Os computadores portáteis Lenovo são um dos modelos mais populares de computadores portáteis no mercado actual. São fiáveis, bem construídos, e oferecem excelente desempenho tanto para actividades de trabalho como de lazer. No entanto, como em todos os portáteis, um dos componentes mais importantes de um portátil Lenovo é o ventilador do CPU. O ventilador ajuda a manter o processador fresco, evitando o seu sobreaquecimento e o seu mau funcionamento devido a uma utilização prolongada. Neste artigo, discutiremos tudo o que precisa de saber sobre o aumento da velocidade dos ventiladores do CPU nos portáteis Lenovo.
Enquanto os ventiladores dos portáteis são concebidos para manter o processador frio, por vezes não são capazes de acompanhar as exigências do processador. Se o ventilador não for capaz de arrefecer o processador, pode levar ao sobreaquecimento, o que pode causar sérios danos ao portátil. Ao aumentar a velocidade do ventilador, está a garantir que o processador é capaz de se manter frio enquanto está a ser utilizado.
A ventoinha do CPU num portátil Lenovo está tipicamente localizada na parte inferior do portátil. É normalmente uma pequena ventoinha que está ligada ao processador e é responsável pelo arrefecimento do processador. Para identificar a ventoinha, basta procurar uma pequena ventoinha que esteja ligada ao processador.
Para aumentar a velocidade da ventoinha num portátil Lenovo, terá de instalar software que lhe permita monitorizar e ajustar a velocidade da ventoinha. Há muitos programas diferentes disponíveis que podem fazer isto, mas um dos mais populares é o SpeedFan. Este programa é fácil de usar e pode ser descarregado gratuitamente a partir da Internet. Uma vez instalado, pode utilizá-lo para monitorizar e ajustar a velocidade da ventoinha.
Uma vez instalado o software, pode então começar a ajustar a velocidade do ventilador. A maioria das definições de velocidade do ventilador será medida em RPM, que significa rotações por minuto. Quanto mais alto for o RPM, mais rápido o ventilador irá rodar. Geralmente, recomenda-se que a velocidade do ventilador seja ajustada para pelo menos 600 RPM, a fim de assegurar um arrefecimento óptimo.
Para além de ajustar a velocidade do ventilador com software, também se pode ajustar a velocidade do ventilador nas definições da BIOS. Para aceder às definições da BIOS, prima a tecla F2 enquanto o portátil está a arrancar. Uma vez na BIOS, procurar as definições da velocidade do ventilador e ajustá-las em conformidade.
Se as definições de velocidade do ventilador na BIOS não forem suficientes, pode querer considerar a utilização de um software de terceiros para aumentar ainda mais a velocidade do ventilador. Há muitos programas diferentes disponíveis que podem fazer isto, mas um dos mais populares é o SpeedFan. Este programa é fácil de usar e permite-lhe definir a velocidade do ventilador para o que quiser.
Além de usar software de terceiros para aumentar a velocidade do ventilador, há também algumas opções avançadas que podem ser exploradas. Por exemplo, pode ajustar a velocidade do ventilador manualmente com uma chave de fendas. Esta é uma opção mais avançada, contudo, e só deve ser tentada se estiver familiarizado com o hardware e souber o que está a fazer.
Se estiver a ter problemas com o ventilador de CPU no seu portátil Lenovo, há algumas medidas que pode tomar para resolver o problema. Primeiro, certifique-se de que o ventilador não está bloqueado por quaisquer detritos ou pó. Se a ventoinha estiver bloqueada, não conseguirá arrefecer devidamente o processador. Além disso, certifique-se de que o ventilador está ligado com segurança à placa-mãe. Se estiver solta, não será capaz de rodar correctamente. Finalmente, se a ventoinha ainda não estiver a funcionar, poderá ser altura de a substituir.
Este artigo discutiu tudo o que precisa de saber sobre o aumento da velocidade dos ventiladores nos computadores portáteis Lenovo. Seguindo os passos delineados neste artigo, deverá ser capaz de aumentar a velocidade da ventoinha e assegurar que o seu processador é mantido frio enquanto está a ser utilizado.
Há algumas formas de alterar a velocidade da ventoinha do CPU no seu computador Lenovo. A primeira maneira é entrar nas definições da BIOS e procurar a secção que controla a velocidade da ventoinha. Isto será provavelmente sob o separador "Hardware" ou "Avançado". A partir daqui, pode alterar manualmente a velocidade da ventoinha.
Outra forma de alterar a velocidade da ventoinha do CPU no seu computador Lenovo é utilizar um utilitário de terceiros. Há uma série destes disponíveis online, e eles permitir-lhe-ão alterar a velocidade da ventoinha a partir do Windows.
Finalmente, também pode alterar a velocidade da ventoinha do CPU abrindo a caixa do seu computador e ajustando fisicamente a velocidade da ventoinha. Isto não é recomendado para a maioria dos utilizadores, uma vez que pode ser difícil de fazer e pode anular a sua garantia.
Há algumas formas de aumentar a velocidade do ventilador do seu CPU portátil:
1. verifique as definições da BIOS do seu computador portátil e certifique-se de que a velocidade da ventoinha está definida para "alta" ou "máxima".
2. Descarregue e instale um utilitário de controlo de velocidade da ventoinha. Isto permitir-lhe-á ajustar manualmente a velocidade da sua ventoinha.
3. comprar uma nova ventoinha de CPU de alta potência. Isto dará um impulso ao sistema de arrefecimento do seu portátil e ajudará a manter a temperatura do CPU baixa.