a certeza de estar ligado à conta correcta, o passo seguinte é verificar se o seu calendário está escondido. Para o fazer, vá para o painel esquerdo do Calendário Google e clique na seta ao lado de "Os Meus Calendários". Se o seu calendário estiver listado aqui mas tiver um strikethrough junto a ele, isso significa que está actualmente escondido. Para o tornar visível novamente, basta clicar no calendário e desmarcar a opção "Ocultar".
Se o seu calendário não estiver listado na secção "Os meus calendários", é possível que tenha sido apagado. Para verificar se é este o caso, clique no ícone de equipamento no canto superior direito do Google Calendário e seleccione "Definições". Sob o separador "Calendários", procure o seu calendário na lista. Se não estiver lá, foi apagado e terá de o recriar.