Com Ice Lake SP, a Intel agora também está mudando para uma nova arquitetura de processador e fabricação de 10nm para o Xeon para servidores menores. Isto tornará as CPUs mais rápidas, e também serão mais baratas para competir com as novas CPUs Zen3 Epyc da AMD.
Após os processadores para notebooks, a Intel agora também está lançando os processadores Xeon para servidores com um ou dois soquetes, que são fabricados em um processo de 10-nm e também são baseados em uma microarquitetura atual e mais rápida com Sunny Cove. Eles são lançados como processadores escaláveis Xeon de terceira geração e substituem os processadores Cascade Lake da segunda geração escalável Xeon. Os modelos Cooper-Lake já introduzidos em junho como processadores Xeon Scalable Gen3 para servidores com quatro ou oito soquetes continuam a funcionar, embora ainda sejam CPUs de 14 nm. Entretanto, eles ainda são os únicos processadores x86 a suportar o formato de dados BFloat16 (BF16).
Em Cooper Lake e Cascade Lake, a Intel foi capaz de embalar um máximo de 28 núcleos em um molde; em Ice Lake SP, a fabricação de 10 nm significa que até 40 são possíveis no modelo Platinum 8380. A Intel ainda não consegue igualar os 64 núcleos dos processadores AMD, mas promete vantagens em desempenho para o molde monolítico em comparação com o processador AMD com sua estrutura de chiplets e molde de E/S.
Além dos modelos Platinum com entre 32 e 40 núcleos, a Intel também oferece modelos Silver e Gold, que começam com oito núcleos e atingem até 32 núcleos. Com seus núcleos Sunny Cove, os modelos Ice Lake SP devem processar até 20 por cento mais instruções por ciclo do que Cascade Lake. Para conseguir isso, os desenvolvedores otimizaram o front end e ampliaram as caches. Além disso, a CPU suporta novas instruções para criptografia e a compressão e descompressão de dados. Além disso, alguns modelos oferecem enclaves de RAM significativamente maiores com até 512 GB, nos quais os dados são protegidos por criptografia. A Intel está trazendo o Software Guard Extensions (SGX) até a versão 2.0. Além disso, a Intel promete maior desempenho para cargas de trabalho de IA com o Intel Deep Learning Boost e para instruções AVX-512, pois aqui o processador pode trabalhar a uma taxa de relógio mais alta. AMD continua a suportar apenas o AVX2 com os processadores Zen 3 Epyc da família Milão.
No entanto, a Intel baixou a frequência máxima do relógio do Tiger Lake SP em comparação com o Cascade Lake e não se aproxima da velocidade máxima do relógio dos concorrentes da AMD. Isso provavelmente se deve ao fato de que a tecnologia SuperFin de 10 nm, que a Intel introduziu com o Tiger Lake, não é utilizada, mas os processadores ainda pertencem à geração Icel Lake. O 8368Q de 38 núcleos atinge a maior frequência de relógio com até 3,7 GHz no modo Single-Core Turbo. No entanto, é projetado para resfriamento líquido.
Oito canais de memória e PCIe 4.0
Intel aumentou o número de canais de memória no Ice Lake SP para até oito, alcançando os processadores Epyc da família Milão. Isto aumenta significativamente o rendimento da memória. O tamanho máximo de memória por tomada é de quatro TB com DDR4-3200. Com o uso da Memória Persistente Optane, são possíveis até seis TB. Além disso, o novo processador Intel agora finalmente suporta PCI Express 4.0, o que significa que os aceleradores Ampere da Nvidia, como os SSDs A100 ou PCIe 4.0 NVMe, podem ser usados com largura de banda total em servidores baseados em Intel. A Intel também introduziu o E810 2CQDA2, um adaptador Ethernet rápido com uma interface PCIe 4.0 que tem duas portas de 100GbE. O Ice Lake SP vem com 64 pistas PCI Express 4.0. Isto significa que a Epyc ainda está à frente com 128 pistas numa configuração de um soquete. Em sistemas dual-CPU, porém, há um empate, já que a AMD usa 64 canais para conectar as duas CPUs, enquanto a Intel usa sua própria interface com três links UPI.
Intel baixou significativamente os preços dos novos modelos Ice Lake SP em comparação com os anteriores Cascade Lake Xeons e está até subcotando os processadores Epcy da AMD em alguns casos. A gama de modelos é novamente muito extensa e também inclui modelos especiais que são optimizados para ligação em rede, utilização em nuvem, utilização para cargas de trabalho de IA ou uma longa vida útil.
Além disso, existem novamente variantes especiais de tomada única com um preço mais baixo e aquelas com tecnologia Speed Select.