Se com um laptop ou via smartphone: o trabalho móvel envolve perigos, especialmente se você discar para redes estrangeiras ou mesmo públicas. A Electronic Business Network dá dicas sobre como proteger seus dados na estrada.
Os dispositivos móveis como o laptop e o smartphone garantiram que você ainda possa ser produtivo mesmo em uma viagem de negócios. Entretanto, hotspots WLAN no aeroporto, no trem ou nas instalações do cliente podem representar uma séria ameaça.
A situação torna-se particularmente crítica quando os dispositivos ou as contas de usuário neles não estão protegidos por senha e criptografados. As seguintes dicas da Network for Electronic Business (NEG) mostram como proteger seus dados de forma segura e inteligente quando você está na estrada.
Tip 1: Proteja seu notebook fundamentalmente
Quem trabalha com um notebook enquanto está na estrada deve certificar-se de que seu computador está suficientemente protegido. Mesmo antes do início da viagem, todas as atualizações e correções de segurança disponíveis para o sistema operacional e aplicativos devem ser aplicadas. As senhas para todas as contas de usuário dificultam o acesso aos dados. Além disso, todos os dados importantes devem ser armazenados em um meio de armazenamento externo criptografado.
Tip 2: Proteja o smartphone e o tablet
Smartphones e tablets são projetados para serem colocados online em quase todos os lugares. No entanto, interfaces sem fio como WLAN ou Bluetooth devem ser desativadas quando não estiverem em uso. Além disso, os dados neles contidos devem ser armazenados regularmente, por exemplo, em um notebook ou computador da empresa.
Tip 3: Use apenas hotspots WLAN seguros
Em muitos lugares públicos, os hotspots permitem o uso da Internet. Mas algumas WLANs são apenas fracamente encriptadas. A criptografia protegida por senha deve pelo menos estar de acordo com a norma WPA ou melhor WPA2. Uma rede aberta simplesmente não é confiável, pois um hacker pode falsificar um hotspot legítimo.
Tip 4: Use computadores estrangeiros com cautela
Computadores públicos em hotéis ou cibercafés muitas vezes não são muito bem protegidos. Qualquer pessoa que entra online aqui ou discar para a rede da empresa deve estar ciente de que os dados podem certamente ser mal utilizados. Os dados de acesso, como por exemplo para os bancos online, são facilmente espiados. Após utilizar o navegador, todos os arquivos temporários, histórico do navegador e cookies devem ser excluídos.
Tip 5: O desafio do trabalho móvel
Com o trabalho móvel, o perigo de perda, cópia ou manipulação de dados aumenta sem ser percebido. Uma empresa deve, portanto, definir exatamente quem recebe quais informações. Dados sensíveis devem ser protegidos contra acesso não autorizado com a ajuda de senhas e assinaturas digitais.
O NEG também fornece outras dicas na brochura "Segurança de TI: Foco no Trabalho Móvel" (PDF, 2.2 MB). O guia "Com martelo, serra e smartphone - trabalhando móvel no comércio especializado" (PDF, 1.6 MB) é especialmente adaptado para negócios especializados. As informações oferecidas também incluem dicas sobre o uso seguro de notebooks e celulares nas férias (PDF, 330 KB).