O que é impressora a laser?

Um tipo de impressora que utiliza um feixe de laser para produzir uma imagem em um cilindro. A luz do laser altera a carga elétrica do tambor onde quer que ela atinja. O tambor é então rolado através de um reservatório de toner, que é coletado pelas partes carregadas do tambor. Finalmente, o toner é transferido para o papel por meio de uma combinação de calor e pressão. É também assim que as copiadoras funcionam.

Como uma página inteira é transmitida para um tambor antes de o toner ser aplicado, as impressoras a laser às vezes são chamadas de impressoras de páginas. Existem dois outros tipos de impressoras de páginas que se enquadram na categoria de impressoras a laser, embora não usem lasers. Um usa uma série de LEDs para expor o tambor e o outro usa LCDs. Depois que o tambor é carregado, no entanto, os dois funcionam como uma verdadeira impressora a laser.

Uma das principais características das impressoras a laser é a resolução - quantos pontos por polegada (dpi) elas fornecem. As resoluções disponíveis variam de 300 dpi na extremidade inferior a 1,200 dpi na extremidade superior. Em comparação, a impressão offset geralmente imprime em 1,200 ou 2,400 dpi. Algumas impressoras a laser alcançam resoluções mais altas com técnicas especiais conhecidas geralmente como aprimoramento de resolução.

Além da impressora a laser monocromática padrão, que usa um único toner, também existem impressoras a laser coloridas que usam quatro toners para imprimir em cores. As impressoras a laser coloridas tendem a ser cerca de cinco a dez vezes mais caras que suas irmãs monocromáticas.

As impressoras a laser produzem impressões de alta qualidade e são capazes de imprimir uma variedade quase ilimitada de fontes. A maioria das impressoras a laser vem com um conjunto básico de fontes, chamadas fontes internas ou residentes, mas você pode adicionar fontes adicionais de uma das duas maneiras:

  • cartuchos de fontes : As impressoras a laser têm slots nos quais você pode inserir cartuchos de fontes, placas ROM nas quais as fontes foram gravadas. A vantagem dos cartuchos de fontes é que eles não usam nenhuma memória da impressora.
  • fontes soft : Todas as impressoras a laser vêm com uma determinada quantidade de memória RAM e, geralmente, você pode aumentar a quantidade de memória adicionando placas de memória nos slots de expansão da impressora. Você pode então copiar fontes de um disco para a RAM da impressora. Isso é chamado de download de fontes. Uma fonte que foi baixada geralmente é chamada de fonte soft, para diferenciá-la das fontes físicas disponíveis nos cartuchos de fontes. Quanto mais RAM uma impressora tiver, mais fontes podem ser baixadas de uma vez.
  • Além de texto, as impressoras a laser são muito hábeis na impressão de gráficos. No entanto, você precisa de uma quantidade significativa de memória na impressora para imprimir gráficos de alta resolução. Para imprimir um gráfico de página inteira a 300 dpi, por exemplo, você precisa de pelo menos 1 MB (megabyte) de RAM da impressora. Para um gráfico de 600 dpi, você precisa de pelo menos 4 MB de RAM.

    Como as impressoras a laser são sem impacto, elas são muito mais silenciosas do que as impressoras matriciais ou margaridas. Eles também são relativamente rápidos, embora não tão rápidos quanto algumas impressoras matriciais. A velocidade das impressoras a laser varia de 4 a 20 páginas de texto por minuto (ppm). Uma taxa típica de 6 ppm é equivalente a cerca de 40 caracteres por segundo (cps).

    As impressoras a laser são controladas por meio de linguagens de descrição de página (PDLs). Existem dois padrões de fato para PDLs:

  • PCL : A Hewlett-Packard (HP) foi uma das pioneiras em impressoras a laser e desenvolveu uma Printer Control Language (PCL) para controlar a produção. Existem várias versões de PCL, portanto, uma impressora pode ser compatível com uma, mas não com outra. Além disso, muitas impressoras que alegam compatibilidade não aceitam cartuchos de fontes HP.
  • PostScript : Este é o padrão de fato para impressoras Apple Macintosh e para todos os sistemas de editoração eletrônica.
  • A maioria dos softwares pode imprimir usando qualquer um desses PDLs. PostScript tende a ser um pouco mais caro, mas tem alguns recursos que faltam no PCL e é o padrão para editoração eletrônica. Algumas impressoras oferecem suporte a PCL e PostScript.