Em "ficheiro TS", a abreviatura significa "Transport Stream". É um protocolo de comunicação padronizado para a transmissão de áudio, vídeo e dados (tais como legendas). Os ficheiros TS são muito melhores do que a sua reputação.
Ao transmitir um vídeo, é usado o chamado fluxo de transporte, que também é chamado de MPEG TS ou MTS. Em termos concretos, isto significa, por exemplo, que o vídeo digital e o áudio digital de um arquivo de vídeo são transmitidos em pacotes. São utilizadas sequências de bytes contínuas de pacotes com 188 bytes cada. Isto tem a vantagem de que o usuário pode acessar o conteúdo mais rapidamente após interrupções na recepção.
Aplicações típicas de ficheiros TS
Um fluxo de transporte contém correcção automática de erros devido à sequência contínua de pacotes. Se a qualquer momento ocorrer uma lacuna no fluxo, o próximo pacote vem imediatamente a seguir. Mesmo com fraca qualidade de transmissão, um fluxo de transmissão contínuo é garantido desta forma.
Os arquivos são portanto utilizados principalmente onde transmissões particularmente estáveis são necessárias. Eles são encontrados, por exemplo, em receptores de disco rígido e satélite. Ocasionalmente eles também aparecem em DVDs.
Como lidar com ficheiros TS no computador
Poucos computadores conseguem lidar com um ficheiro TS, uma vez que este formato não foi desenvolvido para computadores. No entanto, há algumas soluções freeware disponíveis que podem ser usadas para abrir os arquivos correspondentes. Estes incluem, por exemplo, o VLC Media Player. No entanto, se você quiser processar um arquivo TS mais adiante, você deve considerar convertê-lo imediatamente. O TS-Converter freeware é adequado para este fim.