Um guia abrangente sobre como ligar com sucesso um disco rígido SATA com saltas

introdução aos discos rígidos e jumpers SATA

Esta secção fornece uma visão geral dos discos rígidos e jumpers SATA, e explica porquê e como são utilizados em conjunto.

identificação do disco rígido SATA e dos seus jumpers

Esta secção explica como identificar o disco rígido SATA e os seus jumpers. Também cobre os diferentes tipos de jumpers e como identificar o correcto para o disco rígido SATA.

preparação do disco rígido para a ligação por jumper

Esta secção explica como preparar o disco rígido para a ligação por jumper. Cobre os passos a dar antes de ligar o disco rígido à placa mãe utilizando jumpers.

ligação do disco rígido à placa-mãe

Esta secção explica o processo de ligação do disco rígido à placa-mãe com o uso de jumpers. Abrange os passos a dar para assegurar uma ligação bem sucedida.

definição das definições apropriadas do Jumper

Esta secção explica as diferentes definições disponíveis nos jumpers e como seleccionar as definições apropriadas para o disco rígido SATA.

Escolha dos conectores de cabo correctos

Esta secção explica os diferentes tipos de conectores de cabo e como seleccionar o correcto para o disco rígido SATA.

Resolução de problemas potenciais

Esta secção cobre alguns problemas potenciais que podem surgir quando se liga um disco rígido SATA com jumpers, e fornece dicas sobre como resolvê-los.

Conclusão

Esta secção fornece uma recapitulação das várias etapas envolvidas na ligação de um disco rígido SATA com jumpers, e alguns pontos-chave a lembrar.

FAQ
Para que seriam utilizados os jumpers na parte de trás de uma unidade SATA?

Os jumpers na parte de trás de uma drive SATA são utilizados para definir a velocidade e modo da drive. As definições mais comuns são 1,5 Gb/s ( SATA I ), 3 Gb/s ( SATA II ), e 6 Gb/s ( SATA III ).

Como se ligam os pinos do jumper?

Para ligar os pinos do jumper, alinhe primeiro os pinos de modo a que fiquem na mesma linha. A seguir, utilizar um pequeno pedaço de fio para ligar os dois pinos juntos. Finalmente, utilizar um ferro de soldar para soldar a ligação.

Quais são as funções dos saltadores nos discos rígidos?

Os jumpers são pequenos clipes de plástico ou metal que são utilizados para configurar as definições num disco rígido. São tipicamente utilizados para definir a capacidade do disco, a velocidade de rotação e a taxa de transferência de dados.

O que acontecerá se as definições dos saltadores não forem adequadas?

Se as definições do jumper não forem adequadas, o computador não será capaz de comunicar correctamente com o disco rígido. Isto pode levar à perda ou corrupção de dados, e pode mesmo impedir o computador de arrancar.

Porque é que a minha unidade SATA não é detectada?

Há muitas razões possíveis para que uma unidade SATA não seja detectada, mas a razão mais comum é que a unidade não está devidamente ligada à placa mãe. Se a unidade não estiver devidamente ligada, não será detectada pelo computador. Outra razão possível é que o controlador SATA na placa-mãe não está a funcionar correctamente. Se o controlador não estiver a funcionar correctamente, não será capaz de detectar a unidade SATA.