O Intercepção Y é um dos conceitos mais importantes em matemática e é comummente utilizado em estatística e análise de dados. É o ponto em que uma linha intersecta o eixo y, e pode ser utilizado para calcular a inclinação de uma equação linear. No Excel, o conceito Y pode ser calculado utilizando as funções SLOPE e INTERCEPT.
A função SLOPE é utilizada para calcular a inclinação de uma linha a partir de dois pontos conhecidos. Para calcular o conceito Y, a função SLOPE deve ser usada em conjunto com a função INTERCEPT. Para utilizar a função SLOPE, devem ser fornecidos dois argumentos: os valores x e os valores y dos dois pontos conhecidos.
A função INTERCEPT é utilizada para calcular o intercepção Y de uma linha a partir da inclinação da linha e de um ponto conhecido. Para utilizar a função INTERCEPT, devem ser fornecidos três argumentos: o valor x e o valor y do ponto conhecido e a inclinação da linha.
As funções SLOPE e INTERCEPT são normalmente utilizadas na criação de equações lineares em Excel. Estas funções podem ser usadas para calcular o conceito Y de uma equação linear a partir de dois pontos conhecidos ou a partir da inclinação e de um ponto conhecido.
A utilização das funções SLOPE e INTERCEPT é uma forma eficiente de calcular o conceito Y de uma equação linear em Excel. No entanto, estas funções podem ser computacionalmente intensivas e podem causar problemas de desempenho se usadas em grandes conjuntos de dados.
Além de usar as funções SLOPE e INTERCEPT, o Y-intercept de uma equação linear pode ser calculado com fórmulas Excel. Para calcular o intercepção Y, a equação da linha deve ser conhecida. Uma vez conhecida a equação, o intercepção Y pode ser calculado através da substituição do valor x de zero na equação.
O cálculo da intercepção Y com fórmulas é uma forma simples e eficiente de calcular a intercepção Y de uma equação linear em Excel. Contudo, este método requer o conhecimento da equação da linha e pode ser difícil de calcular com grandes conjuntos de dados.
A função LINEST é uma poderosa função Excel que pode ser utilizada para calcular o conceito Y de uma equação linear a partir de dois pontos conhecidos. A função LINEST também pode ser usada para calcular a inclinação, erros padrão, e outros parâmetros estatísticos.
A função LINEST é uma forma poderosa e eficiente de calcular o conceito em Y de uma equação linear em Excel. No entanto, a função LINEST requer conhecimento da equação da linha e pode ser computacionalmente intensiva se utilizada em grandes conjuntos de dados.
Para encontrar a inclinação e o y-intercepção no Excel, necessitará de utilizar a função LINEST. Esta função devolverá uma matriz que contém a inclinação e o y-intercepção para uma linha que melhor se adapta aos pontos de dados de um dado conjunto de dados. A sintaxe para a função LINEST é a seguinte:
=LINEST(valores y, valores x, const, stats)
Quando os valores y são um intervalo de células que contém os valores y para os pontos de dados, os valores x são um intervalo de células que contém os valores x para os pontos de dados, const é um valor booleano que determina se a linha deve ser forçada a passar pela origem (TRUE) ou não (FALSE), e stats é um valor booleano que determina se estatísticas adicionais devem ser devolvidas (TRUE) ou não (FALSE).
No nosso exemplo, utilizaremos os seguintes dados:
X Y
1 2
2 4
3 6
4 8
Para encontrar o declive e o y-intercepção, utilizaremos a seguinte fórmula
=LINEST(B2:B5, A2:A5, FALSE, FALSE)
Isto devolverá a seguinte matriz:
{0,5, 1}
O que significa que a inclinação da linha é de 0,5 e o intercepção y é 1.
Para encontrar o intercepção y numa linha de tendência no Excel, terá primeiro de adicionar uma linha de tendência aos seus dados. Para o fazer, seleccione os seus dados, depois clique no separador "Chart Tools" na Fita. Em seguida, clique no separador "Layout", depois clique em "Linha de tendência" e escolha o tipo de linha de tendência que pretende adicionar.
Uma vez adicionada a sua linha de tendência, clique com o botão direito do rato sobre ela e seleccione "Formatar Linha de Tendência". Isto abrirá a caixa de diálogo Formatar Linha de Tendência. No separador Opções da linha de tendência, seleccione as caixas de verificação "Exibir Equação no gráfico" e "Exibir valor R-quadrado no gráfico".
A sua linha de tendência irá agora exibir a equação e o valor R-quadrado no gráfico. O conceito y pode ser encontrado ao olhar para a equação. O conceito y é o termo constante na equação (o valor b). No exemplo da equação y = 0,5x + 2, o conceito y é 2.
A fórmula de Y MX B em Excel é utilizada para calcular os valores previstos para um dado conjunto de dados. A fórmula tem em conta a tendência, a sazonalidade e os valores actuais dos dados para calcular os valores previstos.
O atalho para encontrar o intercepção y é definir a variável x para 0 e resolver para a variável y. Isto dar-lhe-á a coordenada y do conceito y.
O intercepção y é o ponto em que a linha cruza o eixo y. No Excel, define-se o intercepção y para 0, para que a linha comece na origem (0,0). Isto é importante porque permite ver com maior precisão como a linha muda à medida que os valores x mudam.